Na quarentena: 7 aplicativos e sites de exercícios gratuitos para manter a forma

Por Maria Teresa Lazarini

fazer-exercicios-em-casa

Ter que ficar em casa não é sinônimo de cair na preguiça! Fazer exercícios físicos neste tempo de quarentena ainda é possível, além de ser recomendado por psicólogos e médicos. Para te ajudar a manter com a saúde em dia, o iq separou 7 aplicativos e sites gratuitos de exercícios que vão ser o seu parceiro de treino neste tempo em casa. Com aulas para iniciantes e experts, essas plataformas oferecem tanto treinos funcionais, como aulas de yoga, dança e boxe. Confira.

1. BTFIT

O BTFIT é o aplicativo de exercícios da bodytech company, uma das maiores redes de academia no Brasil. A plataforma divide o acesso aos conteúdos em assinantes e não assinantes, mas, por conta do COVID-19, o BTFIT deixou todos os conteúdos gratuitos. Basta baixar o aplicativo ou acessar o site para se cadastrar. O diferencial da plataforma são os programas de treinamento: focando em uma área de treino, como perda de peso ou fortalecimento, o BTFIT cria programas completos para treinar em uma série de dias e perder o tanto de calorias especificados. Os treinos mais acessados são o Agora Vai, com foco em abraçar a vida fitness de vez, e o 7 Dias Insanos, que oferece aulas de treino intenso durante uma semana.

2. Yoga with Adriene

yoga-with-adriene
Fonte: Yoga with Adriene / Youtube

Se você quer juntar exercício físico com práticas de relaxamento, o site e canal do Youtube Yoga with Adriene é ideal para você. Com mais de 6 milhões de inscritos em seu canal, a yogi Adriene Misher disponibiliza diversas playlists de exercícios completos no Youtube, tanto para iniciantes como para aqueles que já conseguem aguentar uma prática que demanda mais. Os vídeo, que vão de 15 minutos a mais de uma hora, também estão disponíveis no site oficial.

3. Freeletics

Este aplicativo é ideal para quem faz séries de treinos mais pesados e que já está acostumado com uma rotina intensa de exercícios. Com séries longas de repetição e com poucas pausas, o Freeletics trabalha com um conceito similar ao do Crossfit: realizar um treino no qual você possa competir com o seu próprio tempo para sempre ter a possibilidade de se superar. De acordo com os usuários, os principais retornos do Freeletics são o ganho de massa muscular e a atividade cardiovascular que ele proporciona.

SAIBA+iq: O CrossFit vai derreter como as paleterias mexicanas?

4. Nike Training Club

nike-training-club
Fonte: Nike Training Club

O aplicativo de bem-estar da Nike é um dos mais conhecidos quando o assunto é treino em casa. Com séries de personal trainers renomados mundo afora, o Nike Training Club oferece mais de 185 treinos gratuitos das mais diversas áreas: boxe, yoga, treinos de mobilidade, resistência e força. As aulas costumam durar de 15 a 45 minutos e são divididas em intensidade baixa, moderada e alta. O aplicativo é bem completo e só tem boas avaliações: na Play Store, o Nike Training Club tem nota 4,2 de mais de 260 mil avaliações. Na App Store, a nota é 4,9 de mais de 48 mil avaliações.

5. Seven App

O objetivo deste aplicativo é aproveitar exercícios que não precisam de equipamentos em pouquíssimo tempo: sete minutos. Baseado em estudos científicos e já aclamado pelo The New York Times e Men’s Health, o Seven App procura criar uma série rápida e intensa de exercícios em só sete minutos, para os usuários não criarem a desculpa que os treinos não se encaixam na rotina corrida. Os exercícios são divididos em séries conforme o objetivo que a pessoa quer alcançar com aquele treino.

6. POPSUGAR Fitness

popsugar-fitness
Fonte: POPSUGAR Fitness / Youtube

Outra maneira de encontrar treinos gratuitos é pelo site ou pelo canal do Youtube do POPSUGAR Fitness. São diversas aulas de dança, treinos HIIT, yoga e outros tipos de exercícios. Com mais de 4 milhões de inscritos no Youtube, o POPSUGAR Fitness tem vídeos novos todas as semanas, tanto para iniciantes como para pessoas que já estão acostumadas com rotinas de treino mais pesados.

7. Down Dog

Down Dog

O aplicativo Down Dog, que faz referência a uma das posições mais clássicas do yoga, é outra alternativa para quem quer manter a forma ao mesmo tempo que relaxa. O aplicativo já oferecia boa parte do conteúdo gratuitamente, mas, por conta do COVID-19, liberou todo o acesso da plataforma até 1º de maio. Nesse app, o usuário escolhe o nível e o tempo de aula de yoga e, em seguida, recebe uma recomendação de aula, na qual as posições são mostradas por imagens e narradas, em inglês. O Down Dog oferece uma trilha sonora para a aula e também permite que as lições sejam baixadas.

SAIBA+iq: 9 cursos online e gratuitos para colocar as finanças em dia