Conheça a internet 5G e os impactos dessa nova tecnologia no Brasil

Por Emily Moura

5g no brasil

O futuro da internet está mais próximo do que você imagina! A internet 5G, que promete revolucionar a conectividade das pessoas, chegou em algumas cidades brasileiras. Até o momento só é possível desfrutar da velocidade superior ao 4G em alguns aparelhos, porém esse é um passo muito importante para as inovações desse tipo de conexão. Confira as previsões dos impactos dessa nova internet no Brasil.

Quer saber as 5 melhores formas de economizar energia?

Confira aqui, nosso material exclusivo para você não se preocupar mais com contas atrasadas, já que irá economizar energia com muita eficiência! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Os impactos da internet 5G no Brasil

A internet 5G é, pelo menos, 20 vezes mais rápida que a 4G, mas seu atrativo vai muito além do conforto do acesso rápido. Os impactos econômicos e tecnológicos do 5G prometem revolucionar a forma como conhecemos a conectividade.

Segundo a pesquisa Why 5G in Latin America, realizada pela Nokia e a Omdia, a internet 5G pode se tornar um dos principais pontos de recuperação econômica pós pandemia. Estima-se que entre 2021 e 2035 o Brasil sofra um impacto positivo de até 1,2 trilhão no Produto Interno Bruto (PIB). A conexão 5G possibilitará o gerenciamento e a conexão de vários serviços com uma camada única de internet, ou seja, vários setores e operações serão otimizados e mais econômicos.

Inovações que o 5G pode trazer para o Brasil

Cidades inteligentes

Pode parecer algo distante, mas o 5G pode tornar possível o sonho das cidades inteligentes, começando por São Paulo e Rio de Janeiro. No trânsito, a nova conexão pode auxiliar no gerenciamento e no tráfego diário, monitoramento de transporte público e na infraestrutura dos semáforos e iluminação pública. Na segurança, o monitoramento de vídeo com reconhecimento facial vai poder ser implementado de uma forma mais eficaz.

Manufatura

Os processos de fábricas e armazéns podem ser otimizados através do 5G. Com implementação de veículos autônomos e a organização de equipamentos e produtos as operações ficam mais seguras, rápidas e econômicas.

Mineração

Por conter várias operações de alto risco aos trabalhadores, a mineração é uma das áreas com mais chances de implementação do 5G. Com o 4G já é possível usar equipamentos em lugares mais arriscados, porém, existem atividades que o sinal e a velocidade não suprem a necessidade. O 5G possui velocidade 20 vezes superior e assim será possível operar veículos e equipamentos de forma remota em locais de maior risco.

Varejo

O setor varejista brasileiro terá grande impacto positivo com o 5G. A experiência do cliente pode ser otimizada, com carregamento de páginas web em segundos, suporte personalizado e formas de pagamento mais rápidas e seguras.

Agricultura

Atualmente são necessárias várias conexões para diferentes atividades. Com o 5G, todas essas camadas seriam unificadas, como: irrigação, coleiras, portões, câmeras, sensores e equipamentos. Além disso, seria possível levar a conexão de internet para diversas fazendas brasileiras que ainda não possuem acesso.

Não fique por fora: assine a newsletter do iq
Receba sua dose semanal de notícias sobre finanças, inovação e tecnologia direto no seu e-mail

Qual a previsão de chegada do 5G no Brasil?

Um passo importante para a implementação do 5G é o leilão de faixas de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim será possível popularizar em escala o 5G. No total, serão leiloadas quatro faixas em quatro bandas:

  • 700 MHz
  • 2,3 GHz
  • 3,5 GHz
  • 26 GHz

Comparadas às bandas que utilizamos atualmente, as frequências que serão leiloadas são muito maiores, espaço necessário para implementar o 5G. Infelizmente, o leilão foi adiado, devido às complicações da pandemia do coronavirus, mas a previsão é que ocorra no primeiro semestre de 2021.

A popularização do 5G não vai ser imediata: segundo a pesquisa realizada pela Nokia e a Omdia, 25% das linhas de banda larga serão 5G até 2023. Porém, já temos algumas movimentações das operadoras de telecomunicações no Brasil.

A operadora Vivo ativou o 5G em julho, nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia. Já a Claro, que também ativou o 5G em julho, está somente no Rio de Janeiro e São Paulo, até o momento.

A operadora Tim tem previsão para ativar o 5G em algumas cidades ainda em setembro. Já a Oi, ainda não possui previsão para iniciar as ativações.

Por enquanto, o 5G que chegou no Brasil só possibilita acesso mais veloz que o 4G, para os aparelhos que suportam a rede. Conhecida como DSS, se assemelha muito ao caminho utilizado pela internet 4G.

Do 1G ao 4G como a internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam

O 4G, que surgiu em 2010, já foi uma grande evolução da sua antecessora, o 3G. Mais rápida e com uma capacidade maior para realizar downloads e uploads é a rede mais usada atualmente. Durante os anos, cada atualização trouxe diversos benefícios e inovações, confira:

1G – Surgiu em 1980: na época ainda não existia a conexão de internet celular como conhecemos hoje. Semelhante a internet discada, a conexão era direcionada para telefones acoplados em automóveis.

2G – A internet 2G surgiu em 1990 e, diferente do 1G, era direcionada para a conexão de telefones móveis. Muito limitada, possibilitava apenas a troca de SMS e e-mails sem a necessidade de um computador

3G – Em 2001, a internet móvel começou a tomar uma forma mais parecida com o que conhecemos hoje. Usada até hoje em algumas regiões brasileiras, o 3G possibilitou os downloads, chamadas de vídeo, acesso a sites e partidas de jogos online.

4G – A internet que usamos atualmente surgiu em 2010 e está disponível para 95% da população brasileira. O 4G possibilitou que mais pessoas se conectassem ao mesmo tempo de forma rápida, garantindo vídeo conferências, downloads e uploads com maior rapidez.

Gostou do artigo e quer acompanhar as principais novidades de finanças, tecnologia e inovação? Assine a newsletter do iq e aproveite!