Saiba o que é casamento por adesão e como ele funciona

Por admin

Dizer “sim” é um momento esperado na vida de muitos casais. Muitos sonham com uma cerimônia de casamento e com uma festa pós para recepcionar os convidados. Porém, nem sempre isso é possível. O orçamento apertado, às vezes,  impede que as pessoas realizem o seu sonho. Como alternativa, principalmente para jovens casais que ainda estão começando a construir a vida, a solução é o casamento por adesão.

Mas afinal, o que é o casamento por adesão? O IQ irá lhe responder e dar algumas dicas de como realizá-lo. Assim, você pode se organizar financeiramente para a realização de um sonho e estar com mais tempo para curtir a vida a dois. Acompanhe o artigo!

O que é casamento por adesão?

O casamento por adesão é um modelo no qual cada convidado paga a sua parte no local. Nele ocorre a recepção do casamento. Esta é uma maneira em que muitos casais encontram a realização de seu sonho, sem deixar de realizar a cerimônia e que não possuem condições para bancar uma festa tradicional.

É costume ir a casamentos e depois da cerimônia religiosa, aproveitardo buffet como parte da festa. Mas esta é uma das partes mais caras, pois o aluguel do salão, bem como a decoração, serviço de garçons, cozinha, dj, entre outras coisas, estão incluídas.

Ao realizar o casamento por adesão, estes gastos deixam de existir para os cônjuges. Assim, fica mais fácil para quem está com pouco dinheiro conseguir casar e reunir pessoas queridas para comemorar. Porém, para que tudo ocorra como planejado, é preciso ficar claro para os convidados que serão eles que irão pagar aquilo que consumirem.

 

O que os convidados devem pagar?

No casamento por adesão os convidados devem pagar o valor cobrado pelo local onde a recepção pós casamento ocorre. Geralmente estas recepções acontecem em restaurantes, bistrôs, churrascarias, etc.

É importante que os noivos, ao escolherem o local, levem em consideração se o mesmo agrada a seus convidado. Afinal, se a pessoa é quem vai pagar, é preciso que tenha algo que a agrade e esteja dentro de seus desejos e necessidades dieta, além de ter um preço acessível.

Como funciona o pagamento?

O pagamento de um casamento por adesão é feito diretamente no local onde a recepção ocorre. Seja a esolha de menu à la carte ou preço fixo, os convidados pagam no caixa apenas o valor consumido.

Quando o encontro é feito em restaurantes à la carte,, cada convidado fica responsável pelo pagamento da própria comanda. Em casos de estabelecimentos em que se cobra um valor fixo (com direito a um buffet livre), o convidado paga o pré-estabelecido. Neste modelo, existem muitas casas que tem se especializado em receber este tipo de evento, contando com música ao vivo, o que é um incremento a mais para os convidados.

Alguns lugares ainda disponibilizam espaço para uma mesa na qual você pode levar doces ou lembrancinhas, ou até mesmo oferecem lugar para uma própria cerimônia. Isto é interessante porque o estabelecimento vai ganhar com a quantidade de clientes que irão e por isso, nada mais justo do que ter um serviço que seja bom para ambos.

Basta pesquisar a casa com a qual se pretende levar os convidados. Recomenda-se também que para os parentes mais próximos, o casal ofereça pagar a parte deles. Estas são as pessoas mais importantes da vida de ambos e dar essa cortesia, se possível, é algo muito agradável.

Como divulgar?

A divulgação mais comum é a do convite de casamento, um cartão explicando onde e como será feita a recepção. Neste cartão poderá conter o valor, caso seja um preço fixo por pessoa.

O fundamental, nessas situações, é deixar claro para as pessoas sobre o tipo de pagamento. Caso o convidado demonstre não ter entendido, vale uma explicação mais detalhada.

Em hipótese alguma deixe de avisar sobre a adesão em cima da hora ou no próprio dia. Uma situação dessa pode ser extremamente desagradável para os convidados. Portanto, a regra é: comunique claramente!

Como organizar financeiramente um casamento

Mesmo que o casamento por adesão seja mais simples, ainda é preciso organizá-lo antecipadamente. Como já falamos, para organizá-lo, além da parte cerimonial, é preciso pensar no programação e na parte financeira. Desta forma é necessário:

  • pesquisar bem antes de escolher o estabelecimento que irá recepcionar os convidados;
  • convidar pessoas e comunicar claramente que a recepção pós-cerimônia é por adesão, ou seja, cada convidado paga a própria parte;
  • preparar uma mesa de sobremesas e decoração, caso o local da recepção disponha de algum espaço para isso.

E não é porque o casamento seja dessa forma que se deve abdicar em ter uma lista de presentes. Claro que se trata de um casamento mais econômico, sendo que as pessoas já pagam pela adesão, por isso é bom não abusar. Normalmente as pessoas tem uma lista online de presentes, mas não a informam no convite.

O importante é ter a lista para oferecê-la aos amigos e familiares que já tenham comunicado a intenção de presentear. Dessa maneira, é possível ter uma lista de presentes que podem ser convertidos em valores, o que pode ajudar também a pagar os demais gastos do casamento.

Viu como é simples o casamento por adesão? E para ficar ainda mais fácil o IQ ajuda você a se organizar financeiramente. Torne o sonho de seu casamento em realidade. Conheça as nossas soluções e veja como organizar e monitorar gastos, ajuda a ter um maior controle sobre o dinheiro. Assim sobra mais tempo para você planejar o tão esperado dia de casar.