Dicas para entrevista de emprego e alcançar o emprego dos sonhos

Por Redação IQ 360

Vamos falar de alguns aspectos importantes na hora de se preparar para o momento da entrevista. Entender as perguntas da entrevista de emprego nem sempre é fácil quando você está nervoso e tenso para mostrar todo o seu potencial. Por isso, vamos dar dicas para entrevista de emprego

Se você não se preparar de maneira dinâmica e construtiva para a entrevista, qualquer pergunta que fizer fugir ao decorado pode te tirar do curso e prejudicar seu desempenho.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

O que é levado em consideração em entrevistas de emprego

Antes de qualquer coisa, é preciso preparar bem o currículo. E não adianta colocar lá habilidades que você não tenha. Quando você menos esperar, elas podem ser colocadas à prova.

Honestidade é muito mais valiosa do que presunção. Seja humilde, mas ao mesmo tempo confiante, um equilíbrio dessas forças pode fazer você ganhar a empatia e a confiança do entrevistador.

Mas, é claro que você precisa colocar no currículo, tudo aquilo que pode fazer ou se destaca fazendo.  

Ainda, é necessário ter consistência e, principalmente, consciência em relação à vaga almejada e aos motivos pelos quais se deseja obter aquele determinado papel como colaborador da empresa.

O entrevistador entende que quando o candidato toma a decisão de avaliar o mercado, ele está à procura de uma oportunidade melhor, pois o seu emprego atual não atende às suas expectativas.

Ou seja, é importante que você tenha certeza de seu interesse em uma eventual mudança de emprego antes de passar para etapas mais avançadas do processo seletivo.

Dicas de como se preparar para a entrevista

Dar dicas para entrevista de emprego não é falar só do momento, mas também da preparação para aquele momento.

Entre confiante na sala de entrevista e priorize cumprimentar com as mãos somente aquele que irá conduzir a entrevista. Ir de um em um pode lhe deixar atrapalhado e dar mais tempo de brecha para que eles achem que você está nervoso.

É preciso que você tenha clareza sobre seu interesse na vaga almejada. Assim, estude a empresa, a função que lá irá desempenhar.  Se você quiser apenas testar a sua empregabilidade, não se candidate à vaga.

Antes da entrevista, traga à mente todas as situações pelas quais você passou ao longo da sua carreira. Ao fazer essa seleção, observe que cada uma pode se encaixar em diversas competências como liderança, trabalho em equipe, comunicação, resiliência etc.

Dicas para diminuir o nervosismo em entrevistas de emprego

O nervosismo é um dos maiores vilões quando o assunto é entrevista de emprego. Sem o foco e a concentração necessária, pode ser que a ansiedade tome conta do entrevistado no momento em que ele mais precisa estar são.

Algumas atitudes podem ajudar muito na hora desse nervosismo no dia da entrevista. Chegar com antecedência pode ser uma das principais maneiras de conseguir driblar isso. Um possível atraso, trânsito, ou desvios imprevistos no dia, podem fazer com que tudo o que você tinha planejado na hora da entrevista, vá por água abaixo.

Isso sem falar que chegar adiantado, passa uma impressão melhor do que quando o candidato se atrasa para a própria entrevista de emprego.

Usar táticas de relaxamento pode ser uma boa ideia também. Diminuir o ritmo da respiração pode ser um fator que ajuda, e ainda adquire maior confiança.

A pesquisa e a preparação já mencionados aqui são grandes diferenciais na hora de manter a tranquilidade, se você não tiver ideia do que está fazendo, com certeza ficará mais nervoso ainda.

Melhorando seu currículo

Uma das dicas para entrevista de emprego que mais deve ser levada em consideração é o aprimoramento de seu currículo. É a porta de entrada para o universo profissional que você tem interesse.

Por isso, é preciso fazer um planejamento, e investir recursos, seja este recurso tempo ou dinheiro no seu aprimoramento profissional.

Cursos de línguas, faculdades, profissionalizantes, tudo o que estiver ao seu alcance e dentro do escopo de seu desejo de atuação deve ser levado em consideração. O mercado de trabalho é competitivo e feroz. Quem tiver melhor preparo vai sim se dar melhor do que quem não tem.

E para você começar, o iq tem um artigo que fala de cursos gratuitos e presenciais que podem lhe ajudar a aprimorar seu currículo. Veja, não há mais desculpa para ficar parado. Tenha foco e organização. Nós estamos aqui para te ajudar a dar os primeiros passos rumo ao sucesso profissional.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

2 / 5 (1 avaliação)