Crednet Serasa: o que é e quais as vantagens

Por Redação IQ 360

Em 2018, o Brasil registrou um número recorde de inadimplentes. Isso faz com que, consequentemente, aumente também o risco das empresas não receberem os pagamentos pelos seus serviços. Nesse cenário, o Crednet Serasa pode ser um grande aliado.

Uma das ferramentas do mercado para gerir esse risco é o Crednet Serasa. 

Inadimplência

De acordo com o centro de pesquisa da Serasa Experian, o número de inadimplentes no Brasil atingiu um recorde no ano passado, registrando um total de 63 milhões de inadimplentes.

Ou seja, aproximadamente 40% da população adulta no país, está com dívidas atrasadas e negativadas.

Isso tem impacto direto nas empresas, que deixam de receber pelos seus produtos ou serviços, e cria um risco cada vez maior nas suas vendas.

Por isso, é importante que as empresas tomem medidas de precaução na hora de conceder crédito para os seus clientes. Assim, é possível garantir não só o controle da inadimplência, mas também a saúde financeira.

Crednet Serasa: o que é?

O Crednet Serasa é uma ferramenta fornecida pelo Serasa Experian, que permite checar o comportamento do consumidor. Pelo CPF ou CNPJ, é possível pesquisar se existem restrições nesses documentos e avaliar os riscos de conceder crédito para eles.

Essa consulta vale tanto para avaliar o risco com clientes quanto para analisar o risco com fornecedores. O Crednet Serasa consulta tanto a base de negativação da Serasa Experian, quanto a relação de cheques sem fundos e protesto estadual.

Como funciona o Crednet Serasa?

Para utilizar o Crednet Serasa, após contratar o serviço, basta acessar o site da ferramenta e consultar o CPF ou CNPJ desejado. Feito isso, a ferramenta consulta a base de dados da Serasa e apresenta o resultado.

Caso a consulta não encontre restrições em relação ao CPF ou CNPJ pesquisado, aparecerá a informação “nada consta”, indicando que não existem dívidas no documento pesquisado até a data da consulta.

Entretanto, caso existam dívidas associadas a esses documentos, o sistema mostrará as informações relevantes e você poderá entender melhor o perfil de consumo.

Além disso, é possível acessar informações adicionais sobre o cliente pesquisado, o que amplia a capacidade de análise de risco na hora de conceder o crédito. Veja algumas dessas informações:

  • informações cadastrais como endereço, telefone e de parentes;
  • alerta de identidade: o sistema informa, caso seja necessário obter mais documentos do cliente, para garantir a veracidade das informações;
  • capacidade mensal de pagamento: com base em diversas informações, a ferramenta sugere um limite de crédito para o documento consultado;
  • alerta de óbito: se existir um registro de óbito para aquele cliente, o sistema alerta sobre a possibilidade de fraude;
  • segmentação Mosaic: com base nas análises da Serasa, o cliente é segmentado em relação à sociedade brasileira;
  • anotações: mostra todas as anotações sobre protestos, ações judiciais, falência, concordata, recuperação judicial etc.

Quais são as vantagens de utilizar o Crednet Serasa?

A maior vantagem do Crednet Serasa é a possibilidade de fazer a gestão de risco individualmente para cada transação, o que pode evitar grandes dores de cabeça no futuro.

Com o Crednet Serasa, é possível acessar dados suficientes para tomar uma decisão sobre a negociação, visualizando o cumprimento de compromissos financeiros do cliente que ajudam a traçar um perfil mais detalhado.

Tudo isso permite reduzir a inadimplência e aumentar a fidelização dos clientes que têm bom histórico, acelerando o processo de negociação. 

Além disso, é possível verificar a procedência de cheques e descobrir se um documento reportado como roubado está sendo repassado para a sua empresa. Por isso, o Crednet Serasa pode trazer um aumento de rentabilidade e segurança para o seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o iq e veja outras dicas que preparamos pra você no nosso blog!