Omni Financeira: conheça os tipos de empréstimos e as taxas de juros

Por Maria Teresa Lazarini

Omni

Presente no mercado financeiro nacional há 23 anos, a Omni é uma instituição financeira que oferece serviços de crédito. Um dos grandes diferenciais da empresa é o financiamento de veículos usados. Mas a Omni também disponibiliza crediário de lojas, financiamento de veículos novos, crédito pessoal e com garantia.

Pela Omni, não é possível contratar crédito ou financiamento 100% pela internet. É necessário contatar um agente e falar com ele pelo telefone, o que dificulta o acesso aos serviços. Além disso, há uma análise de crédito que determina quem será aceito no empréstimo, que não exclui, necessariamente, os negativados.

Confira abaixo mais informações sobre os produtos da financeira Omni.

Omni Financeira: tipos de empréstimo e taxas de juros

Financiamento de veículos

A Omni faz financiamento de diversos tipos de veículos e possui expertise em veículos usados – principalmente os acima de 8 anos. Para financiamento de carros, caminhões e utilitários, a financeira aceita veículos a partir de 1970. Já para motos, é necessário que elas sejam a partir de 2000. Também é possível fazer financiamento de veículos novos.

A taxa de juros varia conforme a análise de crédito, mas é em média 3,9% ao mês. Comparada com outras opções de financiamento no mercado, a Omni tem juros mais altos, uma vez que a média de juros para financiamento de veículos no Banco Central do Brasil é de 1,9% ao mês.

Crediário

Exclusivo para compra de eletrodomésticos, móveis ou materiais para construção, o crediário da Omni está em mais de 4.500 lojas pelo Brasil. O financiamento das compras pode ser no cheque ou no carnê, em até 24 parcelas.

Crédito Pessoal

O empréstimo pessoal da Omni tem prazo de pagamento em até 18 meses e a primeira parcela deve ser paga em 60 dias. Não é necessário informar o motivo do crédito. Em janeiro de 2019, a taxa de juros do empréstimo pessoal da Omni estava em 6,22% por mês.

Quando comparada a outras instituições e bancos, segundo dados do Banco Central, as taxas de juros da Omni ficam entre os polos. Enquanto o Banco Safra cobra 1,38% de juro ao mês e a Crefisa, 21,09% ao mês, a Omni oferece 6,22%.

Crédito com Garantia (ou Refinanciamento)

Solução de crédito mais vantajosa da Omni, o veículo do cliente fica em garantia e até 70% do valor do bem é liberado. A grande vantagem do refinanciamento da Omni é a inclusão de clientes que não possuem conta bancária, uma vez que o depósito pode ocorrer na conta de terceiros. Durante o empréstimo, o veículo continua no nome do solicitante. A mudança de registro só ocorre se não houver o pagamento das parcelas.

Para o refinanciamento, a Omni cobra juros de 3,5% a 5,5% por mês, a depender do prazo e do ano do veículo. Quando comparado às concorrentes, como a Creditas, que cobra de juros de 2,87% ao mês, o crédito com garantia da Omni não é a melhor opção para o consumidor.

Como contratar empréstimo com a Omni?

O empréstimo com a Omni funciona de maneira tanto online como por telefone. Para solicitar crédito com a financeira, o cliente deve acessar o site da empresa, escolher a opção que se adeque ao seu perfil e em seguida clicar em “encontre um agente”.

Em seguida, é necessário selecionar no mapa o produto desejado, o estado e a cidade em que deseja contratar o serviço. Escolhendo um agente, que funciona como um correspondente entre o cliente e a empresa, basta enviar uma mensagem ou ligar para o número indicado. Caso você não queira fazer esse processo online, também é possível entrar em contato com a Omni pelos telefones 4004 3500 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 701 3500 (demais regiões).

Documentação necessária

Como em todo serviço financeiro, é necessário apresentar alguns documentos para encaminhar uma solicitação de crédito. Já que o processo de pedido pode ser feito pela internet e pelo telefone, é possível encaminhar toda a documentação por e-mail. Veja a seguir os principais documentos requisitados:

  • CPF
  • Comprovante de residência com menos de 90 dias
  • Comprovante de renda

Para serviços que envolvam veículo, como o empréstimo com garantia ou financiamento, é necessário apresentar também a CNH, o documento do veículo ou o documento de comprovação de quitação do veículo.

A Omni Financeira é confiável?

Fundada em 1994, a Omni é uma instituição com ampla atuação no mercado brasileiro de crédito. Em 2015, a empresa já havia contabilizado 800 mil clientes e mais de 100 agentes pelo País. Por conta do longo histórico de crédito no Brasil, a Omni pode ser considerada uma empresa confiável e segura.

A instituição financeira também consegue oferecer um bom atendimento aos clientes. No Reclame Aqui, a Omni respondeu 99% das reclamações e resolveu 89,1% dos problemas em um semestre. Para o período, a empresa apenas recebeu 349 reclamações, o que pode ser considerado um número baixo devido o tamanho dela. Na nota geral do Reclame Aqui, a Omni ficou com 7,9 em uma escala até 10.

Vale a pena pedir empréstimo na Omni?

Antes de solicitar um empréstimo, vale a pena analisar os produtos disponíveis e as taxas de juros, além das vantagens e desvantagens. A Omni apresenta um catálogo diversificado de empréstimos, como financiamento de veículos usados e crediário de lojas. Com requisitos mais amplos, a Omni pode conceder crédito para autônomos e para clientes que não possuem conta bancária.

Entretanto, a financeira não oferece os melhores juros do mercado. Comparando com as concorrentes em cada produto de crédito, é possível encontrar opções mais vantajosas para o seu bolso. Se você deseja contratar o melhor empréstimo para o seu perfil, faça a simulação com a ferramenta gratuita do IQ.