Au pair: o que é e como funciona

Por Redação IQ 360

au-pair-o-que-e

Opções de intercâmbio profissional vêm ganhando popularidade entre os brasileiros – porque não aprender um idioma e ao mesmo tempo ganhar um salário? O programa de au pair é uma das principais escolhas quando se fala de intercâmbio profissional, já que é o modelo mais econômico e um dos mais longos também. Trabalhando como uma babá nos EUA ou em países da Europa, uma au pair recebe uma remuneração semanal e não precisa pagar por alimentação nem hospedagem.
Se você gosta de crianças e leva jeito para cuidar delas, ser uma au pair pode ser uma grande oportunidade para se aperfeiçoar no inglês enquanto recebe uma remuneração.

Quais são as responsabilidades atribuídas a uma Au Pair

A Au Pair deve prestar atenção nas tarefas que são de sua responsabilidade e não exercer nada que esteja além disso (como limpeza da casa, manutenção de jardim ou trabalhos braçais). 

As principais tarefas são:

  • Preparo das Refeições;
  • Transporte das crianças até a escola e outras atividades diárias;
  • Lavar e dobrar as roupas das crianças;
  • Manter o quarto das crianças arrumado;
  • Ajudar as crianças a prepararem-se para o dia;
  • Brincar com as crianças, desenvolvendo atividades divertidas;
  • Ajudar com a lição de casa;
  • Colocar as crianças para dormir. 

Regulamentação e direitos de quem trabalha como Au Pair

É fundamental ler com atenção todas as regras do programa, pois lá constam os direitos da Au Pair. Esses direitos estão garantidos por lei.

No geral, os deveres e direitos das Au Pairs consistem em: 

  • Carga horário semanal de, no máximo, 45 horas (e não mais que 10 horas por dia);
  • Duas semanas de férias remuneradas dentro do programa;
  • Um dia e meio de folga semanal e um final de semana livre por mês. 

O que é a Família Anfitriã do programa Au Pair?

A família anfitriã é responsável por receber a Au Pair e garantir todos os direitos descritos na Lei. A Au Pair passará todo o programa morando na casa da família anfitriã cuidando das crianças. Em troca, a família deverá prover as refeições e toda a acomodação necessária. 

Como é ser uma Au Pair trabalhando na prática?

A rotina de uma Au Pair conta com diversas atividades e responsabilidades. O trabalho em si é todo voltado para a rotina das crianças, ou seja, a Au Pair deve organizar o dia a dia das crianças, assim como ajudá-las a se arrumarem, levá-las para a escola, para passear ou para outras atividades, além de manter o quarto limpo. 

Importante salientar que, no geral, as famílias anfitriãs disponibilizam um carro para facilitar a dinâmica de trabalho da Au Pair. Isso tudo significa que não se trata de um intercâmbio comum, ou de um programa de férias, ainda que conceda benefícios de descanso e passeio. 

Saiba mais sobre Au Pair, o que é, e como organizar suas contas enquanto estiver morando fora

Para saber mais sobre Au pair e o que é, o iq disponibiliza uma série de conteúdos, além de ajudar com soluções totalmente seguras e digitais, com o objetivo de mostrar para o cliente qual o melhor cartão de crédito para seu caso, como tirar o máximo de vantagens possíveis e como organizar as contas para não perder nenhum prazo de vencimento. 

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o iq e suas soluções para contas!