Compror: saiba o que é, para que serve e quais são os benefícios

Por Redação IQ 360

Diversos negócios, especialmente grandes lojas comerciais, utilizam o compror para adquirir produtos de seus fornecedores pagando-lhes à vista com dinheiro do banco – ao mesmo tempo que estendem o prazo para quitar a dívida com seu próprio dinheiro.

O que é operação compror?

A operação compror é uma variação da operação vendor: uma opção de financiamento que instituições financeiras oferecem às empresas para auxiliar em uma transação de venda a crédito. Na operação vendor, a empresa que vende um produto com pagamento parcelado transfere para o banco o direito de receber as parcelas mensais que a empresa compradora pagará e recebe em troca, da própria instituição financeira, o valor total da venda de uma vez só. Consequentemente, a compradora quita as prestações da compra diretamente junto ao banco.

Esse acordo entre três partes ocorre porque a empresa vendedora age como fiadora da empresa compradora e dá garantias ao banco para que a transação seja fechada. Assim, caso a compradora acabe não quitando a dívida por qualquer razão, é a vendedora quem precisa arcar com o prejuízo. Na operação compror, por outro lado, é a empresa compradora quem age como sua própria fiadora: o banco paga a compra integralmente à vendedora e recebe as parcelas mensais da compradora – acrescidas de juros e Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Para que serve uma operação compror?

O objetivo principal da operação compror é criar uma alternativa à operação vendor em que o vendedor não fique sujeito à possível inadimplência do comprador e precise ele mesmo quitar com o banco a dívida por sua própria venda. Assim, o cliente comprador consegue fazer a compra parcelada e com boas condições de prazo e de taxas sem empenhar como responsável pela transação o vendedor – que neste caso muitas vezes é o fornecedor da matéria-prima que faz seu próprio negócio funcionar.

Assim como no vendor, o compror é uma colaboração empresarial que pode favorecer as três partes: a empresa vendedora recebe o dinheiro da venda integralmente e de uma só vez; a empresa compradora consegue financiar uma compra com boas condições bancárias; e o banco recebe as parcelas da compra em questão acrescidas de juros – além de iniciar ou manter um relacionamento financeiro com não só uma empresa, mas      duas.

Vantagens de uma operação compror

Confira abaixo um resumo dos principais benefícios de se fazer uma operação compror:

🡪 O valor da compra que uma empresa faz parcelado no crédito é depositado à vista na conta da empresa vendedora;

🡪 A empresa compradora consegue manter o caixa intacto e suaviza o pagamento de uma compra à vista em parcelas que são quitadas junto ao banco;

🡪 O financiamento na operação compror não sofre incidência imediata da Contribuição Provisória para Movimentação Financeira (CPMF);

🡪 Empresas vendedoras que oferecem a opção do compror atraem mais clientes;

🡪 A empresa vendedora não precisa arcar com o prejuízo em caso de inadimplência ou calote por parte da empresa compradora, que fica com todo o risco da operação;

🡪 Para o banco, a operação compror cria a possibilidade de atrair novos clientes e manter longos relacionamentos com os antigos;

🡪 Para o cliente comprador, a operação compror também dá acesso a financiamentos com prazos e juros mais atraentes.

Como usar uma operação compror?

A operação compror é, essencialmente, um contrato entre três partes: a empresa vendedora, a empresa compradora e o banco. Para que seja de fato estabelecido, é preciso que os três envolvidos assinem o contrato de compror e formalizem o acordo. Depois     , a instituição financeira deposita o valor integral da compra em questão na conta da empresa vendedora – e a empresa compradora compromete-se a quitar, segundo as condições, os prazos e as taxas estabelecidos no acordo, a dívida correspondente junto ao banco.

Como no caso do compror é o cliente comprador quem dá garantias para o negócio e age como seu próprio fiador, ele também fica com todo o risco de crédito do financiamento. Para que o compror de fato ocorra e beneficie a todos, portanto, é essencial que haja um bom relacionamento entre as empresas envolvidas na comercialização em questão e a instituição financeira que financiará o negócio. Como mencionamos, é uma operação especialmente interessante para comércios que precisam adquirir grandes quantidades de produtos de seus fornecedores.