8 dicas para economizar com seu cachorro

Por Redação IQ 360

economizar-com-cachorro

Ter um cachorro é muito bom. Porém, exige que você tenha responsabilidades e dê ao bichinho a melhor qualidade de vida possível. Por isso, é inevitável gastar dinheiro com comida, brinquedos e veterinário. Mas, saiba que com dicas simples você consegue diminuir gastos, sem abrir mão do bem-estar do seu cachorro. Listamos para você, cinco dicas para economizar com seu cachorro. Confira:

Adote um cachorro

Se você ainda não tem um cachorro, mas quer um, adotar pode ser a melhor forma de levar seu novo amigo para casa. Comprar um cachorro pode ser bem caro, chegando a custar mais de R$ 2.000. Além disso, existem milhares de cachorros para adoção, que estão à espera de um novo lar. Você encontra facilmente diversos eventos de adoção de animais, que geralmente castram previamente os cães. Ou seja, você adota um cachorro já castrado e não terá que arcar com o custo da cirurgia.

Invista em uma ração de qualidade para seu cachorro

O primeiro passo para manter o seu cachorro saudável é comprar uma ração de qualidade. Não adianta investir em uma marca mais barata, cujo produto não terá todos os nutrientes que o seu pet precisa. A verdade é que um alimento de qualidade ruim pode até matar seu bichinho. Com uma alimentação balanceada, ele terá menos chances de ter problemas de saúde. Remédios e cirurgias para cachorros, ainda mais se ele for de grande porte, pode ser um rombo enorme no seu orçamento. E como as boas rações costumam ser mais caras, a dica é comprar pacotes de 10 quilos ou mais, por exemplo. Assim, além de durar mais e ser mais barato do que comprar pequenos pacotes, você pode parcelar no cartão e diluir o valor em vários meses. Lembre-se também de comprar um pote grande em que poderá armazená-la e vedá-la para que não perca o cheiro de ração nova. Usar papel-filme nessa vedação ajuda bastante. Para saber se uma ração é realmente boa opte pelas naturais, livres de corantes.

Compare preços de acessórios para seu cachorro

Pesquise valores de remédios, acessórios e rações. Você pode fazer essa pesquisa online nos sites de pet shops ou nas lojas físicas. Lembre-se de pechinchar e procurar promoções relâmpago.

Aprenda a dar banho no seu cachorro

É importante manter o seu cachorro sempre limpo. Mas, dar banho em um pet shop não é muito barato, principalmente se o seu cão for de porte grande. Para economizar você mesmo pode dar os banhos do seu cachorro em casa. Procure o shampoo certo para a pelagem e idade do seu animal e tenha um secador de cabelos. É importante não deixar o cachorro molhado para que ele não pegue infecções ou alergias.

Leve seu cachorro regularmente no veterinário

Esse também é um gasto que costuma compensar no final das contas. Claro que não é necessário levar o seu animal todos os meses ao veterinário, mas fazer exames anuais é importante para identificar pequenos problemas de saúde. Como prevenir é sempre melhor do que remediar, manter o seu cachorro vacinado e com os remédios contra pulgas e vermes em dia também evita outras doenças mais sérias e que podem gerar complicações futuras.

Invista em um Seguro Pet para seu cachorro

Um Seguro Pet é muito vantajoso. Pois, se acontecer algum imprevisto com seu cachorro, você estará coberto e não vai precisar desembolsar um dinheiro que está fora do planejamento. Confira o Health for Pet da Porto Seguro, um seguro saúde que têm ótimas coberturas para animais de todas as idades. Lembre-se, leve seu cachorro regularmente no veterinário para prevenir problemas graves.

Passeios diários

Para ter um cachorro, especialmente quem mora em apartamento, é preciso ter em mente que o passeio diário é obrigatório. Reserve um tempo do seu dia para passear com o seu cão, nem que seja para dar uma volta no quarteirão. Se puder levá-lo até a praça ou parque mais próximo e dedicar um tempo maior, é sempre preferível. Ao dedicar mais tempo ao seu pet, a sensação de bem-estar é mútua, tanto para ele quanto para você. Isso também evita outras doenças. Dessa forma, você pode economizar com os cuidadores de animais e com a sua academia, fazendo exercícios de caminhada e corrida com o seu cachorro.

Não compre supérfluos

Para quem tem bichos há muitas décadas, essa dica pode parecer desnecessária. Mas com o crescimento exponencial de produtos para pets nos últimos anos, os donos passaram a comprar alimentos e brinquedos totalmente supérfluos para os seus animais, como chocolates e biscoitos industrializados, roupas da moda e outros artigos. Os veterinários lembram que vale a pena investir em uma ração de qualidade do que nesses produtos que não fazem a menor diferença na vida do animal. Se você quer mesmo cuidar dele com carinho, é melhor investir na alimentação e na saúde.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)