Como comprar passagem de avião barata?

Por Redação IQ 360

comprar-passagem-barata

Atire a primeira pedra quem já não pensou em desistir de uma viagem quando se deparou com os altíssimos preços das passagens aéreas. Infelizmente, viajar de avião é um dos meios de transportes mais caros no mercado, seja por conta da rapidez que o trajeto é feito ou pelo conforto e serviço a bordo. Mas fique tranquilo: você não precisa desistir de suas tão esperadas férias só por causa do preço das passagens. Fazendo uma boa pesquisa e ficando atento é possível conseguir viajar de avião por preços bastante em conta!
Confira a seguir alguns métodos que separamos para você conseguir comprar passagens aéreas online sem gastar grandes fortunas.

Como comprar passagem aérea barata?

Para comprar passagem aérea barata é preciso ter em mente que a tabela de preços varia de acordo com a demanda dos clientes, quanto mais pessoas buscarem por um determinado destino e data, mais cara ficará a passagem.

A variação não tem limites, o que significa que uma mesma passagem pode custar R$ 1,5 mil ou R$ 15 mil, com oscilação que pode ultrapassar os 1000%, dependendo da companhia aérea, do horário, do dia da semana, da época do ano, etc.

Cadastre-se em sites e aplicativos para receber ofertas.

Você nunca será a única pessoa a pesquisar preços de passagem aérea barata, por isso é altamente recomendável contar com ferramentas que identifiquem a variação de preços existente entre as empresas aéreas. Os sites de buscas também costumam oferecer promoções para quem é cadastrado.

Pense em rotas alternativas para a viagem.

Quando não encontrar uma boa oferta, você precisa começar a considerar alternativas que diminuam as despesas. Se o destino escolhido for muito distante, estude a possibilidade de pegar voos que cheguem em outros aeroportos, que façam escalas ou que partam de outra cidade que não a sua.

Pesquise a melhor época do ano para aquele destino.

A melhor época depende muito do destino. Se no local há eventos importantes, é melhor evitá-lo nesses períodos.

No caso de um destino nacional, sempre prefira a baixa estação, fora das férias escolares ou feriados nacionais.

No caso de um destino internacional, aproveite eventos daqui, como o carnaval, para pagar mais barato em passagem aérea para fora.

Viajar em alta ou baixa temporada?

Na alta temporada os preços sobem, porém, costuma ser a época mais animada e mais fácil de encaixar na agenda. Por outro lado, também é possível aproveitar o que o lugar tem a oferecer mesmo na baixa temporada (a depender do local).

Compre as passagens em dias diferentes de feriados.

Comprar passagens aéreas com antecedência costuma ser uma das formas mais econômicas de viajar, até mesmo se a data for em alta temporada.

Por outro lado, evite ao máximo marcar a data de partida em fim de semana ou feriado, já que nesses dias as passagens são sempre mais caras.

Pesquise com calma.

Como quase tudo na vida, pesquisar preços de passagens aéreas baratas exige calma e paciência. Se planeje para ter tempo de olhar vários sites de ofertas de passagens e escolher qual a melhor data de partida e de volta.

Vale a pena esperar uma oferta de última hora?

Antigamente isso era amplamente divulgado, mas, hoje, a verdade é que não vale a pena esperar por uma promoção de última hora. O ideal sempre será comprar com, pelo menos, 60 dias de antecedência (no mínimo).

Encontre o melhor cartão de crédito para comprar passagem aérea barata com ajuda do iq

O iq tem a missão de te ajudar a controlar seu dinheiro da melhor forma possível e tomar as melhores decisões por meio de nossas soluções digitais. Na hora de comprar passagem aérea barata, saiba qual o melhor cartão e condições de pagamento com ajuda do iq.