Segunda via Cepisa: como emitir e pagar?

Por Redação IQ 360

A Cepisa é a empresa responsável por distribuir energia elétrica em todo o Estado do Piauí. Atualmente uma subsidiária da Equatorial Energia, ela foi criada em 1962 com o nome Centrais Elétricas do Piauí e, ao longo do tempo, teve ainda as nomenclaturas Companhia Energética do Piauí e Eletrobras Distribuição Piauí. Ainda que seu nome oficial desde 2018 seja Equatorial Energia Piauí, a sigla Cepisa continua sendo utilizada.

Com sede na capital Teresina, a Cepisa é a única concessionária de energia elétrica do Piauí – um estado com mais de três milhões de habitantes. Se você é um desses consumidores e acabou atrasando o pagamento da conta de energia por qualquer motivo, saiba no texto abaixo o que fazer para pagar a segunda via da Cepisa.

Como tirar a segunda via da Cepisa - Equatorial Piauí

A maneira mais simples de conseguir a segunda via da Cepisa é pela internet, acessando o site da própria empresa, mas há também outras duas possibilidades.

Confira as três maneiras de emitir a segunda via da Cepisa:

🡪 Pela internet;

🡪 Pelo telefone, ligando no 0800-0860800 (o boleto será enviado por e-mail);

🡪 Indo até um posto de atendimento da Cepisa – não deixe de levar os documentos necessários para identificação, como CPF, RG e CNPJ.

Se optar por tirar a segunda via da Cepisa pela internet, o procedimento é muito simples. Basta acessar o site da Cepisa e procurar o ícone que diz “Emissão de 2ª Via” no lado direito da tela.

Depois, informe o número correspondente à sua Unidade Consumidora e seu número de CPF – ou CNPJ no caso de empresas.

Em seguida, é só quitar a conta pendente via Internet Banking ou imprimir a segunda via e quitá-la pessoalmente nos bancos conveniados ou em qualquer agência lotérica.

Veja no passo a passo:

1.Acesse o site da Cepisa;

2.Clique no ícone “Emissão de 2ª Via”;

3.Informe o número da Unidade Consumidora (procure o número no canto superior direito de um boleto anterior) e seu CPF ou CNPJ;

4.A conta pendente será apresentada na tela e o consumidor pode optar por pagar via Internet Banking ou imprimir o boleto para pagar pessoalmente em qualquer agência lotérica ou nos bancos Bradesco, Caixa Econômica ou Banco do Brasil.

Até abril de 2020, a Equatorial Piauí – Cepisa ainda não disponibilizava um aplicativo de interação com o público.

Em caso de atraso no pagamento da fatura mensal, mesmo que somente de um dia, a Cepisa prevê a cobrança de uma multa de 2% sobre o valor total. A cobrança dessa multa é feita na próxima conta que o consumidor receberá.

Onde pagar a segunda via da Cepisa

Após ter obtido a segunda via da Cepisa, o consumidor piauiense tem algumas opções para quitar a fatura em aberto. Confira:

Como pagar a segunda via da Cepisa pela internet

Após seguir o passo a passo que indicamos anteriormente, a pessoa que obteve a segunda via da Cepisa pela internet pode quitar a conta pendente da mesma forma. Basta acessar o Home Banking de um dos bancos parceiros da empresa – Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil -, inserir seus dados e efetuar o pagamento virtualmente.

Como pagar a segunda via da Cepisa pessoalmente

Caso o consumidor tenha decidido imprimir a segunda via da Cepisa, ele tem duas opções de locais para quitar a conta em aberto pessoalmente:

– Em qualquer casa lotérica;

– Em qualquer agência bancária do Bradesco, da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil. 
Em caso de dúvidas, consulte a Cepisa