Empresas apostam em iniciativas solidárias no combate ao coronavírus

Por Redação IQ 360

Se há algum ponto positivo na pandemia de coronavírus, pode-se dizer que é a solidariedade que emergiu em diversos cantos do globo… e no Brasil não é diferente. Além da união entre pessoas e comunidades, muitas empresas também se movimentaram para ajudar da forma que podem com esse momento díficil, algumas com doações e outras com projetos que prestam um serviço diretamente para consumidores e pequenos empreendedores.

Aqui destacamos algumas das iniciativas brasileiras anunciadas recentemente:

SAIBA+IQ: Coronavírus: o que fazer se você tem viagem marcada

Criação de hospitais

A Gerdau, a Ambev, o Hospital Israelita Albert Einstein e a Prefeitura de São Paulo anunciaram que unirão forças para construir um hospital com capacidade para 100 leitos. Enquanto a produtora de aço fornecerá o metal para ajudar na construção, a companhia de bebidas ajudará com a gestão do projeto.

A iniciativa foca em atender exclusivamente pelo Sistema Única de Saúde e a construção, que será anexa à unidade do Hospital Municipal M’Boi Mirim, em Sâo Paulo, tem previsão de ficar pronta por volta do dia 30 de abril.

Investimento em Equipamento

Diversas empresas se mobilizaram para a compra ou doação de aparelhos e equipamentos médicos ou de higiene para combater a pandemia. Para a prevenção do vírus, a Uniliver doou o equivalente a R$ 1 milhão em produtos de higiene e limpeza para o estado do Rio de Janeiro e, na mesma linha, a Diageo e a Pernod anunciaram a produção de 88 mil litros de álcool em gel a para os estados do Rio de Janeiro e do Ceará.

SAIBA+IQ: 10 livros para você aprender sobre finanças pessoais

Outras iniciativas focaram mais diretamente no diagnóstico e tratamento da pandemia. A Petrobrás doará 600 mil testes de diagnóstico para o coronavírus, sendo seguida pelos bancos Itaú Unibanco, Bradesco e Santander que além de prometerem 5 milhões de testes rápidos, também doarão equipamentos médicos como tomógrafos e respiradores. Vale citar também que a Hering destinou parte das suas operações à produção de uniformes de proteção para profissionais da saúde.

Serviços

A fim de minimizar o impacto da quarentena para os pequenos empreendedores, a Azulis, empresa que, junto com o iq, é parte do Grupo Red Ventures, criou o projeto Salve os Pequenos. A iniciativa conecta pequenos empreendedores, como feirantes, pequenos mercados e padarias,  que continuam com a venda de produtos via entrega a clientes que estão evitando sair de casa, mas ainda assim precisam de abastecimento de produtos. O serviço é totalmente gratuito tanto para empreendedores quanto consumidores.

Além disso, existem vários outros serviços que foram criados para ajudar nesse momento ou foram disponibilizados gratuitamente para ajudar. É aqui que entra o Todos por Todos, um portal do Governo Federal que reune todas as iniciativas solidárias que estão sendo criadas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.