Funesbom segunda via: guia passo a passo para a emissão

Por Redação IQ 360

segunda-via

Quer gerar a segunda via da taxa Funesbom? A organização do site pode confundir um pouco, mas é possível emitir o boleto on-line.

O importante é garantir que você esteja sempre protegido contra incêndios e em dia com as suas obrigações tributárias. Então, para evitar atrasos, fique de olho no passo a passo que preparamos para você.

Funesbom segunda via: passo a passo de como emitir

O Funesbom, como é conhecido o Fundo Especial do Corpo de Bombeiros, tem pagamento anual. Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o vencimento foi prorrogado para o mês de outubro.

Durante o período de quarentena, o órgão também suspendeu o atendimento presencial. Por isso, a dica é utilizar o site do Funesbom para gerar a segunda via. 

Além disso, caso você tenha dúvidas específicas que não foram respondidas na aba de perguntas frequentes, é possível entrar em contato por um dos telefones a seguir:

  • (21) 99088 6236
  • (21) 99504 4792
  • (21) 97221 2213
  • (21) 98702 9866
  • (21) 97411 0718
  • (21) 96697 2873
  • (21) 97693 3739

O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Outra opção é mandar um e-mail para taxadeincendio@cbmerj.rj.gov.br

Passo 1

Para iniciar, tenha em mãos o número do CBMERJ, que está disponível nas guias de pagamento da taxa Funesbom. Além disso, pode ser consultado no próprio site – basta que você tenha em mãos o número de inscrição predial, que pode ser encontrado nas guias do IPTU.

Passo 2

Ao acessar a página inicial do site do Funesbom, deslize até o quadrado rosa, identificado como “taxa de incêndio”. Ali, você deve inserir o número do CBMERJ, incluindo o dígito verificador, e também o código de segurança exibido na tela. Por fim, basta clicar em “confirmar”. 

Com esse login, é possível gerar a segunda via, consultar débitos e emitir certidão negativa.

Por que pagar a taxa do Funesbom?

Tributo cobrado de todos os imóveis do Rio de Janeiro, a taxa do Funesbom nada mais é do que a popular “taxa de incêndio”. O pagamento está previsto no Código Tributário do Estado, a partir do Decreto-Lei n° 5/75

Desde 1997, o valor é arrecadado diretamente pelo Corpo de Bombeiros, o que garante que os recursos reunidos pelo pagamento sejam destinados para equipar a instituição e para o desenvolvimento de ações preventivas.

Por se tratar de um tributo, o pagamento é obrigatório mesmo quando o boleto não for enviado pelos Correios. Ou seja, é importante que o contribuinte fique de olho e aja de maneira proativa, buscando a segunda via caso não tenha recebido a cobrança em casa.

Na falta de pagamento, o seu imóvel fica sujeito à inscrição em dívida ativa estadual.

Onde fazer o pagamento da segunda via da taxa Funesbom?

Desde 2012, o pagamento da segunda via da taxa Funesbom pode ser feito em qualquer agência bancária – incluindo os meios digitais, como aplicativo e Internet Banking –, em casas lotéricas e também em serviços conveniados.

Como quitar débitos antigos do Funesbom?

Quanto maior for o atraso no pagamento das guias, maiores também são as chances de que o débito entre para a dívida ativa. Então, se você tem dúvidas sobre a existência de valores em aberto, basta fazer a consulta no site – o passo a passo é o mesmo do login para gerar a segunda via do boleto.

Descobriu que há valores em atraso? Caso sejam antigos e você não consiga apenas gerar um novo boleto, é preciso obter o documento para quitar o débito em dívida ativa.

Nesse caso, basta seguir um rápido passo a passo:

  1. Pelo site do Funesbom, descubra qual é o número da certidão da dívida ativa
  2. Com o número em mãos, faça a emissão do DARJ, documento necessário para que você possa quitar a dívida ativa
  3. Fique de olho na data de vencimento indicada e efetue o pagamento em uma agência bancária

Vale lembrar que, como os valores da taxa são vinculados ao imóvel, é sua obrigação pagar débitos em atraso, mesmo que a dívida seja do antigo proprietário e esteja no nome dele.

No entanto, é importante que você atualize os dados cadastrais assim que possível. O procedimento pode ser feito nos postos de atendimento do Corpo de Bombeiros ou na própria sede do Funesbom, localizada na Praça da República, 37, Centro, Rio de Janeiro (RJ).

Pronto, agora você já tem todas as informações. Mas já imaginou contar com uma solução inteligente para gerenciar todos os seus pagamentos e evitar atrasos? Basta se tornar um usuário do aplicativo iq

Somos uma empresa especializada em simplificar o controle das suas finanças – e você ainda acumula benefícios exclusivos. Agora é com você: aproveite para baixar o aplicativo do iq (Android e iOS) e nunca mais tomar aquele susto ao perceber que deixou de pagar uma conta.