Como cancelar uma compra no mercado livre em 5 passos

Por admin

Como cancelar uma compra no mercado livre

Como cancelar uma compra no Mercado Livre? O site argentino, que existe desde o final da década de 1990, é um dos lugares favoritos para os brasileiros fazerem as suas compras, principalmente na Black Friday. Porém, como acontece em qualquer outro e-commerce, problemas não são incomuns.

Quando há qualquer disputa entre quem vende e quem compra, o Mercado Livre faz o possível para garantir que ambas as partes sairão satisfeitas da mediação, e lida diretamente com todos os estornos, livrando compradores de terem que negociar com vendedores e vice-versa.

Mas como é feito um cancelamento de compra por lá? No artigo de hoje, mostramos para você como desistir de uma aquisição no Mercado Livre, receber o seu dinheiro de volta e como funciona a política do site em relação a isso. Confira!

Como cancelar uma compra no mercado livre: passo a passo

Ficou insatisfeito com um produto, não o recebeu a tempo ou simplesmente desistiu de levá-lo para casa? Todas essas situações são contempladas pela política de trocas do Mercado Livre, portanto, em cada uma delas você pode receber o seu dinheiro de volta rapidamente.

No passo a passo abaixo, você aprende como fazer a solicitação do estorno e entende em quanto tempo receberá seu dinheiro de volta.

Passo 1: acesse a sua conta no Mercado Livre

Para cancelar uma compra no Mercado Livre é preciso, antes de tudo, acessar o site e fazer login na sua conta. Siga os mesmos passos que seguiu ao adquirir o produto, autenticando-se com login e senha ou login + código enviado ao seu aparelho de telefone.

Passo 2: encontre a compra que quer cancelar

Após fazer o login, o Mercado Livre apresentará algumas opções aos seus usuários, no menu que fica logo abaixo do seu nome. Passe o mouse sobre ele e clique em “Compras” para acessar as transações mais recentes feitas pelo Mercado Livre.

Ali você poderá identificar a compra que deseja cancelar de várias maneiras. Pelo nome do pedido, data em que ele foi realizado, o preço que pagou ou o nome do empreendedor responsável pela postagem. Certifique-se de que achou a transação correta e clique nos três pontinhos que ficam ao lado de “Ver Detalhes”, à direita.

Passo 3: selecione “Preciso de Ajuda”

Para solicitar o estorno por um pedido, será necessário clicar no menu “Preciso de Ajuda”. Ali, você encontrará as principais opções relacionadas ao suporte ao consumidor, como aquelas referentes à troca e à devolução de produto, à notificação ao site de que o produto nunca chegou ou qualquer problema com o pagamento. Selecione a que mais se encaixa à sua situação e prossiga para a próxima etapa.

Caso o seu produto ainda não tenha sido postado, esse menu aparecerá como “Tenho um problema”. Ele também apresentará uma série de opções, por exemplo “O vendedor não postou meu produto” e permitirá que você identifique em que situação está e quais são os próximos passos para receber seu estorno.

Passo 4: responda A algumas perguntas

Após selecionar o seu problema, o Mercado Livre fará algumas perguntas para identificar como melhor atendê-lo. Opções como “Não me lembro de ter feito essa compra” e “O pacote chegou incompleto” ou “O produto veio com defeito” estarão disponíveis para que o site aponte o melhor curso de ação para o seu caso.

Se ainda não tiver recebido o produto e estiver dentro do prazo de retorno do Mercado Livre, porém, você pode apenas selecionar “Quero cancelar a compra”.

Passo 5: escolha como quer receber seu estorno

O Mercado Livre dá duas opções a seus compradores: a de estornar o valor no cartão de crédito referente à compra que foi cancelada ou a de oferecer a troca do produto.

Dependendo do seu problema, essa pode ser a opção mais vantajosa. Receber um produto completo com o valor que foi acordado previamente pode satisfazê-lo o suficiente, e o Mercado Livre trabalhará para que isso aconteça com o máximo de eficiência, ou seja, não cobrará nenhum juro ou taxa nessa troca.

Porém, se receber os valores de volta for o seu objetivo, basta clicar nessa opção. O site processará a devolução no seu cartão de crédito e você poderá ver o valor estornado na próxima fatura.

Quando cancelar uma compra no mercado livre?

Embora o processo de cancelamento de compras no Mercado Livre seja bastante simples, como você viu aqui, há algumas regrinhas às quais você deve se atentar para saber se pode ou não devolver um produto. Confira cada uma delas e veja se a sua situação permite o estorno dos valores.

Cancelamento simples

É considerado um cancelamento simples, pelo Mercado Livre, aquele que é feito pelo comprador ao não receber um produto. Basta ir até a sua página, seguir os passos que mencionamos acima e pronto.

O estorno é automaticamente transferido para o cliente. Esses cancelamentos devem ser feitos até 10 dias após a identificação do pagamento de produto, portanto, fique atento aos prazos de postagem da plataforma.

Problemas com o produto

Os cancelamentos por problema com o produto são mais complexos, já que eles exigem comprovações dos defeitos ou inconformidades nos itens comprados. Por isso, eles são os cancelamentos com prazo mais extenso no Mercado Livre, podendo ser feitos até 60 dias depois da aprovação do pagamento.

Cancelamento por arrependimento

O Código de Defesa do Consumidor reconhece o direito ao arrependimento, ou seja, a não querer mais um produto que você já comprou. Até 10 dias após o recebimento de um item, todos os consumidores têm direito de solicitar a devolução dele por arrependimento e receber o dinheiro de volta.

Nesse caso, ao solicitar o cancelamento o cliente deve clicar em “Me arrependi da compra”, dentre as diversas opções oferecidas pelo Mercado Livre na página de cancelamento.

Tem como desfazer o cancelamento?

O Mercado Livre considera uma compra cancelada quando o dinheiro é devolvido antes da chegada do produto, ou quando ambos, produto e dinheiro, são devolvidos após conciliação das partes.

Não é possível, porém, utilizar a plataforma para cancelar o cancelamento de uma compra. Você teria que entrar em contato com o vendedor ou recomprar do mesmo anúncio para obter o produto novamente.

Comprar pelo Mercado Livre é uma experiência muito simples, e cancelar uma compra feita pelo site também. Por isso, se você ainda não experimentou essa plataforma de e-commerce, é hora de dar a ela uma chance.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)