2ª via conta CDHU: como emitir e pagar a fatura

Por Redação IQ 360

Se você precisa gerar uma 2ª via conta CDHU, temos uma boa notícia: o processo pode ser feito pela internet, sem complicações. O objetivo é facilitar a vida de quem participa dos programas habitacionais vinculados à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, nome completo da CDHU.

Então, pronto para aprender como garantir que o documento seja gerado e pago? A seguir, explicamos o passo a passo, dicas de quando solicitar a segunda via, as taxas envolvidas e ainda outros serviços disponíveis no portal da empresa para os mutuários.

Quer deixar suas contas em dia e parar de pagar juros por atraso?

Confira nosso guia com DICAS EXCLUSIVAS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

2ª via conta CDHU: como emitir passo a passo

Para começar, vamos logo descobrir como a 2ª via da sua conta CDHU pode ser emitida sem custos adicionais em diferentes plataformas.

Pelo site

Acesse este link e clique na opção “Iniciar Serviço”. Para seguir, o sistema indica que são necessárias três informações básicas:

 

  • Número da conta (disponível na parte superior dos boletos)
  • CPF do mutuário
  • Data de nascimento do mutuário

 

Depois de clicar em “Iniciar Serviço”, uma nova tela vai abrir. Nela, vão constar os campos “N° da conta”, “E-mail”, “Telefone” e “Preencha o captcha” (basta inserir os números e letras que aparecem ao lado do campo).  Quando tudo estiver preenchido, selecione o botão “Acessar” e pronto: você vai ter a 2ª via conta CDHU.

Pelo aplicativo

Para quem gosta de resolver tudo pelo celular, outra opção é baixar o app da CDHU para Android ou iOS. Depois de fazer o download e abrir o aplicativo, uma tela com informações de segurança vai surgir. Ela informa alguns detalhes que mostram como verificar se o boleto originado não é uma fraude.

Para seguir, basta clicar “Fechar” e aguardar o surgimento dos campos que devem ser preenchidos em uma nova tela: “Número da Conta”, “CPF” e “Data de nascimento”. Em seguida, clique em “Avançar”. 

Tudo pronto? Você vai visualizar um menu que permite gerar a 2ª via da prestação atual, ver as parcelas atrasadas ou ainda regularizar o seu débito. 

Ao clicar na primeira opção, o boleto vai ser gerado e todas as informações necessárias vão aparecer na tela. O documento pode ser visualizado na tela ou enviado por e-mail. 

Presencialmente

Se ainda assim você preferir o deslocamento, pode se dirigir até um dos postos de atendimento da CDHU ou ligar para ter mais informações. O telefone é: 0800 000 2348. 

Quando é preciso gerar uma 2ª via da CDHU?

Existem vários motivos para gerar uma 2ª via. O mais comum é a perda do documento ou o seu extravio ainda antes da entrega.

Outro motivo possível é o atraso no pagamento da prestação. Se esse é o seu caso, fique de olho: o boleto original ainda é aceito na Caixa Econômica Federal e nas casas lotéricas até 30 dias depois do vencimento. 

Passado esse prazo, é hora de recorrer à emissão de uma 2ª via. O passo a passo você já conhece. 

Custos da 2ª via conta CDHU

Emitir a 2ª vida conta CDHU é um procedimento gratuito. No entanto, o mutuário precisa considerar que a falta de pagamento das prestações, um dos motivos para que um novo boleto seja gerado, pode ocasionar quebra de contrato

Em seu site, na aba de perguntas frequentes, a empresa alerta que “notificará o mutuário e tomará medidas legais para a cobrança do débito” e que, caso a dívida persista por três prestações ou mais, pode entrar na Justiça para solicitar a retomada do imóvel. 

Mas não se apavore com a informação. Caso você não consiga liquidar todo o débito em aberto de uma vez, é possível solicitar a renegociação das prestações em aberto. Na dúvida, vale consultar a central telefônica pelo já citado 0800 000 2348.

Quer deixar suas contas em dia e parar de pagar juros por atraso?

Confira nosso guia com DICAS EXCLUSIVAS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Onde pagar sua conta CDHU?

Como vimos, as prestações atrasadas em até um mês podem ser quitadas na Caixa e nas lotéricas. Caso ela ainda esteja em dia, outras agências bancárias também podem ser escolhidas. 

Para quem gerou o boleto digital, utilizar o aplicativo do seu banco pode ser uma alternativa mais prática.

Outros serviços ao mutuário CDHU

Se você é mutuário CDHU, também pode aproveitar o portal para realizar outros serviços, como:

 

  • Regularização da sua dívida

 

    • Parcelamento das prestações em atraso

 

  • Verificação da situação financeira do contrato

 

 

  • Transferência de titularidade

 

 

  • Escritura do imóvel

 

  • Permuta do imóvel

Agora, você já imaginou ter ainda mais praticidade e segurança para pagar as suas contas? O aplicativo do iq é a solução ideal para manter as finanças sempre organizadas e evitar dores de cabeça. 

Além de organizar todos os seus pagamentos, você conta com a opção de que os boletos sejam pagos no cartão de crédito. Quer levar essa facilidade para o seu dia a dia? Instale o aplicativo do iq (Android e iOS) e comece agora mesmo!