10 dicas de como economizar na construção sem prejudicar o imóvel

Por Redação IQ 360

economizar na construção

Ainda há pessoas que optam por construir a sua própria casa, e essa decisão pode vir acompanhada de muitos desafios, os quais precisam ser vencidos para alcançar este sonho.

Além desses desafios, há sempre a necessidade de economizar em tudo o que estiver relacionado a esta construção. Desta maneira, será possível prejudicar o mínimo a receita estabelecida para esta construção. Assim, vamos dar algumas dicas de como economizar na construção.

Como economizar na construção?

Avalie seu dinheiro

Antes de se aventurar nesta empreitada é necessário que você tenha plena consciência de suas possibilidades financeiras. Não há projeto bem-sucedido sem planejamento adequado.

Pesquise financiamentos, empréstimos, e, principalmente, adéque qualquer uma dessas possibilidades à sua receita. A beleza de sua casa também está no fato de você estar em paz quando for morar nela.

 Compre materiais com antecedência

Isso pode te ajudar a saber como economizar na construção. As lojas podem oferecer bons descontos em alguns produtos. E você pode ter descontos ainda melhores se comprar diretamente dos fornecedores. Essa é uma boa opção para adquirir os materiais básicos, que são comprados em grande quantidade, como blocos, tijolos, areia e aço.

Mesmo que não haja muita variação de preço em materiais básicos de construção, é muito importante que você faça comparação de preços. Quaisquer descontos ou melhores preços, impactam diretamente no orçamento final da construção.

Por isso, é de extrema importância que você os adquira com antecedência. Assim terá mais tempo para pesquisa e não irá se desesperar na hora de escolher. Pesquisa demanda tempo e empenho, não compre na primeira loja que entrar.

Aproveite promoções

Uma das vantagens de começar a pesquisar com antecedência é a maior possibilidade de encontrar promoções. Quando isso acontece, você pode reduzir e muito o custo de materiais essenciais à construção.

É claro, tenha bom senso e pesquise. Pode ser que a promoção não seja lá essas coisas e você acaba se endividando sem necessidade, caso a compra de determinado material não esteja no planejamento para determinada data.

Por isso, a importância de sempre estar atento aos preços e uma boa pesquisa.

Busque opções alternativas

Há sempre a possibilidade de encontrar materiais que resolvem determinados problemas das construções mas que não são materiais tidos como “de primeira”. Vale a pena pesquisar e ficar atento nessas alternativas.

Por exemplo, é possível fazer a utilização de materiais reciclados e que darão conta da situação. Em casas de materiais de demolição é possível encontrar muitas opções.

Assim, para saber como economizar na construção, é preciso ter criatividade e flexibilidade. É claro, tenha sabedoria, não compre coisas que podem prejudicar sua construção.

Contrate um arquiteto

Saber como economizar na construção é reconhecer a necessidade de um especialista. A contratação de um arquiteto garante um projeto que atenda ao gosto e às necessidades dos moradores.

E, a supervisão durante a execução dos serviços potencializa sua qualidade e evita o desperdício de materiais. Desta maneira viabiliza o término da obra dentro do tempo previsto.

Um dos mitos sobre a contratação de um arquiteto é que este profissional seria caro demais para uma obra residencial. Na verdade, o valor do serviço do arquiteto é pequeno em relação ao total da obra e ainda agrega segurança e tranquilidade, já que conta com alguém competente no comando.

Siga os planos iniciais

Confie no projeto que você propôs e que foi concretizado por seu arquiteto. Tendências vem  e vão, mas o que deve ser levado em consideração é seu gosto e aquilo que você idealizou.

Até porque mudar a ideia do projeto no meio de sua execução implicará, necessariamente, em aquisição de outros materiais, mais tempo de obra, e desperdício de coisas que já foram adquiridas e não se encaixam nesta nova ideia.

Contrate mão de obra qualificada

A economia na hora de construir depende de muitos fatores, um deles é contratar mão de obra qualificada. Isso é importante porque, pode ser que você dê preferência a mão de obra barata,  e isso pode custar caro para você.

Mão de obra qualificada implica em menos tempo de construção, menos desperdício de material e menos dor de cabeça. Isso tudo compensa o valor mais adequado que você tenha pago ao contratar mão de obra qualificada.

Negocie valores

Vale para qualquer aquisição, mas, neste caso, como a variedade de valores referentes à mão de obra é grande, vale a pena tentar conseguir um preço melhor para sua demanda.

É claro, nunca desvalorize o trabalho de quem quer que seja. Esta negociação deve ser feita em termos justos e polidos. Você pode arrumar uma dor de cabeça se agir com arrogância em determinada negociação.

Evite desperdícios

Não importa quão bons foram os valores que você conseguiu, materiais de construção em escala são caros, e qualquer desperdício deve ser evitado.

Aqui vale novamente uma ressalva quanto à mão de obra qualificada: contratar alguém que não trabalha bem por causa de seu valor pode fazer com que tão pessoa desperdice muito material, e isso vai encarecer novamente sua obra.

Use o que já tem

Tudo o que você puder reutilizar é bem-vindo. Seja criativo e tenha boas ideias, elas vão lhe economizar muito dinheiro. Esta talvez seja uma das principais dicas sobre como economizar na construção. Saber como economizar na construção é também saber ser criativo.

Construir é um grande passo na vida, e o iq está aqui para te ajudar a ter planejamento  em todos os momentos importantes de sua vida.