Banco GM: O que é, o que faz e quais são os principais serviços

Por Redação IQ 360

O início das atividades da General Motors Acceptance Corporation (GMAC) no Brasil aconteceu em 1930. O objetivo principal era financiar as vendas de veículos que a empresa montava no país. 

Na década de 1960, a GMAC passou a se chamar Financiadora General Motors S/A. Mas as mudanças de nome não pararam por aí e, em 1990, a empresa tornou-se o Banco GM, englobando todas as atividades financeiras do grupo GM no Brasil.

Depois de 24 anos, o controle acionário do banco passou para as mãos da GMAC, fazendo com que os serviços da empresa fossem alinhados numa marca global. Dessa maneira, o nome foi novamente alterado e passou a ser Banco GMAC. 

O que é o Banco GM?

Líder no mercado de financiamentos de veículos Chevrolet 0km, a instituição financeira faz parte de uma marca mundial de serviços financeiros chamada GM Financial. Atualmente, a GM Financial atua de maneira independente em nove países.

No Brasil, o banco é detentor de marcas como Chevrolet Serviços Financeiros, Consórcios Chevrolet e GMAC Corretora de Seguros. 

Principais produtos e serviços do Banco GM

A distribuição de produtos e serviços do Banco GM está dividida entre os clientes, as concessionárias e o mercado financeiro. 

Para os compradores das agências Chevrolet, a instituição financeira oferece produtos como Crédito Direto ao Consumidor (CDC), leasing, e consórcios e seguros para clientes. 

Financiamento (CDC – Crédito Direto ao Consumidor): Nessa modalidade de financiamento, o prazo de pagamento é de até 60 meses; e as taxas, a partir de 0% ao mês. O CDC pode ser usado na compra de veículos novos e usados, e está disponível para pessoas físicas e jurídicas. 

Leasing Financeiro: Esse produto funciona como uma espécie de aluguel de carro que o banco faz. O consumidor terá a posse do veículo pagando um valor mensal à instituição financeira. Entretanto, o carro permanece com o nome em branco – o que significa que não pode ser vendido antes de o contrato acabar. 

O banco só realiza esse procedimento para veículos novos. Além disso, as parcelas são fixas e mensais, e isentas de IOF.

Consórcio: Essa é uma das maneiras mais viáveis de planejar a compra de um carro. Nesse serviço, não ocorre a incidência de taxas de juros e de adesão, os prazos podem chegar a 84 meses, e os valores das parcelas são mais viáveis e de acordo com a situação financeira do cliente. Os planos são destinados tanto para pessoas jurídicas como para físicas. 

Seguros: A instituição financeira oferece os seguintes seguros aos clientes: proteção mecânica Chevrolet, Chevrolet Plus e nota garantida Chevrolet. 

Já para as concessionárias Chevrolet, há meios de fomentar e auxiliar o crescimento das empresas, como Floor Plan (para veículos novos, usados, e peças e acessórios), capital de giro e financiamento de equipamentos.

No mercado financeiro, o Banco GM dispõe de serviços relacionados a letras financeiras, empréstimos bancários, securitização e certificados de depósito bancário. 

Vantagens de ser cliente do Banco GM

Para os consumidores que buscam diversificar os investimentos, o Banco GM pode ser uma alternativa viável. Além disso, com a redução da taxa Selic para 3,75% ao ano, a tendência é que as pessoas passem a alterar seus investimentos e busquem opções mais lucrativas.

 

Outro ponto favorável é a nota da agência internacional de avaliação de crédito Fitch Rating, que atribuiu à instituição financeira a classificação AAA. Isso quer dizer que o banco tem uma qualidade alta, bem estabelecida e com fluxo de caixa consistente. 

Como ser cliente do Banco GM?

Para ser cliente do Banco GM é necessário ir a uma agência ou entrar em contato com uma concessionária. Será solicitada a documentação necessária, e o usuário deverá aguardar a liberação do cadastro.