EDP Escelsa 2ª via: saiba como gerar uma nova fatura

Por Redação IQ 360

Precisando gerar a 2ª via da EDP Escelsa? Saiba que é possível fazer isso sem sair de casa. Os canais disponíveis são inúmeros, como vamos detalhar ao longo deste artigo. 

Até 2017 conhecida como Espírito Santo Centrais Elétrica S.A. (Escelsa), hoje, a companhia de distribuição elétrica que atua no estado capixaba é chamada de EDP Espírito Santo. Ou seja, não estranhe se você encontrar mais de uma nomenclatura em suas buscas.

Esclarecido esse ponto, vamos ao passo a passo para emitir um novo boleto para o pagamento da sua conta de luz. Acompanhe todas as dicas!

EDP Escelsa 2ª via: passo a passo

Para começar, é importante entender os casos em que é necessário gerar a 2ª via. Os mais comuns são a perda do boleto ou o não recebimento. Também é usual que um novo documento seja emitido para ser utilizado como comprovante de residência. 

Por outro lado, se o que aconteceu foi o vencimento da conta, saiba que não é preciso se preocupar. O pagamento pode ser feito normalmente e a multa é adicionada na cobrança do próximo mês. 

Se você se enquadra em alguma das situações, confira quais são os canais disponíveis para gerar a 2ª via da Escelsa e os respectivos passo a passos. 

No site

O site conta com duas opções para gerar a 2ª via: a versão simplificada e a completa. No primeiro caso, é possível consultar a data de vencimento, o valor a ser pago e emitir nova via das contas em aberto. 

Basta acessar o site da EDP por este link, selecionar o seu estado e digitar o número da instalação elétrica – disponível em suas faturas anteriores, no canto superior direito.

A outra opção é criar um cadastro, que inclui o seu estado – no caso, Espírito Santo, CPF, número da instalação e definição de senha. 

Outro caminho é fazer login clicando em “Entrar com Google” ou “Entrar com Facebook”. Ainda assim, você vai precisar preencher o seu CPF e o número da instalação.

Quer mais uma possibilidade? Utilizando o cadastro, faça o login e selecione a opção “conta por e-mail”. Dessa forma, ela estará disponível mensalmente na sua caixa de entrada. 

No aplicativo

Prefere a praticidade do acesso pelo seu celular? Então, o primeiro passo é fazer o download do aplicativo da EDP Online pelo Google Play ou pela Apple Store.  Caso você já tenha feito o cadastro, conforme mostramos no item anterior, basta inserir os seus dados para fazer o login.

Tudo pronto? No menu inferior, que aparece em uma barra vermelha, selecione “Minhas contas”. Ao fazer isso, vai surgir na tela uma lista que mostra o mês, o valor da conta e a situação do pagamento. Para que a 2ª via seja emitida, é só clicar no mês correspondente.

Por SMS

A EDP também oferece ao cliente a opção de receber o código de barras pelo seu celular.  Para isso, você deve enviar um SMS para 33737 com o texto “Conta” – sem as aspas – seguido do número da instalação.

Na central de atendimento

Se você ainda prefere usar o bom e velho telefone, disque o número 0800 721 0707 e selecione a opção correspondente à solicitação de 2ª via.  Para facilitar o processo, é importante que você tenha em mãos o número da instalação e o CPF do titular.

Regras para emissão da 2ª via da EDP Escelsa

No site e no aplicativo, ficam disponíveis as contas dos últimos 12 meses, o que permite que você gere a 2ª via referente ao período.

Caso você tenha deixado contas mais antigas em aberto, o melhor a fazer é entrar em contato pelo 0800 721 0707 ou comparecer a uma unidade da EDP Escelsa para verificar como o débito pode ser quitado.

Há cobrança na 2ª via da EDP Escelsa?

Emitir a 2ª via por qualquer um dos canais que citamos no artigo não gera a cobrança de nenhum valor adicional ao cliente. Ainda assim, vale ficar atento: em casos de atraso no pagamento, você fica sujeito à incidência de multa de 2% sobre o valor total da conta.

Como pagar a fatura EDP Escelsa?

Na maioria dos bancos, o pagamento pode ser feito por internet banking, débito automático e também no caixa eletrônico. Para saber quais são as opções disponíveis, o próprio site oferece uma tabela resumida. 

Você ainda pode pagar nos correspondentes bancários do Santander, do Bradesco, do Banco do Brasil e do Itaú. O Banco Postal de algumas unidades dos Correios também aceitam o pagamento.

Outra opção oferecida são os agentes comerciais EDP – a lista de locais está disponível para consulta no site.

Outros serviços online da EDP Escelsa

Além da emissão da 2ª via da Escelsa, o site da EDP permite ao usuário realizar uma série de serviços pela internet, como gerar cópia do contrato, solicitação de ligamento ou desligamento, registro de falta de energia, histórico de consumo e outros.

Com tantas comodidades do mundo digital, você se esquece de pagar alguma conta e acaba arcando com multas? No lugar de precisar de um passo a passo para emitir a 2ª via sempre, talvez esteja na hora de se tornar um usuário do aplicativo iq.

Somos especialistas em soluções digitais que ajudam você a simplificar as finanças por meio de um gerenciamento automático e eficiente de todos os seus boletos – pagos no cartão de crédito. Quer saber mais? Baixe o aplicativo (Android e iOS) e descubra todas as vantagens!