5 dicas infalíveis de como melhorar as finanças em 2020

Por admin

como melhorar as finanças em 2020

A virada do ano é acompanhada de muita expectativa e nervosismo. É bem verdade que para uns, é apenas mais um dia indo embora e outro chegando. Mas, para a grande maioria, e motivo de alegria e esperança de uma vida diferente.

No entanto, para que quaisquer de nossas vontades e objetivos para o ano seguinte deem certo, é necessário, antes de qualquer coisa, planejamento e ação.

Preocupados com seu bem-estar e querendo fazer parte dessa nova fase da sua vida, nós do iq, preparamos 5 dicas essenciais na hora de fazer esse planejamento. São dicas valiosas e que vão te ajudar a saber como melhorar as finanças em 2020.

Planejamento orçamentário: saiba como fazer o seu!

Aprenda a ter maior controle das suas finanças!

E-mail enviado com sucesso.

Como melhorar as finanças em 2020?

Como é bom estabelecer novas metas para o ano que está dando as caras. Mas, para que essas metas sejam organizadas e efetivas, é necessário que haja muito planejamento. Aqui vão 5 dicas para que você saiba como melhorar as finanças em 2020.

Organize suas dívidas

Uma das partes essenciais às nossas dicas é organização. Não é possível falar em como melhorar as finanças em 2020 sem falar em organização.

Sem uma visão objetiva dos seus gastos e receita, pode ser que você se perca em meio ao que recebe e o que gasta, e, assim, seus objetivos deixados de lado.

Uma coisa muito comum entre os brasileiros é que eles vão gastando no cartão de crédito sem pensar no que estão fazendo e só vão descobrir quando a conta chega em casa no final do mês.

Além disso, dê prioridade à quitação das dívidas já existentes. Tenha em mente que toda dívida em aberto gera juros, e esses juros podem ser um obstáculo gigantesco na hora de melhorar sua vida financeira.

É necessário, então, que você crie uma planilha de controle de gastos. É necessário que nela contenha o registro de tudo o que você gasta e ganha, e que cada gasto seja categorizado de maneira ordenada. Pode ser que seja uma barra de chocolate, ela precisa ser registrada de maneira adequada.

Faça investimentos inteligentes

Vale à pena separar parte do seu dinheiro para investir. Isso fará com que seu dinheiro renda mais e você possa se beneficiar de uma receita maior, ou mesmo se planejar para grandes aquisições utilizando o dinheiro investido.

Investir seu capital de maneira adequada faz com que seu dinheiro se valorize e você ganhe ao invés de perder. Além disso, investir faz com que você tenha mais disciplina com sua receita e use seu dinheiro de maneira correta e tenha menos tendência a gastá-lo sem necessidade.

Ainda, ter dinheiro investido pode te ajudar em momentos de crise financeira. viver de pagamento em pagamento pode ser um problema caso perca o emprego, ou haja redução na receita. Automaticamente você entrará numa crise e, caso não tenha dinheiro investido, dificilmente terá capital suficiente para contorná-la.

Organização é tudo!

Entender o quanto você recebe, quais são as coisas indispensáveis a você e o quanto essas coisas essenciais custam vai te dar uma condição de análise muito melhor.

Nessas coisas essenciais estão os gastos de casa comuns, água, luz, gás, alimentação. O preço da sua faculdade e de cursos precisa estar incluído nessa categoria, afinal de contas sem aprimoramento pessoal, pode ser que quaisquer outros cuidados financeiros se tornem vãos.

Vale lembrar que aqui pode entrar o lazer também, se a cervejinha de final de semana é importante, ela deve ser colocada na ponta do lápis, assim você terá uma melhor noção de como se organizar financeiramente.

Tenha objetivos e meios para alcançá-los

Traçar metas e objetivos é essencial na hora de melhorar sua saúde financeira. Caso não faça isso, irá gastar sua receita sem propósito algum.

Além disso, dê prioridade a objetivos que farão com que você evolua na área em que atua ou deseja atuar. Além de fazer bem para você, abrirá portas, o que gerará mais receita e fará com que você tenha uma saúde financeira melhor.

Assim, cursos, faculdades, investir no aprendizado de novas línguas, tudo isso são ótimas formas de investir seu dinheiro. Isso mesmo, não deixa de ser um investimento.

Reaproveite o que tem!

Tudo o que for comprar precisa ser pensado com antecedência e encaixado nas possibilidades do seu salário.

Evite gastos que se dão apenas por uma questão de luxo. Pelo menos até que esteja organizado financeiramente. Se o teu sofá está confortável ainda e serve ao propósito, não há necessidade de comprar outro.

Reutilize cadernos, canetas, material escolar de modo geral. Tudo isso pode contribuir para sua saúde financeira. Sempre que puder, guarde seu dinheiro.

É de extrema importância que você tenha recursos na hora da crise, e só poderá gerar esses recursos quando perceber que é de extrema importância que guarde o seu dinheiro.

Além do mais, o iq está aqui com artigos completos para te ajudar a se organizar financeiramente e traçar de maneira mais adequada seus objetivos.