Bla Bla Car é seguro? Tire suas dúvidas!

Por Redação IQ 360

Viajar e conhecer novos lugares é ótimo, mas nem sempre é possível fazer isso com facilidade e tranquilidade financeira. Nesse sentido, o Bla Bla Car é uma alternativa que surgiu para ajudar as pessoas a encontrar maneiras mais baratas de viajar e de se ajudarem coletivamente.

A empresa foi criada na França, em 2006, com o objetivo de conectar pessoas que querem viajar de carro e têm lugares vagos a quem precisa de carona. O sucesso da plataforma foi tamanho que, em pouco tempo, a sua área de expansão cresceu até atingir países de todo o mundo e que cada vez mais consolidaram a imagem de que o Bla Bla Car é seguro. Atualmente, está disponível no Brasil como site e na versão aplicativo para Android e iOS.

Como funciona BlaBlaCar

Basicamente, o Bla Bla Car funciona da seguinte maneira: uma pessoa que vai viajar e tem vagas no carro faz o cadastro da carona no site ou aplicativo, indicando o ponto de partida e chegada, assim como horário e valor; também é possível inserir pontos intermediários. Por exemplo, uma viagem entre São Paulo e Belo Horizonte pode ser cadastrada de modo a aceitar passageiros que irão partir de Atibaia; no ato do cadastro, o aplicativo faz o cálculo da rota mais comum e indica as cidades que podem servir como esses pontos e já faz a estimativa do valor proporcional que deverá ser cobrado.

Uma vez cadastrada, a carona passa a aparecer nas buscas dos interessados; quem quer viajar pode reservar a carona e, então, entrar o contato com o motorista para acertar os detalhes. Para isso, basta inserir as cidades de destino e chegada e o dia em que está interessado em realizar a viagem.

BlaBlaCar é seguro?

O Bla Bla Car conta com diversos mecanismos de segurança. Para quem oferece, no cadastro da carona, é possível sinalizar se a carona será aprovada automaticamente ou mediante aprovação. A segunda opção é a mais segura, pois ela permite que você possa olhar o perfil do interessado antes de aceitá-lo.

O perfil do usuário conta com descrição, preferências, notas e avaliações. Isso é fundamental para assegurar-se na viagem. As avaliações devem ser feitas sempre após a viagem e são públicas, permitindo que todos os usuários possam ver a reputação dos demais usuários. Normalmente, os usuários são bastante honestos, apontando eventuais problemas como atrasos ou desvios de rota, mas também elogiando caronas que correram bem.

Para quem busca a carona, as opções são as mesmas. É importante verificar o perfil do condutor com antecedência e ver se está tudo ok com suas avaliações e dados verificados.

O aplicativo também conta com critérios de classificação de níveis de experiência, que incluem verificação de celular e e-mail, preferências, inserção de fotos, número de avaliações e tempo de utilização da plataforma. Com isso, os usuários têm seu nível de experiência classificados como Principiante, Intermediário, Avançado, Expert e Embaixador.

O Bla Bla Car é seguro na medida em que funciona como um intermediário entre seus usuários. Ele facilita o encontro de pessoas com objetivos comuns, mas é preciso ter atenção e cautela na hora de escolher as suas viagens.

Uma novidade interessante do Bla Bla Car é a modalidade Só para Elas, que permite que mulheres condutoras ofereçam caronas somente para mulheres. A opção é interessante para quem quer viajar e prefere que a viagem seja compartilhada somente com pessoas do sexo feminino. Na busca, ela serve como um filtro e permite que só sejam visualizadas informações sobre as caronas oferecidas nessa modalidade.

Preço BlaBlaCar

O preço das caronas pode ser definido pelo condutor, mas isso não é estabelecido livremente. É importante destacar que a plataforma não é uma fonte de geração de renda. O objetivo é dividir os custos da carona entre todos, inclusive o condutor. Por isso, é gerado um valor médio que carona deve ter e estabelecido um teto de cobrança máxima por passageiro. Além disso, é sempre recomendado que sejam colocadas só duas pessoas no banco de trás, para garantir o conforto de todos.

A plataforma, no Brasil, também não permite o pagamento direto. Todas as formas de pagamento devem ser feitas direto na carona, mediante o acordo entre passageiro e condutor. Isso resguarda o passageiro de possíveis perdas de dinheiro, já que não há risco de pagar e não ter a viagem.

BlaBlaCar e Uber: qual a diferença?

O Uber, assim como o Bla Bla Car, é seguro, mas cada uma tem finalidades específicas. O Uber também nasceu da ideia de caronas coletivas, mas tornou-se um serviço especializado em transporte. Se você viaja do Rio de Janeiro a Vitória, por exemplo, pode solicitar um Uber e terá disponível um motorista que irá levá-lo até lá pelo custo calculado pelo app, totalmente sob sua responsabilidade e incluída a margem de lucro do motorista e do Uber.

Já no Bla Bla Car, você encontra motoristas não profissionais e que irão dividir os custos, sem obterem lucro e sem que haja lucro para a plataforma, já que ela não retém parte do valor. Além disso, o pagamento não é feito automaticamente e a empresa tem uma participação menor no cálculo da rota e no estabelecimento do valor cobrado.