Digital influencer: o que é e como se tornar um

Por admin

Digital influencer

Você já ouviu falar no digital influencer? Essa carreira é relativamente nova e tem interessado pessoas que desejam trabalhar em ambiente digital, estando diretamente ligada ao marketing.

Também chamado de influenciador digital, esse profissional atua nas redes sociais com a produção de conteúdos que podem ser relacionados à vida pessoal ou nichos específicos, como moda, fitness e comportamento.

Por isso, muitas empresas veem no digital influencer a chance de representar os seus produtos ou serviços, realizando os famosos publiposts (publicações publicitárias), que podem aumentar exponencialmente a receita dessas pessoas no fim do mês.

Quer saber mais sobre essa profissão? Então continue a leitura, pois apresentaremos os principais tópicos sobre o assunto!

Surgimento do mercado

Você lembra da época do Fotolog e Orkut? Caso a resposta seja sim, sabe que, nessas redes, existiam pessoas que se tornaram famosas e, de certo modo, influenciadoras. No entanto, isso ainda não caracterizava a atuação do digital influencer.

Afinal, durante esse período, as marcas ainda não viam nelas a possibilidade de usar os seus perfis para fazer divulgações dos produtos ou serviços. Já com a era do YouTube, Facebook e, principalmente Instagram, isso mudou.

Vejamos o caso do Felipe Neto, youtuber que começou em 2010 e se tornou um dos influenciadores digitais pioneiros no Brasil. O canal dele já está quase batendo 36 milhões de inscritos, contendo vídeos dos mais variados assuntos.

Ao lado de PC Siqueira, ele iniciou o surgimento desse mercado no país. Além disso, há também o canal do Whindersson Nunes, que foi um dos primeiros influencers brasileiros e já ultrapassou o Felipe Neto, colecionando 38 milhões de inscritos.

O que é um digital influencer

Basicamente, o digital influencer é uma pessoa popular nas redes sociais, sendo capaz de influenciar os seguidores na tomada de decisões e no comportamento. Desse modo, ele precisa alimentar diariamente o seu perfil, seja com vídeos, fotos, textos e demais recursos.

Isso permite que o influenciador tenha credibilidade e passe autoridade para quem o acompanha.

Assim, as empresas que têm relação com o nicho desse profissional podem apostar nele para fazer a divulgação dos seus serviços ou produtos.

Afinal, o digital influencer consegue moldar a opinião alheia e estimular os usuários quanto aos seus investimentos e necessidades, o que se mostra uma grande vantagem para as empresas.

Vantagens x desvantagens

Essa carreira parece ser bem promissora, não é mesmo? No entanto, como qualquer outra profissão, existem vantagens e desvantagens ao atuar nela. Confira algumas a seguir.

Mobilidade

Trabalhar em qualquer lugar é uma enorme vantagem, certo? Afinal, você pode viajar e, ainda assim, continuar alimentando o seu perfil, ao contrário da maioria das pessoas, que têm uma rotina inflexível e, por isso, muitas vezes bem desgastante.

Acesso a um novo mundo

Se você nunca se imaginou indo para festas ou viagens com atores ou cantores famosos, saiba que essa é uma experiência comum para os digital influencers.

Isso porque eles também se tornam conhecidos e passam a fazer parte daquele mundo, tendo acesso a experiências que, certamente, não conseguiriam se trabalhassem num ramo convencional.

Renda alta

Quem consegue se destacar no mundo digital tem uma renda muito mais alta do que as pessoas que trabalham em empregos tradicionais.

Além disso, ainda ganham muitos presentes, o que pode se revelar como uma economia, já que muitos fazem viagens, recebem eletrodomésticos e objetos de modo geral sem pagar nada por isso.

Liberdade

No ambiente de trabalho convencional, é comum que precisemos revelar uma persona mais séria, certo? Isso pode inibir certos aspectos da nossa personalidade, o que não é muito vantajoso.

Já como digital influencer, as pessoas se interessam por quem você é, então, é possível ter liberdade na produção do conteúdo que deseja transmitir, porque o dono do seu negócio é você.

Falta de privacidade

Em relação às desvantagens, a primeira delas é a falta de privacidade. Como dissemos, as pessoas têm interesse em você, o que pode fazer muitos desejarem saber mais e mais sobre a sua vida: os lugares que frequenta, com quem anda, medos, traumas, desejos, com quem namora e por aí vai.

Além disso, ao andar na rua, é possível que algum seguidor venha falar com você e pedir foto nos momentos mais inapropriados, como quando estiver comendo ou bem estressado, por exemplo.

Haters

Já ouviu falar nos haters? Eles são pessoas que não gostam de alguém e, por isso, começam a espalhar boatos e informações mal-intencionadas na internet, fazendo críticas maldosas e, possivelmente, minando a autoestima de quem se depara com elas.

Por isso, é importante ter inteligência emocional e saber lidar com esse tipo de gente, que, infelizmente, sempre vai existir.

Características essenciais

Para ser visto como um digital influencer, saiba que não é qualquer pessoa conhecida na internet que pode ser considerada um profissional. Nesse caso, existem três características fundamentais, que são:

  • Relevância: produção de conteúdo relevante para o público-alvo, focando na qualidade do que é transmitido;
  • Alcance: refere-se à quantidade de pessoas que são diretamente influenciadas pelo profissional;
  • Ressonância: capacidade de disseminar a ideia pelo mundo digital, gerando engajamento.

Como se tornar um digital influencer em 5 passos

Se você pensa que para ser um digital influencer é necessário fazer um alto investimento, saiba que essa é uma ideia equivocada. Veja, a seguir, 5 passos para entrar nessa carreira:

  1. Selecione um nicho: o primeiro passo é saber para quem você vai direcionar o seu conteúdo, então é importante segmentar;
  2. Faça postagens frequentes: não adianta postar uma foto a cada quatro dias e acreditar que vai conseguir destaque no mundo digital. Portanto, tenha uma frequência nas postagens;
  3. Forneça conteúdo relevante: o “mais do mesmo” não interessa a ninguém, então compartilhe apenas o que for relevante para o público;
  4. Escolha o canal: Instagram, Twitter, Facebook, YouTube, onde você deseja publicar o conteúdo? Fazer essa seleção é fundamental para organizar o trabalho;
  5. Seja você mesmo: por último, não tente moldar a sua personalidade para fazer os outros gostarem de você. Confie no seu potencial e mostre o seu verdadeiro “eu” para o público.

Quanto ganha um digital influencer

Está interessado em saber quanto é a renda de um influenciador? Saiba que esse valor pode mudar bastante de acordo com a popularidade de cada profissional. No YouTube, por exemplo, quem tem mais de 7 milhões de inscritos pode ganhar até US$ 300 mil.

Já no Instagram, esse valor pode cair para US$150 mil, enquanto no Facebook é de US$ 187 mil, segundo a pesquisa realizada pela Forbes. Desse modo, o YouTube supera o Instagram quando o assunto é alta renda de acordo com a publicação de conteúdos.

Como ganhar dinheiro como digital influencer

Para fazer a sua renda como digital influencer existem diversas possibilidades na Internet. Veja algumas delas a seguir:

  • Posts patrocinados;
  • Participação em eventos;
  • Palestras;
  • Marketing de afiliados, recebendo uma comissão a cada venda do produto.

Dessa forma, o digital influencer é, atualmente, uma profissão bem vantajosa para quem se interessa pela internet e deseja trabalhar com essa plataforma. No entanto, lembre-se de que, para conseguir destaque no ramo, é fundamental estudar bem e seguir as nossas dicas!