Consulta nome Serasa: tudo o que você precisa saber

Por admin

Consulta nome Serasa

Seja para contratar um empréstimo ou não, qualquer pessoa gostaria de saber se está com o nome sujo ou limpo, certo? Em casos de dívidas é ainda mais preocupante, por isso consumidores em geral provavelmente já ouviram falar da consulta de CPF na Serasa. No entanto, será que sabem como funciona e que é possível consultar o nome na Serasa via internet?

A Serasa Experian tem mais de 45 anos e faz parte do Grupo Experian desde 2007. Fornece controle e segurança ao sistema financeiro, permitindo consultas ao CPF. Descubra tudo sobre como consultar seu nome na Serasa gratuitamente.

Diferença entre SPC e SERASA

Embora possuam a mesma função de consultar nome de consumidores em situação de inadimplência financeira, com dívidas atrasadas em alguma instituição comercial ou em bancos, o SPC e a Serasa têm diferenças entre si.

Enquanto a Serasa resulta da parceira da Assobesp com a Febraban, o SPC foi criado e financiado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). SPC diz respeito ao Serviço de Proteção ao Crédito e não difere da Serasa em seu objetivo principal.

A Serasa coleta dados das informações de bancos e instituições financeiras e comerciais, enquanto o banco de dados do SPC é provido por lojistas credenciados. Nesse sentido, também se diferenciam com relação aos dados coletados.

O SPC, por exemplo, coleta dados de consumidores em dívidas em estabelecimentos comerciais em geral, como distribuidoras de energia e água. Já a Serasa tem seu foco nos dados de débitos no setor bancário e instituições financeiras, como cartão de crédito, cheques e empréstimos.

Como consultar nome na Serasa gratuitamente?

Primeiramente é preciso dizer que qualquer pessoa pode consultar CPF na Serasa, ou seja, poderá verificar se está com o nome “sujo” ou “limpo” consultando o CPF de forma rápida e ágil pela internet e sem pagar nada por isso. Além disso, também é possível resolver uma negativação caso seja necessário.

Existem, portanto, algumas formas de consultar o CPF na Serasa. Confira abaixo.

Consulta por CPF via internet

Para consultar o CPF via internet e gratuitamente basta criar uma conta. É possível fazer login com uma conta do Google também. Após ativar a conta e fazer login, irá aparecer o seu score e se há pendências no seu nome. No final deste texto, você encontra um passo a passo de como consultar CPF via internet e gratuitamente.

Pessoalmente

Para consultar pessoalmente é necessário ir até uma agência Serasa com seu CPF em mãos e um dos documentos originais com foto, tais como: RG, carteira de trabalho ou CNH. A consulta também é gratuita e será realizada por um funcionário da agência. É imprescindível que seja o próprio titular do CPF a realizar a consulta.

Via carta

Para consultar por carta é necessário que a mesma seja escrita à mão e deve conter:

  • número do CPF e RG do(a) titular, com cópia;
  • assinatura com firma reconhecida em cartório;
  • endereço completo para resposta.

A consulta é gratuita, mas haverá taxa de envio da correspondência pelas Agências dos Correios e apenas o titular poderá solicitar a consulta. O endereço para envio é: Av. Doutor Heitor José Reali, 360 – CEP 13571-385, São Carlos, SP.

Via procuração

Para consultar por procuração é necessário que o procurador vá até uma agência Serasa com os documentos abaixo em mãos:

  • procuração (original e cópia autenticada) assinada pelo titular do CPF, com firma reconhecida em cartório;
  • cópia simples da procuração;
  • documento original com foto do procurador em questão (RG, Carteira de Trabalho ou CNH).

Apenas o titular poderá solicitar a consulta e será necessário confirmar a gratuidade do serviço no local.

Entenda seu score

O score é uma pontuação de crédito vinculada a situação financeira do consumidor brasileiro. Essa pontuação varia de 0 a 1000 e é baseada em critérios matemáticos. A maior proximidade do número 1000 pode significar em maiores chances de ter crédito aprovado em alguma financeira.

O score é calculado com base em informações como dados cadastrais, dados negativados e consultas feitas no CPF do cliente na Serasa Experian. Essa pontuação pode influenciar a situação do consumidor com relação a negativações, consultas, crédito e pagamentos.

Há, portanto, algumas formas de aumentar sua pontuação:

  • efetuar pagamentos de parcelas de empréstimo no prazo;
  • manter o pagamento do cartão de crédito em dia;
  • pagar as dívidas pendentes.

É importante saber, contudo, que o score pode subir e descer com o tempo, ou seja, a pontuação não é imediata, pois existe todo um processo por trás que diz respeito à mudança de comportamento de cada perfil de consumidor.

Consulta nome Serasa: passo a passo

Agora que você já sabe como funciona a consulta nome Serasa, vamos ao procedimento para consultar o seu CPF gratuitamente via internet. Confira:

  • primeiro, clique em “Consulte agora seu CPF”. Você poderá criar uma conta ou fazer login com uma conta Google;
  • para criar a conta, basta preencher os campos do formulário que aparecerá com CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha;
  • após isso, marque “Declaro que li e aceito os Termos” e depois clique em “Criar conta grátis”;
  • logo que criar a conta, deverá receber um e-mail de confirmação e clicar no link indicado;
  • com sua conta já ativada, assim que fizer login irá aparecer se você tem pendências ou não. Além disso, também vai mostrar sua pontuação no score de 0 a 1000.

O relatório é atualizado diariamente e você poderá encontrar nele pendências de dívidas negativadas, protestos, participações em falências, ações judiciais e cheques sem fundo, caso sejam registradas na Serasa.

Descobriu tudo sobre como consultar nome Serasa? Agora que tal aprender a controlar suas finanças pessoais e cuidar para não ter seu nome negativado? O iq possui serviços e conteúdos voltados para você gerenciar melhor sua vida financeira. Fique por dentro!