Conheça como funciona o CDB Banco Inter

Por Redação IQ 360

CDB-Banco-Inter

O Banco Digital Inter traz uma forma moderna de realizar investimentos e abrir uma conta digital. Com ele, alguns investimentos são possíveis, como o CDB Banco Inter.

Neste artigo, vamos entender como funcionam os investimentos do CDB e ver como é cada um deles. Confira!

Saiba o que é CDB

Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) estão entre os investimentos financeiros mais procurados pelos brasileiros. Esse tipo de investimento é a “aplicação padrão” da maior parte dos bancos, sejam eles grandes ou pequenos.

O Banco Inter é um dos bancos brasileiros que possui algumas opções de CDBs. O CDB Banco Inter é um ativo financeiro de renda fixa, ou seja, as regras para o pagamento do investidor são definidas e, desde o momento da compra, é possível calcular o retorno nominal (rentabilidade sem inflação) no caso de investimentos prefixados, ou estimar o retorno baseado na tendência de um índice econômico (CDI, Selic, IPCA) no caso de investimentos pós-fixados.

Entenda como investir de forma segura

Para investir da forma adequada no CDB Banco Inter, é preciso se atentar a pontos importantes para não cometer erros:

  • Decida quanto dinheiro quer investir em CDB e qual o objetivo;
  • Decida por quanto tempo quer investir, ou quando vai precisar resgatar o valor investido;
  • Pesquise opções de investimento em CDB e procure pela maior rentabilidade possível dentro dos seus limites de tempo e dinheiro por meio de um comparador de renda fixa;
  • Abra uma conta na corretora ou banco que oferece o CDB escolhido para investimento;
  • Procure pelo CDB escolhido dentro da plataforma da corretora ou banco;
  • Invista no CDB escolhido.

Conheça as opções de investimentos do Banco Inter

O Banco Inter oferece algumas opções de investimentos para seus clientes e, em todas elas, o cliente pode contar com o apoio do banco e suas orientações.

Veja algumas a seguir:

  • CDB Banco Inter – Um investimento garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) e que rende mais que a poupança. Quanto mais tempo o cliente deixar o seu dinheiro aplicado, mais a alíquota do IR diminui fazendo com que ele renda mais;
  • LCI – Com excelente rentabilidade a médio e longo prazo, a LCI é um investimento garantido pelo FGC e que é lastreado por bens imóveis financiados pelo Banco Inter. E ainda tem isenção do IR;
  • LCA – Com prazo a partir de 90 dias e isenção de IR, LCA é uma ótima alternativa de investimento para aqueles que buscam rentabilidade e segurança. E também tem a cobertura do FGC;
  • Tesouro Direto – Composto por títulos do Tesouro Nacional, o Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros do mercado. Tem liquidez diária e o cliente pode negociar os papéis diariamente se precisar resgatar;
  • CRI – É um investimento de baixo risco e rentável, além de que é isento de Imposto de Renda. Ele oferece aos investidores retornos prefixados, pós-fixados e híbridos e pode ser uma ótima opção para diversificar a carteira;
  • CRA – É uma boa opção a longo prazo. Ele oferece investimento com baixo risco e isenção do IR;
  • Debêntures – O investidor compra o título de uma empresa e recebe as taxas de juros, que podem ser pós-fixadas, prefixadas ou híbridas. Um investimento para médio e longo prazo;
  • Poupança – Um investimento fácil e seguro para quem quer começar uma reserva financeira. Sem valor mínimo de aplicação e sem data de resgate.

Saiba se vale a pena o CDB do Banco Inter

Para saber se investir no CDB Banco Inter vale a pena é preciso analisar alguns pontos: se o investimento for de R$ 100 não dá para dizer que é uma rentabilidade ruim, já que a liquidez é diária. Já se o valor a aplicar for de R$ 200.000, por exemplo, a rentabilidade pode ser considerada baixa, pois o volume de dinheiro é alto.

Um ponto bastante positivo é o fato da liquidez ser diária. Com isso, o investidor pode aplicar seu dinheiro hoje e sacar daqui a uma semana, por exemplo. Durante esse período, você receberá o CDI dos dias úteis correspondentes.

Como comparação, se o investidor deixasse seu dinheiro na poupança por uma semana não teria qualquer rentabilidade, pois ela rende uma vez por mês, ou seja, se for aplicado na poupança hoje, receberá a rentabilidade somente no mês que vem.

Dessa forma, para pequenas quantias e pensando a curto prazo, o CDB Banco Inter pode valer muito a pena.

Como resgatar o valor do CDB investido

Para resgatar o valor aplicado no CDB Banco Inter basta seguir alguns passos simples:

  • Via navegador:
    Menu investimentos > Resgates > Selecione a aplicação e o valor > Adicionar > Confirmar > Altere a data de efetivação e faça a confirmação > Enviar > Autentique a transação;
  • Via App:
    Menu Investimentos > Resgate > Selecione a aplicação e o valor > Altere o botão abaixo do valor para Agendar > Escolha a data do agendamento > Continuar > Confirmar > Autenticar a transação.

Entenda o prazo para poder resgatar o CDB Banco Inter

Se o investidor solicitar o resgate do CDB Banco Inter em dias úteis até às 17h, o resgate pode ser feito na mesma hora.

Caso seja solicitado fora do expediente bancário, finais de semana ou feriados, este será realizado no próximo dia útil. Vale lembrar que é possível resgatar somente no dia útil seguinte à data de aplicação.

Para saber sobre qual investimento é mais benéfico para você, busque no site do iq outros assuntos financeiros de seu interesse!