Compesa: saiba como gerenciar as suas faturas
A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) é a empresa encarregada do abastecimento de água e da coleta de esgoto de Pernambuco, estando presente em 173 do total de 185 municípios do estado, alcançando inclusive o arquipélago de Fernando de Noronha.
Confira abaixo dicas de como gerenciar a sua conta da companhia!
Como emitir a sua fatura da Compesa?
Além do recebimento no endereço desejado e cadastrado, a Compesa oferece várias formas para seus clientes terem acesso às faturas, inclusive segunda via, de modo remoto, facilitando assim o gerenciamento das contas. Conheça as opções.
Site
No site, é possível emitir a segunda via da sua fatura e solicitar o recebimento por e-mail, no lugar das cartas via correios. Para isso, o cliente deve acessar a agência virtual da Compesa e informar a matrícula do imóvel.
Aplicativo
O aplicativo também é uma alternativa simples para ter acesso à segunda via da fatura ou para conseguir recebê-la mensalmente por e-mail. O app está disponível para Android e para iOS.
Telefone
A segunda via da fatura pode ser solicitada pelo número 08000 810 195. Ela deverá chegar diretamente no seu e-mail.
Pagando a sua fatura pela internet
Com a fatura em mãos, quais são as opções para fazer o pagamento? Conheça algumas formas.
Internet banking
Os boletos podem ser pagos com facilidade pelo internet banking. Cada banco oferece o serviço pelo site e/ou aplicativo, sendo possível fazer o pagamento informando o código numérico ou por meio do leitor do código de barras.
Débito automático
A empresa oferece a opção de pagamento em débito em conta para os clientes que desejam mais praticidade.
Os bancos parceiros são Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander. Para solicitar, o cliente deverá entrar em contato pelo site do seu banco com a fatura e o CPF em mãos.
Outros serviços on-line
Além de ter acesso à fatura, o cliente da Compesa pode resolver diversas outras questões por meio da agência virtual. Confira algumas opções.
- Mudança de titularidade: é possível solicitar a mudança de titularidade da fatura pelas condições de proprietário, inquilino ou ocupante.
- Mudança de vencimento: caso seja necessário, o cliente pode requisitar a mudança da data de vencimento das faturas, escolhendo a mais conveniente para ele.
- Solicitação de conta em braile: os clientes podem pedir o recebimento da fatura em braile, pelos correios.
Esses e outros serviços devem ser acessados diretamente pelo site da empresa.
Para quem busca economizar
Existem algumas dicas fáceis de pôr em prática para economizar na sua conta de água. Acompanhe e veja como diminuir o consumo na sua casa.
- Verifique possíveis vazamentos
Equipamentos que apresentam falhas podem fazer a sua conta de água subir.
Por exemplo, uma torneira que pinga pode gastar 46 litros de água por dia! É importante fazer esse tipo de reparo, além de verificar outros tipos de vazamento na casa.
Para descobrir, faça um teste. Ligue os registros, desligue todos os equipamentos e feche as torneiras. Veja a posição do ponteiro no hidrômetro e compare depois de uma hora. Se ele se moveu, é provável que haja um vazamento.
Nesse caso, chame um profissional qualificado para fazer o conserto.
- Considere a descarga acoplada
Uma descarga com válvula chega a gastar de 15 a 30 litros de água por uso. Se você tem uma, considere fazer a mudança para uma descarga acoplada.
A diferença é sentida no bolso: com ela, o gasto de água por cada uso cai para 6 litros.
- Monitore o tempo do banho
Quinze minutos de banho podem fazer o consumo de água bater 135 litros.
Banhos mais curtos fazem uma enorme diferença: em 5 minutos, fechando o registro durante o banho, o gasto de água cai para apenas 45 litros.
- Prefira usar um regador
Quando você usa uma mangueira para regar um jardim por apenas 10 minutos, o gasto de água pode chegar a 186 litros!
A dica mais simples é utilizar um regador em períodos mais amenos do dia. Assim, o nível de evaporação é mais baixo e você economiza água.
- Reaproveite a água
A água utilizada para lavar roupas, por exemplo, pode ter outro destino: use-a para lavar a área de serviço ou o quintal ou para dar descarga no banheiro.
Atendimento ao cliente
Os clientes da Companhia Pernambucana de Saneamento contam com diversos canais de atendimento remoto. Conheça os principais:
Por telefone
ATENDIMENTO COMERCIAL
Disponível 24 horas por dia: 0800 081 0195
VAZAMENTOS DE ÁGUA E ESGOTO
0800 081 0185
OUVIDORIA
A Compesa disponibiliza vários números de telefone para Ouvidoria, que se encarrega de receber, registrar e encaminhar as manifestações dos seus clientes. Confira as opções:
3412-9721
3412-9720
3412-9669
3412-9635
3412-9714
3412-9016
Nas redes sociais
A Compesa tem perfis nas principais redes sociais e responde a seus clientes por comentários e mensagens privadas. Entre em contato no Facebook, no Instagram ou no Twitter.
Gerenciador iq
Outra alternativa para quem deseja uma solução simples para gerenciar as suas contas é o aplicativo iq. Com ele, você pode cadastrar várias faturas para que elas sejam pagas de forma automática, direto no seu cartão de crédito. Saiba mais e faça o seu cadastro.