7 Filmes com lições imperdíveis para o mundo dos negócios

Por Redação IQ 360

Quem acha que ter um negócio ou trabalhar em uma grande empresa é fácil, se engana. Para se destacar no mercado, é preciso entender muito da área em que atua, ter jogo de cintura e, de quebra, se preocupar com outras pessoas tentando ocupar o seu lugar. Mas não é preciso passar por todas essas situações na prática: muitos filmes trazem ótimos ensinamentos de como se dar bem no mundo dos negócios.

Por isso, o iq reuniu 7 filmes com lições imperdíveis para o mundo dos negócios. Confira:

 

1. O Homem que Mudou o Jogo

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Billy Beane, gerente geral do time de beisebol Oakland A’s, que estava passando por dificuldades. É quando ele tem a ideia de mudar a estratégia de focar em contratar jogadores caros e passa a apostar em números e estatísticas como forma de alavancar o time.

O filme é prova de que contar com métricas pode fazer toda a diferença no seu trabalho, além de que ficar atento a tendências e apostar em algo totalmente novo pode valer muito a pena.

SAIBA+IQ: Como pagar meia no cinema sem ser estudante?

 

2. Steve Jobs

A famosa história de Steve Jobs é contada nesse filme a partir do lançamento do Macintosh 1984, passando pela sua demissão da empresa que ele mesmo criou, assim como sua volta e o sucesso que se seguiu. No entanto, o longa também se destaca por trazer as questões pessoais enfrentadas pelo empreendedor e como isso influenciou sua carreira.

Para quem conhece, sabe que Jobs teve grandes altos e baixos ao longo da sua vida, mas uma coisa é certa: a sua história é uma verdadeira lição de perseverança, aprendizado e genialidade.

3. O Diabo Veste Prada

Uma aspirante a jornalista começa a trabalhar em uma das revistas de moda mais famosas do mundo. O problema é que, para se destacar, a protagonista precisa provar que merce o cargo ao mesmo tempo em que é constantemente jogada na fogueira pela editora-chefe.

Aprender rápido e se adaptar a qualquer situação são habilidades que a protagonista é obrigada a desenvolver durante o filme, que de quebra traz uma reflexão sobre o que pode ser preciso abrir mão para atingir o sucesso.

 

4. Obrigado por Fumar

E se você trabalhasse em uma indústria que já teve seu ápice, mas que agora está em decadência e mal vista pela sociedade? É a história contada por Obrigado por Fumar, protagonizado por Nick Naylor, lobista da indústria do cigarro em meados da década de 90, que prova que é possível defender o indefensável.

O longa é uma ótima indicação para os profissionais que gostariam de aprender truques e formas de contornar uma crise ou vender praticamente qualquer coisa.

5. Uma rede social

É incrível pensar que uma das maiores empresas da atualidade foi criada dentro de um dormitório de faculdade por dois estudantes. Mas nem tudo são rosas: para chegar ao sucesso mundial, o fundador do  Facebook teve que enfrentar grandes reviravoltas pessoais e legais.

O filme é uma ótima pedida para saber como se preparar para o sucesso e, principalmente, saber se cercar das pessoas e oportunidades certas que surgem.

SAIBA+IQ: Planilha de gastos: saiba como usar para controlar sua vida financeira!

 

6. Coco antes de Chanel

O filme conta a história da estilista Coco de Chanel antes de dar início à sua marca, que posteriormente viria a se transformar em um verdadeiro império da moda. Ao contrário do que muitos podem achar, sua trajetória contou com muita luta, perseverança e uma mente visionária.

Ir contra a corrente pode ser difícil, mas Chanel prova que ficar atento a tendências e seguir os próprios instintos podem ser a receita para o verdadeiro sucesso.

 

7. Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street conta a história real de Jordan Belfort, corretor de ações que, após perder o emprego devido à falência da empresa, decide criar a própria corretora. Em pouco tempo, faz fortuna enganando investidores ricos, mas a vida de ostentação tem data para acabar quando o FBI começa a investigar a empresa.

Apesar de não ser exatamente uma história exemplar em termos éticos, o filme ensina a importância de saber aproveitar oportunidades e seguir seus objetivos.