Impacto do coronavírus nas formas de comemorar o Dia dos Namorados

Por Redação IQ 360

Impacto-coronavírus-nas-formas-de-comemorar

O impacto do coronavírus nas formas de comemorar é um dos maiores desafios para os brasileiros, principalmente em datas especiais como o Dia dos Namorados.

Em 2020, os beijos e abraços presenciais estão sendo substituídos por chamadas de vídeo e mensagens de afeto à distância, em nome da saúde de todos e respeito às regras de isolamento social.

Mas, mesmo sem a proximidade física, os apaixonados encontram soluções criativas para demonstrar seu amor, que vão desde lives a dois até presentes comprados online. De acordo com pesquisa do iq, mais da metade dos casais vai celebrar virtualmente essa data.

Qual o impacto do coronavírus nas formas de comemorar?

O impacto do coronavírus nas formas de comemorar é uma das grandes mudanças que a pandemia causou na sociedade — e uma das mais difíceis para os brasileiros.

Para conter a disseminação do vírus, tivemos que deixar para trás hábitos de proximidade física e confraternizações calorosas que são típicas do país, seguindo as regras do distanciamento social e evitando aglomerações.

Com todos em casa e encontros suspensos, é preciso usar a criatividade para não deixar as datas comemorativas passarem em branco.

No Dia das Mães, por exemplo, os abraços e beijos deram lugar a chamadas de vídeo e palavras de carinho à distância, além de presentes entregues em casa e outras maneiras de demonstrar afeto sem furar a quarentena.

O mesmo é esperado para o Dia dos Namorados, que é ainda mais marcado pela intimidade e contato físico, mas terá que ser adaptado à nova realidade.

Afinal, ignorar nossas comemorações tradicionais não é uma opção: é preciso reinventar as formas de celebrar com as pessoas queridas, principalmente durante esse momento crítico.

Impacto do coronavírus nas formas de comemorar o Dia dos Namorados

Para o Dia dos Namorados, o impacto do coronavírus nas formas de comemorar deve ser ainda mais intenso.

Tradicionalmente, os casais trocam presentes e comemoram em passeios como uma ida ao cinema, jantar romântico ou viagem a dois — todos inviabilizados pela pandemia.

Por isso, como mostra uma pesquisa do iq, 53,5% dos casais brasileiros vão celebrar o Dia dos Namorados 2020 virtualmente, enquanto 33,8% pretendem se encontrar fisicamente e 12,7% não vão fazer nenhum tipo de comemoração.

Para os que vão se encontrar somente pela internet, o aplicativo mais utilizado é o WhatsApp, com 79,8% da preferência.

Mas essas não são as únicas mudanças de comportamento causadas pelo coronavírus, como veremos nos tópicos a seguir.

Celebração no conforto do lar

Em relação aos programas para o Dia dos Namorados 2020, fica claro o impacto do coronavírus nas formas de comemorar dos casais:

  • 48,6% pretendem assistir filmes e séries em casa
  • 38,3% planejam um jantar especial em casa
  • 37,3% pretendem assistir lives em casa.

Na comparação com a pesquisa do ano passado, a ida ao cinema caiu de 28,5% para 6,2%, enquanto as viagens despencaram de 16% para 5,8% e a reserva em restaurante de 30% para 5%.

Comprar presente, só se for online

Como era esperado, as compras online dispararam com o impacto do coronavírus: 43,7% dos casais pretendem comprar o presente de Dia dos Namorados pela internet, contra 21,1% em 2019.

Ao mesmo tempo, somente 5,73% planejam comprar o presente em uma loja de shopping (eram 33,5% em 2019) e 13,27% vão recorrer a uma loja local (29,44% em 2019).

Faça você mesmo seu presente

Outra estatística impressionante para o Dia dos Namorados 2020 é a quantidade de pessoas que pretendem fazer o presente em casa: 21,3%, ou mais que o dobro do ano passado (10,7%).

Ou seja: um dos impactos do coronavírus nas formas de comemorar é a tendência de recorrer ao Faça-Você-Mesmo para presentear sem sair de casa.

Como se adaptar às novas formas de comemorar o Dia dos Namorados

Como vimos, há vários caminhos para driblar o impacto do coronavírus nas formas de comemorar o Dia dos Namorados.

Você pode ter um encontro romântico online, fazer um jantar especial (caso esteja passando a quarentena a dois) ou combinar uma noite de lives juntos, por exemplo.

Se tiver criatividade e uma certa dose de habilidade, fazer um presente com as próprias mãos é uma opção.

Se não, basta um cartão de crédito e inspiração para comprar um presente inesquecível online, com a vantagem da entrega em casa e surpresa garantida.

Lembrando que nas opções de compra online você ainda aproveita os benefícios do seu cartão de crédito, como milhas, cashback, descontos, programas de pontos e muito mais.

Viu como é possível superar o impacto do coronavírus nas formas de comemorar com seu amor? Então, use a imaginação e faça o Dia dos Namorados 2020 ficar na memória, independentemente das circunstâncias.