Fatura CEEE: como conseguir emitir pela internet?

Por Redação IQ 360

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) é uma empresa de economia mista e responsável pela distribuição de energia elétrica na região sul-sudeste do estado do Rio Grande do Sul. Foi fundada em 1943, atualmente tem a Eletrobrás como uma de suas acionistas e atende cerca de 4,8 milhões de usuários, que devem pagar a Fatura CEEE em dia.

Cada vez mais pessoas levam uma rotina corrida, e algumas facilidades são muito bem-vindas, assim como os serviços on-line que algumas empresas oferecem. Os clientes da CEEE contam com soluções digitais que poupam tempo e dinheiro. Descubra quais são e como fazer para acessá-las a seguir!

Emitindo a segunda via da sua fatura

Em um mundo cada vez digitalizado, esperar a fatura chegar pelos correios já não faz parte da vida de muita gente. Os clientes da CEEE podem ficar tranquilos para emitir a fatura de conta de energia diretamente pelo site da empresa em casos de atrasos ou perda do documento. Veja como fazer:

  • Acesse o endereço http://www.ceee.com.br do seu navegador
  • Localize a seção “Agência Virtual”
  • Selecione a opção “Segunda via – conta de luz para impressão”
  • Informe seu CPF ou CNPJ para acessar os serviços
  • Siga as instruções seguintes

Agora que você tem em mãos a sua segunda via da Fatura CEEE, você pode optar por pagá-la com a opção de débito em conta ou fazer o pagamento por meio de um banco.

Para seguir com o atendimento remoto, você pode usar o internet banking do seu banco, usando seu computador, tablet ou smartphone. As instituições financeiras credenciadas na CEEE são:

  • Banco do Brasil 
  • Banco Santander 
  • Banrisul 
  • Caixa Econômica Federal 
  • Banco Bradesco 
  • Banco Itaú 
  • Banco HSBC 
  • Sicredi 
  • Banco Mercantil do Brasil

Quais outros serviços são oferecidos ao cliente?

Receba a fatura por e-mail

Além de ser uma opção ecológica, você tem mais praticidade ao receber a sua fatura mensalmente por e-mail. Ao acessar o site da CEEE, procure a opção “Agência Virtual” e “Conta por e-mail”.  

Faça o pedido de ligação

Quem é novo cliente pode solicitar o pedido de ligação de energia de forma on-line. Após fazer a entrada de energia elétrica com um profissional habilitado, acesse a opção “Pedido de Ligação” no menu Agência Virtual e informe seu CPF ou CNPJ.

Simule o seu consumo de energia

Fazer cálculos para projetar o seu consumo de energia elétrica é uma ótima maneira de se planejar e evitar surpresas no bolso no final do mês. No site da CEEE, é possível fazer uma simulação da média de consumo de energia de um local por meio de duas opções. 

Na primeira, você indica os tipos e quantidades de eletrônicos que possui. Assim, uma média de consumo pode ser calculada. Já na segunda, é possível converter o valor de KWh em reais.

Em ambas as ferramentas, o valor é aproximado e baseado na tarifa de bandeira verde, com ICMS de 30% e PIS/Cofins médio de 5%, podendo sofrer variação. 

Contudo, mesmo com as simulações não é possível cobrir imprevistos como fugas de energia elétrica e aparelhos eletrônicos defeituosos ou instalados incorretamente. Esses casos costumam interferir no consumo de energia, fazendo a conta de luz ficar mais cara. 

A recomendação é que haja uma revisão periódica do local, procurando fios desgastados, desencapados ou com defeito. Casas antigas, por exemplo, costumam ter esse tipo de problema com mais frequência. Também é aconselhado que o uso do benjamim ou “T” seja limitado ou descartado, pois ele aumenta as chances de fuga de energia. 

Lembre-se de tomar todas as precauções de segurança e checar o contador de energia após tirar todos os aparelhos da tomada, ligando-os gradualmente. 

Se for o caso, contrate os serviços de um profissional qualificado para que ele possa resolver o problema na instalação elétrica, que deve ser revisada a cada 10 anos, no mínimo.

Entre em contato com a Companhia

Há muitas formas de ter atendimento à distância com a Companhia Estadual de Energia Elétrica. Conheça as disponíveis:

Telefone

0800-721-2333 (Ligação gratuita para o Rio Grande do Sul)

(51) 3382-4000 (Demais estados)

0800-642-4900 (Ouvidoria: segunda a sexta-feira, das 08h às 18h)

Informe falta de energia via SMS

Envie uma mensagem com a palavra “LUZ” e o seu número de instalação para o número 27307.

Formulário

No site, há um formulário de contato para os clientes. Você pode preenchê-lo aqui

E-mail

Envie a sua mensagem para o endereço ouvidoria@ceee.com.br

Não se preocupe com contas de papel

Se você tem dificuldades para se lembrar de manter as contas em dia, que tal deixar um aplicativo fazer isso por você?

Com o gerenciador de contas iq, você faz o seu cadastro, e suas contas são pagas automaticamente no cartão de crédito. Não corra mais risco de pagar multas e economize tempo. Conheça e faça o seu cadastro!