CEB 2 VIA: veja como emitir e nunca mais esquecer

Por Redação IQ 360

ceb-2a-via

Fundada há mais de 50 anos, a Companhia Energética de Brasília (CEB) é a concessionária de energia elétrica que atende grande parte da população do Distrito Federal. Ela é responsável não apenas pela distribuição de eletricidade, mas de outras fontes de energia e, a partir de 1993, de gás encanado.

Quer deixar suas contas em dia e parar de pagar juros por atraso?

Confira nosso guia com DICAS EXCLUSIVAS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Como emitir a 2ª via da CEB?

Com a correria do dia a dia, nem sempre é possível se lembrar todos os prazos, débitos e datas de vencimento das suas contas.

Existe uma maneira mais fácil de deixar o pagamento da CEB em dia e não ter que se preocupar em emitir a 2ª via. O iq é um aplicativo que paga suas contas automaticamente, com cartão de crédito. Cadastrando sua conta da CEB no app, você não precisa se preocupar em ter que tirar a segunda via ou colocar lembretes para pagar sua conta a tempo.

No momento que você cadastra sua conta no iq, pode ficar tranquilo que ela será paga automaticamente. Cadastre a via da CEB aqui:

CEB 2ª Via - Passo a Passo

Como apontado, a CEB segunda via pode ser obtida através de diferentes canais, confira cada um deles a seguir:

CEB 2ª via – Agência Virtual:

  1. Acesse o site oficial da Agência Virtual da CEB e clique na opção “documento para pagamento”, que não requer a realização de login no sistema;
  2. Na janela que se abrirá, basta inserir o código do cliente com o dígito verificador substituindo o X pelo 0 (zero), se houver. O código está impresso na conta de luz e fica localizado no canto superior direito da fatura num campo intitulado “seu código”;
  3. Em seguida, selecione o checkbox “não sou um robô” e clique em “entrar”;
  4. Serão listadas as faturas de energia para que o cliente possa analisar a situação de cada uma delas. Então, basta selecionar a que está em aberto para gerar a segunda via.

CEB2 via – Telefone

  1. Entre em contato com a central de atendimento telefônico através do número 116;
  2. Confirme os dados pessoais do titular e informe o código do cliente do mesmo modo como ele está escrito na conta de luz;
  3. O atendente irá gerar a segunda via que poderá ser enviada via e-mail ou ainda informar o código de barras para pagamento.

CEB2 via – Aplicativo (Mobile)

  1. Acesse a loja de aplicativos através do seu smartphone e busque pelo app CEB Distribuição, faça o download e aguarde a instalação;
  2. Abra o aplicativo e informe o CPF e o código do cliente;
  3. Clique em “emitir segunda via” e acesse o boleto ou seu código de barras para pagamento.

CEB2 via – Atendimento pessoal

  1. Consulte qual é a agência de atendimento da CEB mais conveniente para você e dirija-se até ela;
  2. Apenas o titular pode realizar esse procedimento e deve estar munido de um documento oficial com foto. Do contrário, é preciso que o requerente tenha uma procuração do titular para poder emitir a segunda via pessoalmente;
  3. Trata-se de um serviço cobrado com o custo de R$ 2,92. Nos demais canais, o serviço é gratuito.

Por fim, o pagamento pode ser realizado em quaisquer agências bancárias, lotéricas ou por meio de aplicativos.

Quer deixar suas contas em dia e parar de pagar juros por atraso?

Confira nosso guia com DICAS EXCLUSIVAS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Atraso e multa

Há diferentes penalidades impostas pela CEB quando o pagamento não é realizado em dia, são elas:

  • Juros – 1% ao mês;
  • Multa – 2% sobre o valor total da fatura em aberto;
  • Inclusão do nome do devedor no Serasa, acarretando problemas na obtenção de crédito, empréstimos e compras a prazo;
  • Corte no fornecimento de energia elétrica, que pode ser feito após 30 dias depois do vencimento para pagamento.

Assim, para evitar ficar com o nome sujo, pagar multas e juros e ainda ficar sem energia elétrica, o mais indicado é contar com a plataforma IQ, um serviço gratuito e essencial a todos que, apesar de tantos compromissos, desejam manter as finanças sempre em ordem.

Canais de atendimento CEB

Os principais canais de atendimento da CEB para sanar dúvidas, negociar valores em aberto, emitir a segunda via de faturas, comunicar problemas e falta de energia e ainda solicitar o religamento no fornecimento são:

  • Aplicativo CEB Distribuição, disponível para as plataformas Android, IOS e Windows Phone;
  • Atendimento telefônico 116 ou (61) 3316-0196 para clientes que não estão no Distrito Federal;
  • Agência Virtual;
  • Agências de atendimento (segunda a sexta das 12h às 17h30m) ou Na Hora (segunda a sexta das 7h30m às 18h30m e sábados das 7h30m às 12h30m). Para localizar a agência mais próxima basta acessar o site da CEB;
  • Chat e videoconferência via site;
  • CEB Torpedo: SMS para 27323.

Em geral, todos os serviços podem ser feitos através de aplicativo, telefone, agência virtual e atendimento presencial da CEB.