Os 7 melhores bairros para morar em Belo Horizonte

Por Redação IQ 360

melhores bairros para morar em Belo Horizonte

Uma das maiores e mais importantes capitais do país, Belo Horizonte foi fundada em 1701 sob o nome de Arraial Curral del Rei. Tornou-se capital de Minas Gerais em 1897, sendo batizada de Belo Horizonte só em 1901.

Seu crescimento e expansão foi acentuado na década de 1940, quando o prefeito Juscelino Kubitschek encomendou a construção do Complexo Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Segundo levantamento feito pela prefeitura em 2018, atualmente, a capital mineira é habitada por 2,5 milhões de pessoas, distribuídas por 487 bairros em 9 regiões.

Com clima predominantemente quente na maioria dos dias, a temperatura em Belo Horizonte costuma variar entre 13ºC e 29ºC durante o ano. Ficou interessado na cidade? Confira os melhores bairros para morar em Belo Horizonte neste post!

Belo Horizonte: 7 melhores bairros

Funcionários

Com muitas opções de comércio, lazer e alimentação, além de estar próximo da região central, o bairro Funcionários é um dos mais nobres da capital mineira.

Criado para abrigar funcionários do governo, quando ele ainda era sediado no Palácio da Liberdade, possui uma das melhores localizações da cidade, com fácil acesso ao transporte público e muitas vias arborizadas.

Lourdes

Em ponto estratégico de Belo Horizonte, entre as zonas sul e central, o bairro de Lourdes é composto por ruas largas e arborizadas, com diversos espaços verdes e opção de lazer para crianças e adultos. É neste bairro que está localizada a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, um dos pontos turísticos da capital.

Ele também fica próximo ao shopping Diamond Mall e é um dos polos gastronômicos locais. Apesar da grande presença de lojas, bares e restaurantes, é um dos lugares mais tranquilos da cidade para se viver, com boas opções de condomínios.

Belvedere

Área muito valorizada da capital mineira, o Belvedere é um dos pontos mais altos da cidade, com ruas largas e arborizadas. Apesar de ser um pouco mais afastado do Centro, o bairro conta com boa infraestrutura, área comercial diversificada – sendo a localização do BH Shopping – e vários hospitais.

Por estar próximo à Praça da Lagoa Seca, área verde ideal para caminhadas e lazer com a família, o Belvedere é uma boa alternativa para quem gosta de aproveitar espaços ao ar livre.

Cidade Jardim

Perto do Centro e de Lourdes, o Cidade Jardim é como o nome sugere: bem arborizado, com casas em vez de prédios. De certa forma, ele ainda conserva um clima interiorano mesmo em meio ao agito da capital.

O bairro foi totalmente planejado nas décadas de 1940 e 1950, sendo atualmente um dos mais nobres de Belo Horizonte e habitado principalmente por quem tem maior poder aquisitivo.

Santo Agostinho

Localizado entre as duas principais avenidas da capital, Amazonas e Contorno, o Santo Agostinho é uma área residencial de localização estratégica para seus moradores.

Isso porque ele abriga algumas importantes instituições de Belo Horizonte, como a Assembleia Legislativa, o Banco Central de Minas Gerais, o Edificio JK, o Hospital Mater Dei, entre outros. Além disso, conta com boas opções de comércio e gastronomia.

Savassi

Um dos bairros mais conhecidos de BH, graças à sua vida noturna agitada, é repleto de opções de bares, restaurantes e casas noturnas. O Savassi é considerado um polo gastronômico e comercial de BH, sendo sede de várias empresas e startups.

Com excelente infraestrutura urbana, abriga ainda o shopping Pátio Savassi, o Minas Tênis Clube I e o complexo da Praça da Liberdade. Além disso, está próximo à região central da cidade.

São Pedro

O bairro São Pedro é um dos mais tradicionais da cidade. Próximo às avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo, é visto por seus moradores como um local com boa infraestrutura, tranquilo e de fácil acesso, com variadas opções de barzinhos, comércios e escolas.

Além disso, o São Pedro é reconhecido como um polo tecnológico, já que abriga uma série de empresas startups de relevância nacional.

Por que morar em Belo Horizonte?

Belo Horizonte é uma cidade que atrai residentes de todas as regiões do Brasil, graças aos diversos pontos positivos da vida na capital. Confira os principais:

Culinária

O estado de Minas Gerais é nacionalmente conhecido por sua culinária recheada de pratos típicos muito saborosos. A capital Belo Horizonte faz jus à fama e tem diversos restaurantes onde é possível provar comidas típicas como o feijão tropeiro, leitão à pururuca, pão de queijo, tutu de feijão, fígado com jiló, entre outras.

Educação

BH também oferece aos seus moradores excelentes opções de ensino, tanto com escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, como com instituições renomadas de ensino superior.

Como é o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que está entre as melhores do país, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), entre outras.

Lazer

A cidade conta com diversas alternativas para lazer e atividades culturais. São vários shoppings, cinemas e feiras, além de boas opções de shows e teatros que sempre passam pela cidade.

E tem mais: BH é conhecida como a capital dos bares, o que quer dizer que está repleta de bares, botecos e outras opções para quem curte a vida noturna.

As proximidades de Belo Horizonte também se apresentam como boas opções de passeios, com cidades como Ouro Preto e Tiradentes, e o museu a céu aberto Inhotim, que ficam a menos de duas horas de viagem.

Clima de interior

A capital mineira, apesar de ser uma metrópole, ainda conserva um clima mais pacato, típico do interior, em várias áreas da cidade. Esse é um grande atrativo para quem busca a praticidade de uma cidade grande, mas deseja um local tranquilo para viver.

Oportunidades de trabalho

Belo Horizonte reúne diversas empresas de pequeno, médio e grande porte, as quais oferecem boas oportunidades para quem busca um emprego na região. Além disso, BH é considerada pelo IBGE como a quarta cidade mais rica do país, sendo um polo de investimento e inovação.

A importância do IDHM

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida utilizada para avaliar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Ele baseia-se no IDH utilizado mundialmente, mas leva em consideração as particularidades das cidades brasileiras.

Para medir o índice, são levados em conta três critérios: renda, educação e longevidade da população. O resultado varia de 0 a 1, sendo 1 a melhor pontuação e 0 a pior.

De acordo com a medição realizada pelo IBGE em 2010, Belo Horizonte tinha um IDHM de 0,810. Essa classificação é considerada muito alta, ou seja, significa que a cidade tem um alto índice de qualidade de vida para os seus moradores.

Como escolher a melhor opção de bairro em BH?

Como você pôde perceber, existem diversas opções de ótimos bairros para morar em Belo Horizonte, sendo que cada um tem características e vantagens particulares.

Por isso, a escolha vai depender dos gostos e necessidades de cada um. Alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de decidir são:

Custo de vida

Procure um bairro que esteja de acordo com o seu orçamento, para que você consiga arcar com despesas do imóvel e de alimentação na região sem grandes dificuldades.

Proximidade do trabalho

Se você precisa deslocar-se para o trabalho todos os dias, invista em uma região com fácil acesso para que você não perca muito tempo no trânsito.

Analise a vizinhança

Escolha uma região que se adeque às suas preferências. Se você gosta de agito, bairros mais boêmios podem ser uma boa opção. Já se prefere tranquilidade, procure alternativas mais residenciais.

Cheque a disponibilidade de serviços

Veja se o bairro que você escolheu oferece uma boa oferta de serviços, como mercados, escolas, restaurantes e hospitais. Assim, você não vai precisar deslocar-se muito quando precisar de algo.

Conheça o iq

Pronto, agora você já conhece os melhores bairros de Belo Horizonte! Está pensando em se mudar para a cidade? Então que tal começar a preparar a mudança organizando a suas contas e finanças pessoais? Acesse o site do iq e conheça os conteúdos exclusivos que podem te ajudar a melhorar a sua vida financeira!