Qual a diferença entre conta corrente e conta salário?

Por Redação IQ 360

diferenca-conta-corrente-e-conta-salario

O primeiro passo para entender as diferenças está em saber que não é possível realizar empréstimo em uma conta salário, já que essa categoria de conta destina-se apenas ao recebimento de salários, aposentadorias, pensões, abonos, vencimentos e 13º salários. 

A conta salário também conta com outras particularidades em relação à conta corrente. Se uma pessoa recebe sua renda em uma conta salário, só pode realizar transações diretamente nos caixas eletrônicos ou guichês, ou seja, não é possível mexer no valor via aplicativos para celulares. 

Outra diferença está no fato de a conta salário, ao contrário da corrente, não ser utilizada para pagamentos de contas. 

Já a conta corrente pode receber limite de crédito, fazer depósitos, aplicações, saques, pagamentos, além de ter direito ao cheque especial e talão de cheques. A desvantagem é que a conta corrente costuma cobrar taxas por seus serviços (exceto os que já constam nos benefícios básicos da conta). 

Quais são as vantagens da Conta Corrente?

Quem possui uma conta corrente pode solicitar a liberação de cartão de crédito com maior facilidade, realizar transferências via TED (Transferência Eletrônica Disponível) e DOC (Documento de Crédito), além de ter direito a pagamentos, talões de cheques, empréstimos e financiamentos. 

Quais são as desvantagens da Conta Corrente?

A principal desvantagem da conta corrente é o fato de ser cobrado do correntista taxas de manutenção, principalmente se ele não optar pelos pacotes de serviços essenciais. 

Quais são as vantagens da Conta Salário?

Podemos dizer que uma das principais vantagens está na facilidade de admissão nesse tipo de conta, já que não é preciso fazer análise de perfil de crédito. Aqui, são analisadas as responsabilidades financeiras da empresa conveniada, e não do beneficiário. 

Outras vantagens estão na redução das taxas e no direito a alguns serviços gratuitos, como cartão magnético, cinco saques gratuitos (por mês), consultas de saldo e dois extratos por salário. 

Quais são as desvantagens da Conta salário?

A principal desvantagem da conta salário é a limitação. Não ter a possibilidade de receber depósitos, realizar transferências ou fazer pagamentos pelo aplicativo dificulta a rotina do trabalhador. 

Como funciona a portabilidade de salário?

Quando o trabalhador é “obrigado” pela empresa a abrir uma conta salário, pode pedir portabilidade para qualquer outro banco, seja conta corrente ou poupança.

Assim, o banco fica responsável por transferir o salário para outro banco sem nenhum custo. 

Afinal qual é a ideal, Conta Corrente ou Conta Salário?

Cada tipo de conta é mais indicado para um determinado objetivo. A conta corrente é mais voltada para quem precisa movimentar o dinheiro com frequência e deseja ter cartão de crédito, cheque e a possibilidade de financiamentos. 

Quem só precisa de um local para receber seu dinheiro, pode optar por uma conta salário. 

Saiba mais sobre a diferença entre conta corrente e conta salário com os conteúdos do iq

Por meio dos conteúdos sobre gestão de finanças do iq, é possível saber tudo sobre diferença entre conta corrente e conta salário, além de receber dicas assertivas e práticas sobre como organizar as contas, economizar tempo e dinheiro, e ainda escolher o melhor cartão de crédito para o seu perfil. 

Navegue pelo site para ter acesso a essas e outras informações!