Empréstimo pessoal Caixa: entenda como funciona

Por Emily Moura

emprestimo-pessoal-caixa

A Caixa Econômica Federal oferece diversos serviços financeiros como cartões, financiamentos e contas em geral. Entre os serviços financeiros oferecidos, o empréstimo pessoal é uma modalidade de na qual o cliente não precisa justificar o motivo de adquirir o crédito, diferentemente do financiamento ou do consórcio.

Por ser um empréstimo muito comum entre os brasileiros, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para você analisar se o empréstimo da Caixa é o melhor para o seu perfil.

Quem pode adquirir o empréstimo pessoal da Caixa Econômica Federal?

É necessário ser maior de 18 anos e correntista da Caixa para solicitar o empréstimo. O cliente passará por uma análise de crédito para saber se tem ou não condições de pagar o empréstimo solicitado.

Como o banco já têm acesso às movimentações bancárias do cliente, quem é autônomo também têm chances de aprovação, pois a comprovação de renda é muito mais fácil. A Caixa não especifica se esse empréstimo é direcionado para negativados, mas existem instituições financeiras que são reconhecidas por ter um bom índice de aprovação para quem está com o nome sujo como a Bxblue, a Moneyman e a Simplic.

SAIBA+IQ: Você pode se beneficiar do Minha Casa, Minha Vida para a classe média

Tipos de empréstimo pessoal da Caixa Econômica Federal

A Caixa disponibiliza quatro opções de empréstimo, que variam a forma como os juros são cobrados. As quatro modalidades permitem que o cliente pague o empréstimo de uma só vez ou em prestações mensais. Confira os tipos e analise qual é o melhor para você:

  • Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado:

Nessa categoria, como o próprio nome sugere, os juros são pré-fixados e o prazo de pagamento é de 1 mês a 48 meses.

  • Crédito Pessoal Mensal Pós-Fixado:

Os juros são pós-fixados e o prazo de pagamento é de 4 meses a 36 meses

  • Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado:

Essa modalidade é para quem recebe o salário ou benefício em conta da Caixa. O prazo de pagamento é de 1 mês a 48 meses e os juros são pré-fixados.

  • Crédito Salário Caixa mensal Pós-Fixado:

Empréstimo para clientes que recebem salário ou benefício em conta da Caixa. O prazo de pagamento é de 4 meses a 36 meses, com juros pós-fixados.

Qual é o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo Caixa?

Os juros são apenas uma parte de todo o valor de um empréstimo. Por isso, é muito importante verificar todas as tarifas do seu crédito, antes de fazer a solicitação. No caso da Caixa, o valor do empréstimo pré-fixado, que já é definido na contratação, está 4,63% ao mês, ou seja, 72,11% ao ano, segundo o Banco Central do Brasil. Já o empréstimo pós-fixado é definido pelo valor dos juros somado a uma taxa referencial (TR) por mês.

Como solicitar um empréstimo com a Caixa?

Além de ser um empréstimo exclusivo para quem já é cliente Caixa, só é possível solicitar presencialmente. O que não é muito prático, considerando que existem várias opções que são solicitadas e finalizadas online.

Basta se dirigir até uma agência Caixa portado documentos como RG, CPF, Comprovante de residência e comprovantes de renda. Você passará por uma análise cadastral, em que seus documentos serão analisados para aprovação e definição de valor de empréstimo. Se aprovado, o dinheiro cai na hora em sua conta corrente.

Central de atendimento Caixa Econômica Federal

A Caixa disponibiliza vários canais de atendimento. Caso precise tirar dúvidas ou entrar em contato com o banco, você pode se dirigir até a agência mais próxima ou ligar nos telefones de suporte:

Telefones de suporte:

SAC Caixa: 0800 726 0101 – atendimento 24 horas

Ouvidoria Caixa: 0800 725 7474 – atendimento de segunda a sexta das 9h às 18h

Renegociação de dívidas: 0800 726 8068

SAIBA+IQ: Desistir da casa própria vai custar metade do seu investimento

Empréstimo pessoal da Caixa vale a pena?

A Caixa Econômica Federal é uma instituição confiável. Fundada ha mais de 158 anos pelo imperador Dom Pedro II, a Caixa conta com uma longa história de tradição e pioneirismo. Apesar de ser uma instituição séria e confiável, a Caixa Econômica Federal está classificada como não recomendada pelo site Reclame Aqui. Com nota 2,2, o banco não respondeu nenhuma das reclamações e resolveu apenas 34,9% dos problemas relatados no site. Lembrando que as reclamações são referentes a todos os serviços prestados pela Caixa e não somente ao empréstimo pessoal.

O empréstimo pessoal da Caixa não tem muita flexibilidade. Além das poucas opções, o fato de se restringir apenas a clientes do banco não deixa o crédito acessível para muitas pessoas. E falta praticidade: com tantas opções de empréstimo online, não faz sentido ter de se deslocar até uma agência.

A taxa pré-fixada do banco tem um custo acessível, mas é possível encontrar propostas melhores em instituições financeiras como a Geru, que tem juros a partir de 2% ao mês, E, diferentemente da Caixa, possibilita fazer simulações de empréstimo. Por isso, pesquise e simule em muitas instituições antes de fechar negócio.

Se você está precisando de um empréstimo e ainda não sabe como começar, nós podemos ajudar! Além de artigos sobre várias instituições financeiras, o IQ conta com um comparador de empréstimo, que indica o melhor crédito para o seu perfil.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)