Confira passo a passo de como fechar conta no Banco Itaú

Por admin

fechar-conta-itau

Encerrar uma conta bancária pode parecer uma missão trabalhosa, mas é mais simples do que se imagina e muito mais econômica do que a usual alternativa de abandoná-la. O Banco Itaú, por exemplo, calcula que uma de suas contas correntes mais comuns, se deixada sem movimentação por seis meses, pode gerar um prejuízo de aproximadamente R$ 100 reais ao cliente titular. Somente após esse período semestral de inatividade é que a instituição suspenderá a cobrança das tarifas de manutenção.

 Saiba como abrir uma conta no Banco Itaú!

 Aprenda a organizar as finanças da família!

O procedimento de como fechar a conta Itaú da maneira adequada é, no caso das contas correntes que foram abertas presencialmente, ir até qualquer agência da mesma instituição para solicitar e preencher um formulário de encerramento de conta – essa regulamentação funciona da mesma forma para todos os grandes bancos. Já para as contas abertas no Itaú pela Internet, é possível fazer o encerramento também virtualmente. Em ambos os casos, é necessário ainda resolver as possíveis pendências da conta e zerar o saldo da mesma.

Para que você não tenha dúvidas sobre como fechar a conta Itaú, preparamos uma lista com as principais dicas que facilitarão sua vida caso tome essa decisão.

Passo a passo para fechar conta no Itaú

Veja como fechar a conta Itaú que foi aberta presencialmente:

Passo 1:

Apure se possui pendências atreladas à conta corrente que deseja fechar – como cheques a serem compensados, investimentos vinculados, empréstimos a quitar, débitos automáticos e quaisquer lançamentos futuros. Regularize essas pendências para que não surja qualquer obstáculo no momento em que solicitar o encerramento;

Passo 2:

Transfira ou retire todo o dinheiro restante da conta, deixando o saldo “zerado”: O Itaú pode se recusar a fechar a conta caso o saldo esteja positivo ou negativo;

Passo 3:

Vá até qualquer agência do Banco Itaú (não necessariamente aquela em que abriu a conta) portando o CPF, um documento original com foto (CNH, RG, etc.) e solicite um formulário de encerramento de conta (ou entregue uma carta escrita por você mesmo indicando a intenção de encerrá-la). Se você for um cliente Personnalité, dirija-se a qualquer agência Itaú Personnalité e faça o mesmo;

Passo 4:

Depois de preencher e entregar o formulário de encerramento, o cliente receberá do Itaú um protocolo e um demonstrativo com as obrigações que precisam ser cumpridas para dar prosseguimento ao processo. Se as pendências estiverem todas regularizadas e o saldo da conta for zero, o banco terá então 30 dias para oficializar e comunicar o ex-correntista do fechamento da conta.

Conta aberta pelo APP? Feche a conta pelo celular!

Caso sua conta corrente no Itaú tenha sido criada via Internet, o banco permite que você a feche da mesma maneira. Antes, regularize as pendências e zere o saldo da conta da mesma forma que nos passos iniciais descritos acima. Depois, acesse a conta virtualmente como de costume e digite seus dados e senha. Uma vez logado, basta digitar “encerramento da conta” no campo de busca e seguir as instruções fornecidas.

Quer mais informações sobre finanças pessoais?

A missão do iq é oferecer soluções digitais e ideias transparentes para ajudar brasileiros e brasileiras a terem maior controle do seu dinheiro e a tomarem melhores decisões financeiras – gastando menos tempo com burocracia e mais com suas paixões.