5 dicas para colocar o seu apartamento para alugar

Por Redação

dicas-para-colocar-apartamento-alugar

Se antes os trabalhadores se orgulhavam de ficar vários anos atuando na mesma empresa, na mesma cidade ou no mesmo estado, hoje os jovens profissionais são mais empreendedores e donos de suas carreiras. Isso implica diretamente na questão da moradia. Para muitos, morar perto do escritório ou da empresa é uma prioridade e sinônimo de qualidade de vida. Por isso, alugar um imóvel acaba sendo uma opção interessante.
Comprar um apartamento ou uma casa sempre implica alguma estabilidade. E se a intenção é mudar de emprego a cada três ou cinco anos, especialmente no começo da carreira, a melhor opção é mudar também de endereço, no mesmo ritmo.
Pensando nisso, muitos proprietários investem em apartamentos menores e que poderão ser habitados por esses jovens, localizados em bairros próximos a universidades ou que ofereçam uma boa rede de conveniência. Outra motivação comum é disponibilizar um dos imóveis da família porque a renda desse aluguel vai ser um ótimo complemento financeiro no orçamento mensal.
Mas antes de colocar o seu apartamento para alugar, é bom ficar atento a tudo o que isso implica. Confira algumas dicas:

Localização e apresentação

Se o imóvel está fechado há vários meses ou até anos, leve em conta que talvez seja necessário fazer uma boa reforma. Com o surgimento de novos prédios, aumentou a concorrência e a busca por novas unidades é uma realidade. Se o seu apartamento tem uma ótima localização, mas é daqueles com dois ou três quartos, talvez seja mais difícil de alugar. Invista em uma boa apresentação, faça uma pintura nova e deixe-o à altura dos recém-lançados.

Imobiliária e senhorio

Depois de preparar o seu imóvel, é bom ter em mente que colocá-lo no mercado não é uma tarefa fácil. Mesmo se você preferir fazer essa divulgação por conta própria, haverá gastos com a inserção de fotos e anúncios em sites especializados em locação. Se você não tem essa disponibilidade, é melhor buscar uma imobiliária e arcar com o custo de comissão. Durante a locação, é bom pensar na taxa mensal que é cobrada para o senhorio e deixar a cargo da empresa todo o relacionamento com o seu inquilino.

Preço e garantias

O valor do aluguel estará diretamente relacionado com a localização e o tamanho do seu imóvel. Verifique o preço que está sendo cobrado pelos imóveis da mesma região, mas esteja disposto a negociar. Ao escolher um locatário, defina diretamente com ele ou com a imobiliária de sua preferência qual será a garantia financeira. As mais comuns são: fiador, seguro fiança ou depósito caução.

Despesas

Ao alugar o seu imóvel, a taxa do condomínio e o IPTU passarão a ser pagos pelo seu inquilino. Mas lembre-se que todo aquele custo extraordinário ainda caberá ao proprietário, como reformas no apartamento ou no edifício.

Duração do contrato

Esteja ciente que a duração do contrato de aluguel é de 30 meses, na maioria dos casos. Durante esse período, você não poderá desistir e nem reaver o imóvel. Caso queira de volta, deverá esperar o final do período e avisar o locatário. Essa cláusula é recíproca: se ele resolver sair do apartamento antes do tempo, deverá pagar uma multa.