CAERN: veja como tirar a segunda via e pagar a conta

Por Redação IQ 360

CAERN

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) é a empresa responsável pelo abastecimento de água em 152 municípios do estado e pelo tratamento de esgoto em 42 cidades. Ela foi criada em 1969 e tem sede em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A CAERN é uma sociedade de economia mista que tem o governo do estado como acionista majoritário, com mais de 95% das ações da empresa. Além da sede, ela possui seis regionais localizadas nas regiões: Agreste Trairi, Sertão Central, Seridó, Mato Grande, Oeste e Alto Oeste.

Se você mora no Rio Grande do Norte e precisa de uma segunda via de sua fatura de água, a CAERN oferece quatro diferentes formas de acesso para você obter o documento sem sair de casa:

  • Site da CAERN
  • Aplicativo para celular
  • Atendimento por telefone
  • Atendimento presencial

Como tirar a CAERN segunda via

É possível tirar a segunda via de uma conta de água CAERN pelo site da Agência Virtual ou baixando o aplicativo da empresa, pelo telefone de atendimento aos clientes ou em uma agência física com atendimento presencial.

Para gerar uma segunda via pelo site da Agência,  acesse o link https://caern.com.br/#/ e preencha com seu CPF, CNPJ ou número da matrícula da unidade que recebe o serviço. Esse número está impresso na fatura; para verificá-lo,  veja uma conta de água antiga.

Ainda pelo site é possível solicitar a segunda via no chat online, no canto inferior esquerdo.

Na outra opção de acesso da CAERN segunda via, o cliente precisa baixar o aplicativo CAERN Mobile em seu celular. Ele está disponível para os sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store. Você pode criar um usuário de acesso inserindo seu nome completo, telefone, CPF, e-mail e senha.

Por telefone a CAERN disponibiliza o número 115, que possui atendimento 24 horas, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e a empresa indica que o cliente tenha em mãos o CPF e a matrícula de sua unidade para facilitar e agilizar o atendimento.

Por fim, se você não conseguiu sua CAERN segunda via pela internet ou por telefone, ou se prefere atendimento presencial, basta se dirigir a uma agência da empresa e solicitar o documento. O endereço da agência está impresso no canto superior da fatura da conta de água.

Onde pagar a CAERN segunda via

Com a segunda via impressa em mãos, o pagamento pode ser realizado em casas lotéricas ou bancos – nesse caso utilizando o serviço de caixa, caixas eletrônicos ou Internet Banking pelo computador ou celular (caso você tenha o aplicativo do banco desbloqueado para a função de pagamento de contas).

O pagamento em atraso resulta em juros que serão acrescidos na conta. Em caso de dúvidas, consulte a CAERN.

Gostou do artigo? Então acesse o site do iq e confira outros conteúdos sobre o assunto.