Compesa: saiba como gerenciar as suas faturas

Por Redação

A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) é a empresa encarregada do abastecimento de água e da coleta de esgoto de Pernambuco, estando presente em 173 do total de 185 municípios do estado, alcançando inclusive o arquipélago de Fernando de Noronha.

Confira abaixo dicas de como gerenciar a sua conta da companhia!

Como emitir a sua fatura da Compesa?

Além do recebimento no endereço desejado e cadastrado, a Compesa oferece várias formas para seus clientes terem acesso às faturas, inclusive segunda via, de modo remoto, facilitando assim o gerenciamento das contas. Conheça as opções.

Site

No site, é possível emitir a segunda via da sua fatura e solicitar o recebimento por e-mail, no lugar das cartas via correios. Para isso, o cliente deve acessar a agência virtual da Compesa e informar a matrícula do imóvel. 

Aplicativo

O aplicativo também é uma alternativa simples para ter acesso à segunda via da fatura ou para conseguir recebê-la mensalmente por e-mail. O app está disponível para Android e para iOS.

Telefone

A segunda via da fatura pode ser solicitada pelo número 08000 810 195. Ela deverá chegar diretamente no seu e-mail.

Pagando a sua fatura pela internet

Com a fatura em mãos, quais são as opções para fazer o pagamento? Conheça algumas formas.

Internet banking

Os boletos podem ser pagos com facilidade pelo internet banking. Cada banco oferece o serviço pelo site e/ou aplicativo, sendo possível fazer o pagamento informando o código numérico ou por meio do leitor do código de barras. 

Débito automático

A empresa oferece a opção de pagamento em débito em conta para os clientes que desejam mais praticidade.

Os bancos parceiros são Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander. Para solicitar, o cliente deverá entrar em contato pelo site do seu banco com a fatura e o CPF em mãos.

Outros serviços on-line

Além de ter acesso à fatura, o cliente da Compesa pode resolver diversas outras questões por meio da agência virtual. Confira algumas opções.

  • Mudança de titularidade: é possível solicitar a mudança de titularidade da fatura pelas condições de proprietário, inquilino ou ocupante.
  • Mudança de vencimento: caso seja necessário, o cliente pode requisitar a mudança da data de vencimento das faturas, escolhendo a mais conveniente para ele. 
  • Solicitação de conta em braile: os clientes podem pedir o recebimento da fatura em braile, pelos correios.

Esses e outros serviços devem ser acessados diretamente pelo site da empresa.

Para quem busca economizar

Existem algumas dicas fáceis de pôr em prática para economizar na sua conta de água. Acompanhe e veja como diminuir o consumo na sua casa.

  • Verifique possíveis vazamentos

Equipamentos que apresentam falhas podem fazer a sua conta de água subir.

Por exemplo, uma torneira que pinga pode gastar 46 litros de água por dia! É importante fazer esse tipo de reparo, além de verificar outros tipos de vazamento na casa. 

Para descobrir, faça um teste. Ligue os registros, desligue todos os equipamentos e feche as torneiras. Veja a posição do ponteiro no hidrômetro e compare depois de uma hora. Se ele se moveu, é provável que haja um vazamento. 

Nesse caso, chame um profissional qualificado para fazer o conserto. 

  • Considere a descarga acoplada

Uma descarga com válvula chega a gastar de 15 a 30 litros de água por uso. Se você tem uma, considere fazer a mudança para uma descarga acoplada. 

A diferença é sentida no bolso: com ela, o gasto de água por cada uso cai para 6 litros.

  • Monitore o tempo do banho

Quinze minutos de banho podem fazer o consumo de água bater 135 litros. 

Banhos mais curtos fazem uma enorme diferença: em 5 minutos, fechando o registro durante o banho, o gasto de água cai para apenas 45 litros. 

  • Prefira usar um regador

Quando você usa uma mangueira para regar um jardim por apenas 10 minutos, o gasto de água pode chegar a 186 litros! 

A dica mais simples é utilizar um regador em períodos mais amenos do dia. Assim, o nível de evaporação é mais baixo e você economiza água.

  • Reaproveite a água 

A água utilizada para lavar roupas, por exemplo, pode ter outro destino: use-a para lavar a área de serviço ou o quintal ou para dar descarga no banheiro.

Atendimento ao cliente

Os clientes da Companhia Pernambucana de Saneamento contam com diversos canais de atendimento remoto. Conheça os principais:

Por telefone

ATENDIMENTO COMERCIAL

Disponível 24 horas por dia: 0800 081 0195

VAZAMENTOS DE ÁGUA E ESGOTO

0800 081 0185

OUVIDORIA

A Compesa disponibiliza vários números de telefone para Ouvidoria, que se encarrega de receber, registrar e encaminhar as manifestações dos seus clientes. Confira as opções:

3412-9721

3412-9720

3412-9669

3412-9635

3412-9714

3412-9016

Nas redes sociais

A Compesa tem perfis nas principais redes sociais e responde a seus clientes por comentários e mensagens privadas. Entre em contato no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Gerenciador iq

Outra alternativa para quem deseja uma solução simples para gerenciar as suas contas é o aplicativo iq. Com ele, você pode cadastrar várias faturas para que elas sejam pagas de forma automática, direto no seu cartão de crédito. Saiba mais e faça o seu cadastro.