Boleto Fies atrasado? Veja como colocar suas contas em dia

Por Redação IQ 360

Você está com o boleto Fies atrasado? Pois saiba que essa é uma situação relativamente frequente e que dá para resolver.

Seja por esquecimento, não recebimento da fatura ou falta de condições de quitar a dívida imediatamente, muitos brasileiros se preocupam com as pendências com o governo. 

O Fies é o programa federal que tem como objetivo auxiliar o acesso ao Ensino Superior para os brasileiros. Ou seja, permite o financiamento do pagamento da faculdade em parcelas após o formatura. 

Isso significa que milhões de pessoas já se tornaram beneficiárias. No entanto, a não quitação da dívida pode ocasionar sérias dores de cabeça. Se você quer evitá-las, deve emitir seu boleto Fies atrasado e realizar o pagamento. Neste texto, saiba como regularizar a sua situação, calcular o valor e as taxas de juros pelo atraso.

Siga acompanhando!

Quer deixar suas contas em dia e parar de pagar juros por atraso?

Confira nosso guia com DICAS EXCLUSIVAS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Boleto Fies atrasado: o que fazer?

Está com o boleto Fies atrasado? Com calma e os procedimentos corretos, é simples de resolver.

Quando o estudante está no período de graduação, precisa fazer um processo chamado aditamento. Ele se refere ao registro de cada semestre de pagamento mensal, cujos valores variam de acordo com a modalidade do contrato. 

Cada banco tem as suas próprias regras para cobrança das parcelas ao longo do curso. Desde 2017, contudo, o aluno é obrigado a começar a pagar as parcelas logo após o fim da graduação. 

Em caso de desemprego, é possível renegociar as parcelas em um valor compatível com o orçamento do titular. A previsão máxima de quitação do empréstimo, de acordo com o Fundo de Financiamento Estudantil, é de até 14 anos. 

Como gerar nova via?

Para gerar uma nova via do boleto do Fies em atraso, o estudante pode resolver o problema pela internet. Caso o financiamento contratado seja da Caixa Econômica Federal, existe uma aba no próprio site da organização específica para isso. Para acessá-la, basta clicar neste link

A seguir, clique em “acessar minha conta” e entre com o usuário do internet banking da Caixa. Caso ainda não tenha se cadastrado, basta selecionar “cadastrar”. É preciso manter-se atento, pois o antigo modelo de geração de fatura foi extinto em 2019. Portanto, o método citado é o único meio para realizar a solicitação

Por meio dele, o novo boleto gerado inclui automaticamente os valores de multa por atraso. No entanto, eles podem variar de um dia para o outro. Então só o imprima se for realizar o pagamento no mesmo dia

Outra opção é ir diretamente a uma agência da Caixa Fies e solicitar a documentação a um atendente. 

No caso de outras instituições financeiras, é preciso entrar no próprio site do banco para efetivar a segunda via. Tenha atenção, pois alguns deles não oferecem esse serviço. Em último caso, o requerente pode entrar em contato pelo telefone do banco. 

Aqui estão os serviços mais comuns adquiridos pelos utilizadores do Fies:

  • Central de Atendimento do Banco do Brasil: 0800-729-0722.
  • Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal: 0800-726-0227.

Caso haja qualquer dúvida com relação ao boleto Fies atrasado, pagamentos, inscrição ou outros detalhes, você também pode ligar para a Central de Atendimento do Fies por meio do seguinte número: 

  • Central de Atendimento do FIES MEC: 0800-616161.

Como calcular o novo valor?

O novo valor do boleto Fies atrasado varia de acordo com os termos estabelecidos na hora do contrato. Por isso, o melhor a se fazer é consultá-lo na hora de realizar o cálculo. Caso opte pelo novo boleto, o valor será aplicado diretamente na segunda via. No entanto, vale frisar que ele pode ser atualizado com a diferença de até um dia. 

As renegociações são realizadas por meio do site do SisFies, nas quais pode acontecer o alongamento do prazo de amortização. Nesse caso, a simulação pode ser realizada ao clicar em “simule seu financiamento”. 

Há cobrança por atraso?

O aluno que não quita suas dívidas dentro do prazo estabelecido no contrato está sujeito a  juros e multas. Elas podem chegar em até R$ 50,00 por dia, então é necessário manter-se atento e realizar o pagamento o mais rápido possível. 

No caso de atrasos superiores a 365 dias, é possível que entre em trâmite um processo jurídico. 

Onde pagar o boleto atrasado?

O boleto atrasado Fies pode ser pago da mesma forma que o boleto não vencido. Ou seja, pelo site do banco, casas lotéricas, agências dos Correios, caixas eletrônicos ou agências da Caixa Aqui. Existem, também, ferramentas automáticas que permitem o débito recorrente. 

Quer deixar suas contas em dia e parar de pagar juros por atraso?

Confira nosso guia com DICAS EXCLUSIVAS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

E se não pagar o boleto Fies atrasado?

Caso o estudante não arque com os pagamentos em dia do boleto Fies, pode gerar uma série de consequências. No caso do boleto regular durante a graduação, é possível até mesmo perder o subsídio

Já nos casos em que o curso já foi finalizado, são seguidos os preceitos legais comuns, e o ex-aluno pode ficar com o nome sujo em instituições como SPC e Serasa

Melhor não correr esse risco, não é mesmo? E o que você acha de gerenciar todos os seus débitos a partir de um único aplicativo? É exatamente isso que a iq oferece. Conheça o app e descomplique a sua vida na hora de pagar as contas do mês!