8 dicas para economizar água no banho

Por Redação IQ 360

dicas-economizar-agua-banho

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.

Levando em conta este alto uso de água que temos diariamente, é sempre bom saber alguns truques que ajudam a diminuir o consumo de água diário, principalmente durante o banho, que é o momento de maior consumo.

Se você consegue economizar no uso de água, não só o planeta agradece, mas o seu bolso também. Confira as dicas para economizar água no banho!

Instale um sistema de reutilização para água do banho

Entre as dicas para economizar água no banho, instalação de sistemas para captação de água é uma das melhores formas de reutilização. Hoje, existem meios específicos de fazer isso, mas, para quem não pode investir na instalação, o bom e velho balde cumpre bem esse papel. 

A água do banho pode ser utilizada para limpeza da casa, do quintal, do carro e da calçada, ou seja, tarefas que não demandam uso de água potável. 

Precisa tomar mais de um banho por dia?

Não. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as pessoas precisam tomar banho todos os dias para manter a higiene, principalmente no Brasil onde as temperaturas são elevadas na maior parte do ano. Ainda assim, um banho é o suficiente!

No calor, o excesso de transpiração eleva a proliferação de bactérias, por isso, o banho é importante para manter a pele longe de problemas dermatológicos. Por outro lado, não há a necessidade de banhos longos, 5 a 6 minutos são suficientes para fazer a higiene do corpo.

Tomar banho frio

No verão, as altas temperaturas do país permitem que tomemos duchas mais frias e rápidas.

Além disso, a água quente provoca o ressecamento da pele e pode ocasionar problemas como eczemas e dermatites. A água fria é mais indicada para sua saúde e para o bem-estar do planeta. 

Passar o sabão com o chuveiro desligado

Ensaboar o corpo, utilizar esponja de banho, esfregão, ou outros acessórios, toma um tempo considerável do banho e, tendo em vista que até 10 litros são desperdiçados por minutos, é muito válido desligar o chuveiro para realizar esses procedimentos. 

Verifique se a manutenção da hidráulica do banheiro está em dia

Verifique se o chuveiro não está com nenhum vazamento. Além disso, o chuveiro elétrico é o que menos gasta água.

Para realizar uma racionalização do consumo de água dentro de casa, é preciso ter consciência de que um chuveiro elétrico pode gastar até 10 litros por minuto, enquanto modelos como os com aquecimento a gás podem liberar até 26 litros de água por minuto! 

Hoje já é possível encontrar modelos de chuveiros que são elaborados especificamente para economizar água. Ao adquirir seu chuveiro, verifique indicadores de economia, como especificações e selos na embalagem.

Tome banho sozinho

Muita gente acha que uma das melhores maneiras de economiza água é dividir o banho com alguém, pensando em dupla o chuveiro só é ligado uma vez e as pessoas economizam água, não é? Entretanto, especialistas afirmam que isso não é verdade, uma vez que o casal acaba gastando muito mais tempo tomando banho juntos do que separados.

Diminua o tempo de banho

Mesmo que seja difícil desligar o chuveiro, é essencial reduzir o tempo de banho se você deseja que a conta de água venha mais barata. Segundo dados do Governo do Estado de São Paulo, se o tempo de banho passar de 15 para 5 minutos, você consegue economizar cerca de 90 litros de água! Por isso, vale a pena ficar atento a quanto tempo você leva em cada banho.
Caso você seja daquelas pessoas que perde a noção do tempo enquanto se ensaboa, uma boa dica é colocar um alarme no seu celular ou ouvir músicas durante o banho: escolhendo duas ou três músicas, você consegue colocar um limite no seu tempo de banho, além de treinar sua voz para o seu próximo show.

Escolha um bom chuveiro

Hoje em dia, há uma grande oferta de chuveiros econômicos para substituir o velho chuveiro a gás que consome muito mais água que o necessário.

Especialistas em consumo de água afirmam que um chuveiro elétrico gasta cerca de oito litros por minuto, enquanto os chuveiros a gás ou boiler gastam de 22 a 26 litros de água por minuto. Além disso, você também pode optar por comprar duchas ao invés de chuveiros convencionais, uma vez que a ducha gera uma economia de cerca de 93 mil litros por ano em média.

Além de dicas para economizar água no banho, tenha acesso a conteúdos para organizar suas finanças!

O iq é uma Startup que nasceu já apaixonada por tecnologia. O principal objetivo do nosso time é te ajudar a gastar menos tempo (e consequentemente menos dinheiro) com burocracias e obstáculos na hora de tomar decisões financeiras importantes. 

As soluções 100% digitais do iq ajudam você a aproveitar melhor os benefícios de cada tipo de cartão de crédito, além de te ajudar a pagar todas as contas em dia, assim, você não precisa se preocupar em ter que pagar juros por atraso de pagamentos. 

O iq também oferece uma série de conteúdos para que você aprenda dicas para economizar água no banho e organizar melhor as suas finanças! Navegue pelo site para conferir.