Passo a passo: como fazer um roteiro de viagem?

Por Redação IQ 360

O ano de 2020 chegou e com ele vários planos, objetivos e metas. Além das dietas, metas de investimento e empreendimento, há algo que, para muitos, acompanha essas realizações: o desejo de viajar.

Viajar é uma das melhores coisas da vida e precisa ser parte da vida de todos aqueles que são apaixonados por novas experiências, diferentes culturas e lugares novos.

Para muitos, isso pode parecer algo distante em meio à turbulência do dia a dia, mas nós sabemos que com o planejamento correto, tudo pode se tornar realidade.

Uma viagem pode ser considerada um investimento no qual não há retorno do dinheiro à primeira vista. Mas, é possível dizer que, a riqueza do intercâmbio cultural, o descanso, a gastronomia diferente de cada lugar, tudo isso, são coisas pelas quais vale a pena investir. Separe uma parte do seu orçamento e se esforçar para ter esse tipo de experiência.

Imagine quão diferente é a cultura, por exemplo, da Escócia da nossa. Ou mesmo, para quem mora no Sul do Brasil, é tão diferente de quem mora no Nordeste. Vale a pena conferir essa riqueza.

Mas, fato é que, para que uma viagem seja bem-sucedida e aproveitada, é necessário um planejamento detalhado. Uma viagem sem organização pode se tornar um pesadelo e desperdício de dinheiro.

Por isso, vamos lhe dar dicas essenciais que vão o ajudar a saber como fazer um roteiro de viagem.

Como fazer um roteiro de viagem?

Um roteiro de viagem organizado e bem-sucedido implica diretamente na qualidade da experiência que a viagem pode proporcionar.

Apesar de não ser coisa muito difícil para quem viaja com regularidade, o planejamento da viagem pode ser um pouco mais complicado para os menos experientes. No entanto, vale a pena.

Esse planejamento lhe dá tranquilidade na hora da viagem e lhe faz, além de tudo, economizar tempo e dinheiro. Coisas que são caras nestes tempos.

#1 Estabeleça seu orçamento

Organização financeira é primordial quando o assunto é viagem. Sabemos que, para fazer qualquer aquisição ou investimento, é preciso primeiro ter visão objetiva da sua receita, e o quanto é possível investir em determinado negócio.

Com viagens não é diferente. Sem planejamento financeiro, você provavelmente irá gastar mais do que pode, e a experiência que deveria ser maravilhosa, se torna uma bola de neve de dívidas.

Portanto, antes de qualquer coisa, estabeleça um orçamento para a viagem que lhe deixe confortável com sua receita ao final. 

Quanto antes o planejamento funcionar, mais confortável será o orçamento. Afinal de contas, você terá mais tempo para juntar o dinheiro e quitar passagens, hospedagens ou pacotes.

>> Para tanto, o iq lhe ajuda a se organizar financeiramente e realizar seus sonhos da melhor forma possível.

#2 Selecione os destinos de interesse e compare com o budget

Depois de ter definido o orçamento, é hora de decidir para onde gostaria de ir. Todos os destinos de interesse devem ser linkados e orçados na hora de escolher.

Compare preços de estadia, passagens de avião, ou qual seja a locomoção que escolher, gastos necessários como alimentação. Cada coisa referente ao lugar de interesse deve estar listada e deve ser analisada com atenção.

Naturalmente, é importante que a escolha do destino esteja de acordo com o budget que se tem para gastar. Não adianta escolher uma cidade, sendo que a viagem se torne um fardo para pagar. Isso tirará grande parte do prazer da experiência.

 #3 Escolha a melhor época

Após a escolha do destino, é preciso decidir a data da viagem. E aqui está um ótimo jeito de começar a deixar sua viagem mais barata.

Pode ser que você realmente queira conhecer Gramado em Julho, ou deseje passar a virada do ano em Nova York. Épocas em que viajar para esses lugares é mais caro, é o que chamamos de alta temporada. Da mesma forma que uma acomodação no litoral na virada do ano é mais caro.

Se você tiver receita para isso, não há nada de errado e deve investir para realizar a viagem dos seus sonhos. Mas, caso seu objetivo seja fazer uma viagem mais econômica, a forma de pensar a data, deve ser ligeiramente diferente.

Deve se dar prioridade às épocas do ano em que o destino de interesse não esteja em alta temporada, de visitação turística. Isso pode, e vai, deixar suas acomodações mais baratas. É tudo uma questão de oferta e demanda.

Confira a nossa lista completa para sua viagem

Não esqueça de nada na hora de viajar com a lista que o iq preparou

E-mail enviado com sucesso.

#4 Pesquise hospedagens em conta

Não há como fazer um roteiro de viagem sem escolher um lugar para se hospedar no destino escolhido.

É muito importante que se compare os preços do maior número de acomodações que conseguir. E ainda, quanto maior a antecedência, melhor.

Esse exercício faz com que você descubra lugares que oferecem acomodações mais baratas, ou ainda, melhores acomodações pelo mesmo preço de outra que não seja tão boa assim.

Tudo está disponível na internet, então vale gastar um tempo para escolher a hospedagem. Deve se considerar a localização. Às vezes você gasta menos com o hotel, mas gastará mais com deslocamento. É muito importante colocar tudo na ponta do lápis.

E sempre, adeque seu sonho ao orçamento de maneira que a viagem seja a melhor possível

#5 Planeje intervalos e despesas extras

Vale sempre a pena procurar alternativas mais baratas para tudo o que for fazer. Quem sabe uma viagem de ônibus não seja tão ruim para o lugar que escolheu? Só nesse aspecto, você já economiza receita em relação a um voo.

Pense em fazer compras nos supermercados do destino escolhido. Comer todos os dias da viagem em restaurantes, pode encarecer muito a viagem. Coma em casa alguns dias, cozinhe, e separe a grana para um jantar especial.

#6 Resolva as pendências burocráticas

Uma das coisas que mais nos deixa em apuros, são as burocracias da viagem. Não há como fazer um roteiro de viagem sem dar atenção a isso.

Cada destino tem sua particularidade, e é necessário checar com o consulado, na internet, em fóruns, utilizar tudo o que está disponível para deixar tudo certo antes da viagem. Vacinas, vistos, seguro, viagem. Tudo isso precisa ser resolvido com antecedência.

#7 Aproveite!

Agora que você já sabe como montar um roteiro de viagem, o que resta é aproveitar essa experiência maravilhosa e rica. Como deixou tudo organizado, não há com o que se preocupar.

E última dica, esteja atento ao planejamento, mas aberto às possibilidades da viagem, pode ser que algum programa muito legal apareça e é importante que você tenha dinheiro para abraçar a ideia.

O iq tem como missão ajudar brasileiros a obter o maior controle sobre o orçamento e finanças, a partir de soluções inteligentes. O aplicativo da iq pode ser de grande ajuda para você que quer se organizar nos gastos, como os serviços de streaming utilizados.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

0 / 5 (1 avaliação)