Desconto de duplicatas: Descubra o que é e qual é a vantagem

Por Redação IQ 360

Para a maioria das empresas, o desconto de duplicatas é uma ferramenta bastante habitual na rotina. A medida é muito importante para qualquer empresário que pretende se antecipar em relação aos seus gastos. A estratégia serve para equilibrar o fluxo de caixa da sua empresa. 

Pensando na importância do assunto, separamos algumas informações sobre como as duplicatas funcionam. Confira a seguir!

O que são e para que servem duplicatas?

A duplicata é um documento emitido junto com a nota fiscal e estabelece um contrato entre o vendedor e o fornecedor, informando o dia do pagamento e o valor a ser pago. Funciona como um comprovante do contrato de compra e venda.

Por meio de duplicatas, você consegue receber antecipadamente os valores das vendas da sua empresa. A medida funciona como um adiantamento de capital feito pelo banco. 

Com o desconto de duplicatas, o cliente pode receber com antecipação os recursos de uma venda feita a prazo. Porém, é bom ressaltar que o recebimento não será do valor total – ele sofrerá a dedução de despesas bancárias e outros encargos.

Como obter desconto de duplicatas?

Para obter o desconto de duplicatas, é necessário solicitar essa opção de crédito em uma instituição financeira. Se a operação for aprovada, o banco ficará com o título como forma de garantia, porém é importante lembrar que a sua empresa ainda será responsável pela dívida até que a outra empresa pague.

Cabe ressaltar ainda que, quando a duplicata é descontada, o banco deduz do valor do adiantamento as taxas e os encargos administrativos resultantes da operação, tais como a taxa de desconto e o IOF, que está em 0,38% fixo sobre o valor da operação.

Tipos de desconto de duplicatas

Separamos a seguir as possibilidades mais comuns de fazer o desconto. Confira:

  • Cobrança simplificada ou simples – nesse caso, a empresa recebe o valor das duplicatas que possui e conta que o seu comprador vai pagar em dia e a operação será quitada. Em caso de inadimplência, o valor restante é descontado da empresa que solicitou o adiantamento.
  • Cobrança caucionada – funciona como um contrato de empréstimo no qual a instituição financeira tem como garantia as duplicatas de todas as vendas da empresa. O vendedor pode tomar determinado percentual das vendas como crédito.

Por que pedir desconto de duplicatas?

O desconto de duplicatas é uma opção de crédito considerada mais vantajosa que as demais, pois costuma ter taxas menores e um processo menos burocrático. Além disso, é uma grande estratégia para uma empresa obter capital de giro, manter um fluxo de caixa positivo e adquirir maior poder de negociação com fornecedores. 

A ferramenta financeira também é muito positiva para saldar dívidas, evitar atrasos nos pagamentos e juros de cheque especial.

Vantagens e desvantagens do desconto de duplicatas

Listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens do desconto de duplicatas.

Vantagens:

  • Capital de giro: Com a possibilidade de receber os pagamentos antecipadamente, você terá capital de giro para a manutenção de sua empresa.
  • Fluxo de caixa: Com o desconto de duplicata, é possível manter positivo o fluxo de caixa da sua empresa, permitindo identificar possíveis erros de administração e gastos desnecessários.
  • Poder de negociação: Quando a empresa possui capital para a negociação na hora da compra, as chances de obter bons descontos e condições melhores de compra são mais altas.

Desvantagens:

  • Juros de mora e outros encargos financeiros: É importante destacar que a instituição financeira tem o direito de regressar, caso o valor da dívida não seja pago pelo devedor. Neste caso, a empresa assume a responsabilidade e precisa reembolsar o valor para o banco. Ou seja, enquanto o título não for quitado, a empresa mantém a obrigação com a instituição financeira. 

Além disso, cabe avaliar se essa é a melhor medida para a sua empresa, pois nem sempre o que deu certo para um empresário é a opção certa para a sua realidade. Então é primordial analisar os valores de todos os encargos para depois definir se é uma boa escolha para o seu negócio.