Como economizar combustível: 10 dicas para você gastar muito menos

Por Redação IQ 360

Como economizar combustível

Quem utiliza o veículo, principalmente, para trabalhar ou realizar sempre os mesmos caminhos e atividades consegue ter uma despesa um pouco mais fixa, mas o combustível costuma ser avaliado como um gasto variável, pois nunca sabemos exatamente quanto vamos andar com o carro em cada mês – podem surgir viagens, passeios mais longos, idas inesperadas ao médico.  Por isso, é sempre bom anotar quantos quilômetros foram percorridos em cada mês. Porém, como economizar combustível?

Separamos aqui diversas dicas para ajudá-lo a utilizar o carro de modo consciente, que vão desde mudanças de comportamento e no modo de dirigir até como decidir o melhor posto e forma de pagamento. Desse modo, você conseguirá economizar combustível.

Mudanças de comportamento

  1. É preciso mesmo ir de carro?

Sem dúvida, uma das maneiras de economizar combustível é não gastar combustível. Pode parecer óbvio, contudo, na correria do dia a dia e buscando conforto e praticidade, acabamos utilizando o carro, mesmo quando não seria necessário, como em pequenas distâncias que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta.

Além disso, quando estão com o motor ainda frio, carros gastam mais combustível. Por isso, precisamos colocar na balança se realmente é preciso ligar o carro para ir ali na esquina. Não só o seu bolso, como o seu corpo e o meio ambiente agradecem.

  1. Conversar com seus vizinhos e colegas de trabalho

Muitas vezes, alguém próximo de nós vai para o mesmo bairro ou passará por locais que também fazem parte do nosso trajeto e não sabemos, ou só vamos descobrir muito tempo depois, por pura falta de comunicação. Dar carona ou revezar carros, além de estreitar laços com pessoas com quem compartilhamos espaços importantes é outra forma de economizar combustível.

Tecnologia a seu favor

  1. Fugir do trânsito

Evitar os horários de pico é uma das melhores formas de não gastar combustível parado em um congestionamento com arrancadas e paradas constantes. Entretanto, nem sempre isso é possível.

Aí entra outra dica já bem difundida: utilize os aplicativos que mostram onde estão os engarrafamentos e quais os melhores caminhos para chegar ao seu destino final com menos trânsito.

  1. Encontrar os melhores preços

Alguns aplicativos de trânsito passaram a indicar qual o valor do combustível em postos próximos a você. Além desses, também já existem aplicativos específicos que apresentam informações detalhadas dos postos e dos diferentes tipos de combustíveis de cada um.

Assim, fica mais fácil comparar e decidir qual posto apresentará o melhor custo benefício, avaliando a distância que você terá que percorrer até lá ou se esse está em seu caminho, o preço e a credibilidade do estabelecimento.

  1. Conseguir descontos em combustível

Diversas redes de postos de gasolina se uniram a bancos e bandeiras de cartões de crédito e possuem programas de fidelidade com pontos e descontos. Saber qual o melhor cartão para utilizar em cada posto, pode fazer diferença no fim do mês, para quem possui um alto gasto com combustível. No iq selecionamos os melhores cartões para economizar com combustível.

Mudanças na direção

  1. Fazer revisões regularmente

Além de sempre prestar atenção a eventuais barulhos e detalhes diferentes em seu veículo, observar quantos quilômetros foram rodados em comparação com quantos litros de combustível foram gastos também auxilia no monitoramento da saúde geral do carro. Um aumento no consumo pode ser um sinal de que está na hora de uma revisão.

  1. Nada de acelerar ou frear bruscamente

Uma aceleração constante e moderada faz com que o motor se mantenha em uma mesma intensidade, evitando um consumo maior de combustível por conta de um aumento repentino na força do motor e desgastes desnecessários dos pneus por conta de uma frenagem brusca.

  1. Trocar a marcha corretamente

As marchas são as grandes responsáveis pelo bom desempenho do carro, elas vão aumentando conforme aumentamos a velocidade do veículo. Ouvir o barulho do motor e observar o conta giros são duas atitudes essenciais para saber o momento certo de realizar a troca. Depende do fabricante, mas normalmente no conta giros é em torno de 3000rpm o melhor momento para a troca.

Atitudes como andar com marchas altas em baixa velocidade ou forçar altas velocidades em marchas baixas prejudicam o motor e não ajudam a economizar combustível.

  1. Não precisa correr

Além de evitar multas, andar em velocidades mais baixas também auxilia na hora de economizar combustível. Ao passar de 80km/h para 100km/h, o consumo de gasolina aumenta em 20%, e essa porcentagem aumenta para 30% quando a alteração de velocidade é de 120km/h para 130km/h.

  1. Ar-condicionado ou janelas abertas?

Se possível, nem ar-condicionado, nem janelas abertas. As janelas abertas prejudicam a aerodinâmica do veículo, exigindo maior força do motor para andar contra o ar que entra. Já o ar condicionado faz o carro perder potência, além de consumir mais gasolina.

No entanto, se o calor não permitir e você estiver em alguma estrada com velocidade acima de 100km/h, o atrito com o ar é tão grande que a melhor opção é ligar o ar-condicionado. Já em vias que exigem velocidades menores, abrir as janelas ganha na corrida para economizar combustível.

Gostou das dicas? Confira outros artigos com ótimas sugestões de economia, aqui no iq.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)