Enel ou Eletropaulo? Saiba tudo sobre a mudança de nome da companhia

Por Redação IQ 360

A antiga Eletropaulo Metropolitana e a AES Eletropaulo agora são conhecidas como Enel Distribuição São Paulo, uma empresa de distribuição de energia elétrica que atua no Estado de São Paulo e tem sede em Barueri.

A Eletropaulo foi uma companhia estatal de energia elétrica localizada em São Paulo, Brasil, comprada em 1981, pela gestão de Paulo Maluf.

Até a década de 1990, a empresa foi uma das maiores instituições estatais de São Paulo, alcançando a marca de 27 mil funcionários. Ela foi considerada por muito tempo como uma das maiores distribuidoras de energia elétrica no mundo.

Desde o ano de 1999, ela não existe mais, tendo sido dividida em empresas menores. Contudo, os usuários não se habituaram à mudança para as empresas cindidas, e continuaram a utilizar o nome Eletropaulo.

A partir do dia 4 de junho de 2018, a Enel Distribuidora comprou a maior parte das ações da antiga Eletropaulo, por cerca de R$ 6 bilhões. Com isso, o grupo italiano se tornou líder no setor de energia elétrica da América Latina, atendendo principalmente os clientes brasileiros.

Entretanto, o que levou à mudança do nome da empresa após a negociação?

A fim de solucionar essa dúvida, trouxemos os principais motivos e o contexto que levaram à mudança do nome Eletropaulo para Enel.

Continue a leitura do nosso artigo e fique por dentro!

Afinal, por que a Eletropaulo mudou de nome?

A companhia europeia de energia chamada Enel arrematou a compra da Eletropaulo por cerca de R$ 6 bilhões, em junho de 2018, alterando o nome da distribuidora de São Paulo e substituindo por Enel.

A partir disso, a Eletropaulo definitivamente não existia mais e, junto com a troca do nome, a marca anunciou um investimento de R$ 18 bilhões para a nova colaboradora, até 2021.

Somente em 2018, a Enel garantiu um investimento de R$ 1,2 bilhões na digitalização de processos, contratos e na modernização da rede. Segundo a marca, o objetivo é alcançar baixos índices de interrupções e diminuir a duração de problemas no fornecimento de energia.

Com a negociação, o Brasil se tornou um dos principais mercados da Enel no mundo. Trata-se de um projeto maior da empresa, que deseja unificar a marca globalmente.

Assim, o principal motivo para a mudança de nome é fortalecer a presença da companhia na América do Sul. Com essa alteração, a distribuidora busca fortificar o compromisso da empresa com o Brasil e, futuramente, com todos os países latinos.

Atualmente, a empresa atua nas cidades mais importantes e segue avançando em melhorias, adotando diversas novas tecnologias e expandindo a oferta dos seus serviços aos consumidores.

A marca vem tentando acelerar os investimentos que permitem o aumento do lucro da empresa. Eles preveem um ganho de até 30% nos próximos anos, com a otimização das redes e implementação de novas tecnologias nos seus processos.

Quais os serviços oferecidos pela Enel em São Paulo?

Conhecendo o contexto que levou à mudança de nome da companhia de energia elétrica, confira agora alguns dos serviços que são prestados aos consumidores da empresa:

Atendimento de Emergência 

Um dos principais objetivos da empresa, como dito anteriormente, é melhorar o índice de interrupções na energia elétrica.

Assim, um dos serviços que ela oferece é o atendimento, no qual é realizada uma manutenção, motivada tanto por interrupções no fornecimento da energia quanto por situações de risco.

Cadastramento de Baixa Renda

Esse serviço é um desconto na tarifa criado pelo Governo Federal, a fim de atender famílias de baixa renda. Qualquer pessoa da residência pode solicitar.

Têm direito a esse cadastro famílias cuja renda seja de até meio salário mínimo, famílias com até 3 salários mínimos, em caso de cliente vital, e deficientes físicos ou idosos que o núcleo familiar possua uma renda mensal menor que 1/4 do salário mínimo.

Cadastro de Cliente Vital

Esse serviço é oferecido para clientes que dependem de equipamentos para sobreviver ou se locomover, considerados vitais para a preservação da vida humana e dependem de muita energia elétrica, por exemplo, macas e materiais hospitalares que necessitam de fonte de energia.

A pessoa ou um membro legal, como cônjuge ou filhos, pode solicitar esse cadastro.

Poda de Árvore

O cliente pode solicitar para a empresa a poda de árvores que estejam próximas da rede elétrica ou fiação. O titular ou representante legal pode solicitar esse atendimento pela agência virtual, call center, lojas ou redes sociais da empresa.

Vistoria de Medição

A vistoria é feita para atender às necessidades do cliente, para constatar o perfeito funcionamento da medição. Ela sempre deve ser solicitada para a empresa, pois é um serviço indispensável para a verificação de possíveis riscos e interrupções na rede.

O serviço pode ser solicitado pelo titular da conta ou representante legal, constituído por procuração, no caso de síndicos de condomínios, por exemplo.

Como falar com a Enel SP?

Conheça os principais meios de comunicação entre o cliente e a companhia de energia elétrica:

Ouvidoria

Através da ouvidoria, a central analisa e resolve manifestações sobre os serviços da Enel, como também responde a questões apresentadas pelos outros canais de atendimento.

O cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800 72 73 110, em dias úteis, das 8h às 18h. Basta ter em mãos o número da sua instalação que fica disponível na sua conta de luz.

Outra forma de usar esse canal é com envio de correspondências para a Ouvidoria. Envie o comunicado em envelope fechado para o endereço: Rua 25 de Janeiro, 320, São Paulo, CEP: 01103-000.

Telefone

Para tirar dúvidas, solicitar serviços ou fazer reclamações sem sair de casa, utilize o número 0800 72 72 120. A ligação é gratuita.

No caso de deficientes auditivos, existe um canal exclusivo para informar eventos que precisam de atendimento emergencial, queda de energia, tirar dúvidas e fazer reclamações. É só entrar em contato pelo número 0800 77 28 626.

​Em situações de emergência, como falta de energia, problemas na rede e no poste, o número para contato é 0800 72 72 196.

Agência Virtual

A Enel também conta com atendimento pela internet, através da Agência Virtual. Nesse portal, você tem acesso a diversos serviços, como 2º via de conta, desligamento de energia e solicitação de protocolo, por exemplo. Basta entrar no site oficial para acessar esse canal.

Torpedo Fácil

O Torpedo Fácil é um atendimento gratuito 24 horas feito por SMS. O cliente pode comunicar problemas no fornecimento de luz, solicitar 2º via de conta e até resolver assuntos urgentes.

Por exemplo, para informar falta de luz, envie um SMS com a palavra LUZ, seguido do número da sua instalação para o número 27373.

Agora, você entende o contexto que levou à mudança de nome e os objetivos da Enel Eletropaulo frente aos investimentos feitos no Brasil, como também conhece alguns dos serviços que a empresa oferece aos seus clientes.

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