Carro no Chile: como dirigir e alugar um

Por Redação IQ 360

Que tal alugar um carro para conhecer o Chile? Esse é muito procurado pelos brasileiros que desejam conhecer cidades litorâneas à beira do Pacífico, estações de esqui e belas vinícolas. Os cenários são os mais diversos, assim como o clima, a cultura, a culinária e a história do país. Uma das melhores maneiras de descobrir essa diversidade é percorrendo o Chile de Norte a Sul.
Se você está pensando em fazer essa viagem alugando um carro, confira algumas dicas dos especialistas:

Carro no Chile: permissão internacional ou CNH?

Muitos brasileiros conseguem usar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para alugar um carro no Chile. Mas, oficialmente, é necessário apresentar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Esse documento vale em boa parte do mundo e a principal vantagem é que é traduzido para sete idiomas, inclusive o espanhol. Sendo assim, solicite a sua no Detran da sua cidade com bastante antecedência da sua viagem. Dependendo da sua região, o documento pode demorar para ficar pronto e os valores para a emissão também variam.

Outros documentos para alugar carro no Chile

Em tese, o nosso RG também é aceito no Chile, mas sempre é preferível viajar com o passaporte, que tem foto atualizada e prazo de validade. Para alugar um carro, também será necessário ter um cartão de crédito internacional, porque as locadoras cobram um valor como garantia durante o aluguel do veículo. No Chile, a maioria das empresas alugam carros para estrangeiros maiores de 21 anos, mas há locadoras que cobram uma taxa extra para quem tem entre 21 e 25 anos.

Alugar carro no Chile

Com a PID, o passaporte e as passagens em mãos, o passo seguinte é fazer a reserva do seu veículo. Em agências de viagens brasileiras, existe essa possibilidade de fazer a reserva junto com o resto do pacote, parcelando tudo. Deixar para alugar um carro ao chegar ao Chile pode ficar mais caro e você corre o risco de não ter veículos disponíveis na hora. No Aeroporto Internacional de Santiago, você já pode retirar o carro e ir dirigindo até o hotel, assim economiza no táxi. Se o seu primeiro destino já é no interior, essa dica é ainda mais valiosa.

Locadoras que atuam no Chile

Assim como na maioria dos países, as grandes empresas internacionais também estão no Chile, como Alamo, Hertz, Avis, Thrifty, Sixt, Budget e Europcar. Os especialistas também recomendam a Chilean Rent a Car, que é local e está presente na maioria das cidades do país, permitindo que você devolva ou troque o carro com mais facilidade.

Pedágios no Chile

As rodovias chilenas possuem um sistema parecido com o nosso Sem Parar. Ou seja, uma espécie de pagamento eletrônico para pedágios. Isso evita ter que gastar as notas de moeda local que você trocou no câmbio e concentra os valores de forma mais ágil e eficiente. A cobrança será feita no seu cartão de crédito. Portanto, apesar de todas as facilidades, haverá cobrança de IOF e talvez o preço final não compense tanto, porque a tarifa dos pedágios no Chile costuma ser alta. Se a ideia é economizar em tudo, prefira pagar pedágio por pedágio.