Como parcelar conta vencida e quitar de uma vez as dívidas

Por Redação IQ 360

pagar as contas em dia

Ninguém merece receber cobranças diárias por causa de uma conta em aberto, não é mesmo? Ser bombardeado com esse conteúdo por e-mail, mensagens no telefone e ligações estraga o dia de qualquer pessoa.

Por isso, se você tem alguma dívida e quer ficar livre desse incômodo de uma vez por todas, deve adotar boas práticas de negociação. E, assim, conseguir parcelar conta vencida sem maiores transtornos e do jeito que fica bom para você.

Não sabe por onde começar? Confira nossas dicas!

Quando realizar o parcelamento?

Você deve procurar parcelar conta vencida o quanto antes. Quanto mais tempo você deixá-la em espera, maiores podem ser as taxas incluídas na hora da renegociação.

E, com um valor ainda maior, pode ficar mais difícil pagar tudo, concorda? Sendo assim, procure avaliar seu orçamento e sua disponibilidade, e se organize para que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Além disso, cada empresa tem exigências e trâmites específicos para o pagamento. Portanto, procure se informar a respeito das condições junto à instituição.

Como parcelar conta vencida?

A dívida deve ser quitada diretamente com credores, que podem ser bancos, operadoras de cartões, lojas e demais fornecedores. Não aceite a intervenção de terceiros nesse processo, na medida do possível.

Caso você receba a cobrança de uma empresa especializada por exemplo, ela é extrajudicial. Fique de olho para pagar apenas o que está previsto em contrato, porque outros acréscimos não são de sua responsabilidade imediata.

A quais informações você precisa ter atenção?

É fundamental ter atenção a algumas questões antes de parcelar conta vencida. Por exemplo, analise todas as propostas que você receber antes de dar uma resposta final.

Pesquise também sobre cláusulas contratuais que falem sobre juros, taxas e demais acréscimos que podem aumentar o valor devido. Procure encontrar todos os detalhes possíveis para desenvolver uma boa negociação mais para frente.

Reúna todos os seus documentos e as contas ou demais cobranças e deixe em fácil acesso. Assim, durante a negociação, você pode conferir o que é importante para verificar se a proposta é realmente boa.

Boas práticas para parcelar conta vencida

Vamos agora a algumas boas práticas para parcelar conta vencida. É mais simples do que você imagina, veja só:

Estabeleça um limite de pagamento de acordo com o seu orçamento

Nunca ultrapasse o seu orçamento para quitar uma dívida. Do contrário, outras se formarão, pois faltará dinheiro em outras demandas. Estude bem suas possibilidades para que você consiga cumprir o combinado.

Defina uma estratégia de negociação

Se a proposta do credor não estiver boa para você, não há problema.! Você pode fazer uma contraproposta. Ter uma estratégia de negociação permite que você deixe tudo exatamente como é ideal para sua realidade.

Tenha atenção com os cálculos

Faça e refaça os cálculos para ter certeza de que nada a mais é cobrado de você. Se tiver dúvidas, questione junto ao credor, mas jamais pague de imediato sem a devida confirmação.

Anote todos os detalhes

Por fim, anote todos os detalhes da sua negociação e do parcelamento estabelecido. Prazos de pagamento, informações importantes e o que mais for preciso para que você possa se organizar com sucesso.

Como evitar o vencimento de uma conta?

Depois que esse susto passar e você conseguir parcelar conta vencida, em pouco tempo sua dívida estará quitada. Então, é hora de colocar novas dicas em prática para evitar que outras contas vençam.

  • Priorize suas contas mensais para que as mais importantes sejam pagas primeiro;
  • Utilize planilhas financeiras ou aplicativos no celular para registrar a saída e a entrada de seu dinheiro;
  • Mantenha uma reserva de emergência;
  • Controle os gastos do cartão de crédito;
  • Tente sempre gastar menos do que você ganha.

A princípio, parcelar conta vencida pode parecer um pouco desgastante. Mas tenha calma nesse processo, porque a sensação de uma dívida quitada é muito valiosa. E, aos poucos, você conseguirá reajustar a sua vida financeira para ter muito mais tranquilidade e segurança.

Acesse o site do iq e confira outros conteúdos sobre finanças pessoais!