Serasa eCred: o que é e como funciona?

Por Redação IQ 360

Buscar um empréstimo pode ser uma boa opção para dar conta de uma emergência financeira. No entanto, existem muitas opções no mercado e pode ser difícil conhecer todas elas e até mesmo de decidir a mais adequada para cada perfil de consumidor.

Pensando nisso, o Serasa eCred surge para agilizar o processo e possibilitar maior segurança na hora de escolher uma opção de crédito. Se você está pensando em contratar um empréstimo, encontrará no Serasa eCred uma maneira mais rápida de conhecer as opções.

Entenda o que é e como funciona o Serasa eCred antes de tomar uma decisão.

O que é o Serasa eCred?

Conhecido como um marketplace de empréstimos, o Serasa eCred é uma organização mantida pela Serasa e regulamentada pelo governo, portanto, seus serviços são legais e lícitos no que diz respeito à lei. 

O Serasa eCred se estabelece como uma opção na hora de buscar crédito, sendo online e 100% gratuito.

A proposta é garantir as melhores ofertas aos clientes, reunindo as opções de crédito e empréstimo das empresas parceiras e oferecendo aos consumidores os detalhes para escolha.

No entanto, vale destacar que o Serasa eCred não é uma instituição financeira, mas um correspondente bancário. Trata-se de uma empresa contratada por instituições financeiras com autorização do Banco Central do Brasil a fim de oferecer serviços de atendimento aos clientes dessas instituições.

Como funciona o Serasa eCred?

O Serasa eCred funciona como um marketplace de crédito, ou seja, é um espaço virtual que reúne todas as opções de empréstimo e as apresenta aos consumidores para que ele conheça as opções que tem na hora de contratar. 

O objetivo do marketplace é justamente evidenciar os empréstimos mais baratos, com juros e prazos representados para que o cliente escolha o que mais se adequar a sua condição.

O Serasa eCred apresenta, portanto, as opções de empréstimo de todas as financeiras e fintechs associadas e até mesmo do setor bancário. 

Por ser online e gratuito, o sistema tem a proposta de desburocratizar a dificuldade na hora de conseguir um empréstimo e garantir que os consumidores tenham conhecimento das melhores opções antes de tomar uma decisão, otimizando o tempo e contribuindo tanto com as empresas parceiras quanto com os usuários do sistema.

Tipos de crédito

No Serasa eCred é possível encontrar opções de crédito como empréstimo pessoal e cartão de crédito. Cada categoria conta com suas vantagens e desvantagens.

Entre todas as opções de empréstimo, estão:

Custos

O Serasa eCred é uma plataforma 100% gratuita para consumidores, ou seja, não é necessário realizar nenhum pagamento para ter acesso às propostas de crédito das instituições parceiras.

Além disso, a plataforma não cobra nenhuma taxa a mais em relação ao seu empréstimo. 

Os custos ficam por conta das próprias instituições que oferecem o crédito e, segundo a própria plataforma do Serasa eCred, as taxas e o prazo de pagamento podem variar de acordo com cada instituição. 

Os prazos giram em torno de 3 e 60 meses, enquanto as taxas variam de 26,76% e 605,85% a.a.

Nesse caso é importante consultar cada detalhe apresentado pela plataforma em relação ao tipo de empréstimo escolhido, afinal as condições também podem variar de acordo com cada perfil de consumidor.

O Serasa eCred é confiável?

Confirmar a confiabilidade de uma organização é imprescindível e é necessário estar em alerta a cada característica, tempo de atuação e serviços oferecidos.

No caso do Serasa eCred o nível de confiança da organização está relacionado à sua atuação como correspondente bancário sob autorização do Banco Central do Brasil.

Além disso, a organização é mantida pela Serasa, uma instituição considerada consolidada e que existe há mais de 45 anos no mercado.

O ponto mais relevante é que o Serasa eCred é regulamentado pelo governo, com serviços legalizados, o que agrega mais segurança ao sistema.

Vale considerar também que o Serasa eCred tem parceria com várias instituições e, entre elas, estão alguns nomes que constituem peso na hora de considerar sua confiabilidade.

Entre essas instituições parceiras, encontram-se Itaú, Banco Pan, Santander, Credicard, Marisa, BV Financeira e Rebel.

Como simular crédito no Serasa eCred?

O Serasa eCred disponibiliza um simulador de crédito simples e rápido. Nele você consegue ter uma ideia de crédito antes mesmo de se cadastrar no site.

Então, com a ajuda do cursor do mouse, mova a linha do simulador até encontrar o valor total de empréstimo que deseja simular. 

Depois, faça o mesmo com o prazo total para pagamento e automaticamente as parcelas serão mostradas. Veja o exemplo abaixo:

 

Caso queira encontrar as ofertas de acordo com a simulação realizada, clique em “Buscar ofertas” e se cadastre caso ainda não tenha cadastro. É possível fazer login com o Facebook ou uma conta Google também. 

Após ativar sua conta e fazer o login, será preciso criar um “perfil de crédito”, clicando em “Começar agora” e respondendo às perguntas solicitadas.

Essas perguntas são importantes para que a plataforma conheça mais sobre você.

Depois disso, escolha a opção de empréstimo e preencha, conforme a simulação feita, com o valor total do empréstimo que você gostaria de solicitar, bem como com relação ao prazo.

Logo após isso, vão aparecer as instituições que oferecem os tipos de empréstimo que correspondem aos critérios da sua simulação.

Entendeu como funciona o Serasa eCred? E que tal conhecer mais sobre a iq e receber as melhores dicas de conteúdo em relação a finanças pessoais? Confira!