Aluguel de carros para Uber: como funciona e dicas para sua segurança

Por Redação IQ 360

Aluguel-de-carros-para-Uber

Vista com desconfiança e incredulidade alguns anos atrás, o crescimento dos apps de carona coletiva como Uber e 99 trouxeram diversas opções para os usuários buscarem pela viagem mais acessível.

Melhor ainda: geraram oportunidades de trabalho para outros profissionais. E assim surgiu também o aluguel de carros para Uber.

Basicamente, a alternativa surgiu para motoristas que não possuem um veículo ou não usam o próprio carro para realizar seus trabalhos. O próprio Uber cobre essa opção, para que motoristas, proprietários e passageiros tenham segurança na viagem.

Se você tem interesse, confira tudo a seguir!

Como funciona o aluguel de carros para Uber?

O objetivo do aluguel de carros para Uber é simples. Através de locadoras parceiras do app, é possível alugar um carro diretamente.

Isso serve tanto para o veículo que não se enquadra nos padrões quanto para quem não quer usar seus veículos pessoais.

O aluguel de carros para Uber foi uma iniciativa propagada pelo próprio aplicativo, ainda em 2016.

Seguindo os modelos estabelecidos no mercado francês e americano, a empresa fez uma série de parcerias com locadoras de veículos, que cobram valores mensais, variando de acordo com as categorias de viagem.

Para um motorista fazer o aluguel de carros para Uber é bem simples. Veja o passo a passo:

  1. Fazer o cadastro no Uber para Motoristas;
  2. Ser aprovado no aplicativo com a documentação correta;
  3. Ir para uma das locadoras parceiras do Uber;
  4. Ser aprovado pela locadora;
  5. Escolher o veículo e começar suas viagens.

Parece ser realmente simples, mas cada etapa envolve procedimentos de segurança tanto para motoristas como para locadores e passageiros.

Principais dúvidas e riscos

Como toda iniciativa que saia um pouco do padrão conhecido, existem dúvidas e riscos que todo motorista deve levar em conta.

Afinal, todos buscam a melhor experiência com o Uber, certo?

Felizmente, o Uber antecipou as principais questões que envolvem esse processo, regulamentando tudo em seu site.

Esclareceremos algumas das principais abaixo.

Como funciona o cadastro no Uber para motoristas?

Basta fazer o download do app para motoristas na Apple Store ou no Google Play. Em seguida, apresente os documentos exigidos pelo app e, com a confirmação, você pode direcionar a locadora.

No local, você também precisa apresentar os mesmos documentos mostrados no app Uber para motoristas, bem como o e-mail de confirmação do aplicativo.

Por isso é fundamental que ambas as partes tenham tudo em dia, evitando mal- entendido no futuro.

Quais locadoras fazem parceria com o Uber?

Desde o início do serviço em 2016, a Uber firmou parcerias com três das principais locadoras de carros do Brasil: a Movida, a Localiza Hertz e a Unidas. Cada uma oferece valores distintos de aluguel de carros para Uber, bem como planos e serviços que atendem tipos diferentes de motoristas.

Além das redes citadas, algumas cidades possuem parcerias locais. No site do Uber para motoristas há uma relação completa de parcerias ao Uber, para que tenha informações mais detalhadas.

O que é necessário para a locadora de veículos aprovar a sua locação?

Todos os documentos apresentados para aprovação no próprio Uber devem estar em dia. Isso também inclui o cartão de crédito para a caução, caso contrário não será possível custear o aluguel de carros para Uber.

Quais são as responsabilidades do motorista?

Ao motorista responsável pelo carro alugado, cabe não apenas abastecer por conta própria, como entregar o veículo nas condições nas quais pegou ao iniciar suas viagens.

Para o motorista representa uma grande vantagem: os mais responsáveis podem obter lucros expressivos, descontando apenas a gasolina e o preço de locação do veículo, cabendo à locadora oferecer o carro nas melhores condições.

Garanta a segurança de todos os envolvidos

O aluguel de carros para Uber deve valorizar a proteção de todos. Para tanto, cabe observar todas as vantagens oferecidas pelas próprias locadoras parceiras do aplicativo, seja em nível nacional ou regional. Quanto mais coberturas, mais tranquilas serão as viagens.

A Movida, por exemplo, oferece um programa de fidelidade completo para motoristas terem uma estrutura adequada para trabalhar.

Já a Localiza Hertz oferece planos flexíveis de pagamento, tanto em quilômetros rodados como nos meios de pagar a mensalidade.

Conferir o que cada uma oferece em recursos e veículos torna a vida do motorista mais tranquila, bem como a dos passageiros.

O aluguel de carros para Uber é uma alternativa para profissionais que buscam no aplicativo uma alternativa viável para completar ou manter sua renda básica.

É fundamental que todas as normas de segurança sejam atendidas por todos os responsáveis, principalmente para garantir resguardo aos passageiros. Siga todas as normas estabelecidas pelo aplicativo e consulte a lista oferecida.

O iq tem várias sugestões para que faça o melhor uso do aluguel de carros para Uber!

Confira nosso blog, com artigos que vão tornar sua vida como profissional autônomo mais fluida e econômica.