ID Jovem: o que é e como funciona

Por Redação IQ 360

A ID Jovem (Identidade Jovem) é um benefício que dá acesso à meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos, além de descontos ou até mesmo gratuidade em viagens interestaduais. ID Jovem é um direito de jovens brasileiros com idades entre 15 e 29 anos, cujas famílias tenham renda mensal de até dois salários mínimos.
Para ter acesso ao programa, além da idade e da condição financeira, a família do jovem também deve estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal, com dados cadastrais atualizados há no máximo dois anos.
O jovem pode apresentar sua ID Jovem em eventos culturais e ter acesso a museus, cinemas, teatros e shows pagando 50% do valor da entrada. Pode também ter desconto em espaços de lazer e atividades esportivas.
No transporte, o jovem pode ter gratuidade na passagem em trens, ônibus e embarcações interestaduais. O acesso gratuito fica restrito a apenas dois jovens por vez. Caso esse número seja maior, é possível o pagamento com desconto de 50% da passagem, restrito a mais dois jovens. A reserva da passagem precisa ser realizada com pelo menos 3 horas de antecedência.
Outro benefício garantido pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como conseguir a ID Jovem?
A emissão da ID Jovem é gratuita. A primeira coisa a fazer é o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). No caso de o cadastro ser aprovado, será gerado um número de Identificação Social (NIS) que será exigido posteriormente.
O cadastro do ID Jovem é realizado com intermediação da prefeitura municipal. O responsável pela família que deve fazer a solicitação no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município.
Com o CadÚnico efetuado e o cadastro no CRAS aprovado, chegou o momento de gerar a ID Jovem. Isso pode ser feito por meio de aplicativo de celular ou pelo site do programa.
Para utilizar a ID Jovem não é preciso ter a identificação impressa. O jovem deve apenas apresentar a imagem do cartão com o QR Code dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, juntamente com documento oficial com foto.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)