3 dicas para comprar uma bicicleta barata

Por Redação IQ 360

As bicicletas estão ganhando um público cada vez mais fiel até mesmo nas grandes cidades. Muitas pessoas estão simplesmente abrindo mão dos carros particulares e usando as “magrelas” para se deslocar de casa para o trabalho. Algumas empresas estão se adaptando e oferecendo vestiários para que os funcionários possam inclusive tomar uma ducha ou só trocar de roupa ao chegar à empresa depois de pedalarem um longo trajeto.
Essa mudança de hábitos também está se refletindo no mercado e muita gente está buscando a sua primeira bicicleta. No entanto, para quem ainda está se adaptando, talvez não seja tão interessante investir um valor muito alto. Começar por uma bike mais barata é o recomendado pelos especialistas. Confira essas dicas:

Identifique o seu perfil de ciclista

O primeiro passo é definir a finalidade do uso da bicicleta. Se você pretende utilizá-la todos os dias, nas ruas de uma grande cidade, é fundamental investir em um modelo seguro e em equipamentos e acessórios como capacete, lanterna, buzina etc. Faça uma lista de tudo o que será necessário comprar além da própria bicicleta.
Por outro lado, se você pretende apenas adquirir uma bike para usar nos finais de semana, como lazer ou esporte, é possível comprar um modelo mais simples e barato, ou até mesmo alugá-la pontualmente. Bancos como Itaú e Bradesco têm alguns pontos com bicicletas para alugar em grandes cidades. Empresas como a Yellow também estão ganhando o gosto popular com o aluguel de bicicletas.
Vale fazer o teste antes de comprar sua bicicleta de uma vez, para ver se você se adapta a essa nova forma de se locomover pela cidade.

Onde comprar sua bicicleta

Como as bicicletas não são tão difíceis de estocar, lojas de diferentes perfis acabam oferecendo o produto, cada um com benefícios próprios e condições diferentes para o comprador.
Nos hipermercados, por exemplo, a oferta é bem razoável e é possível encontrar bons preços, podendo parcelar no cartão de crédito do próprio estabelecimento. No entanto, se você está buscando um modelo mais apropriado a esportistas que participam de competições oficiais, talvez esse não seja o lugar ideal para encontrar a bicicleta desejada. Para isso, é melhor recorrer a lojas de esportes ou até mesmo oficinas especializadas. Nesses lugares eles até montam a bicicleta exatamente ao gosto do cliente, não raras vezes usando peças seminovas, o que deixa o produto mais em conta apesar da complexidade maior.

Bicicletas usadas e seminovas

Se a bicicleta é de passeio ou puramente para o lazer, é bom pesquisar em sites especializados em compra e venda de produtos usados e seminovos. As ofertas podem ser muito tentadoras, até porque você tem grandes chances de encontrar bicicletas que mal foram usadas. Muita gente acabou comprando recentemente bikes novinhas e usou tão pouco que agora prefere se livrar delas.
Antes de fechar o negócio, pesquise muito, não tenha pressa, negocie e teste o produto. Se puder, vá acompanhado de alguém que já tem uma bicicleta e poderá ajudar a verificar se o tamanho é o ideal e se a mecânica está em dia.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)