Empréstimo para autônomos: como funciona e como conseguir

Por Emily Moura

autonomous

Trabalhador autônomo é todo aquele que exerce sua atividade profissional por conta própria, sem nenhum vínculo empregatício. Alguns exemplos são motoristas de Uber, corretores de imóveis, revendedores e prestadores de serviços independentes como psicólogos e personal trainers. Porém, esses profissionais podem enfrentar problemas para comprovar sua renda e isso dificulta a aquisição de um empréstimo.

Mas, você sabia que não é preciso ter vínculo empregatício para conseguir um empréstimo? Sim, autônomos conseguem pedir um empréstimo sem carteira assinada e um contracheque mensal.

O número de profissionais autônomos cresceu no Brasil nos últimos anos e ultrapassou o número de empregados formais, segundo o IBGE. Por causa disso, cada vez mais bancos e financeiras ampliam suas opções de crédito para atender esses trabalhadores.

Como um trabalhador autônomo pode comprovar renda ?

Na prática, ainda se pede comprovante de renda no momento da solicitação do empréstimo na maioria das instituições fincaneiras. Mas o trabalhador autônomo também consegue solicitar crédito por meio do extrato bancário dos últimos meses, que serve para comprovar a movimentação financeira e a renda média. Em alguns casos, o solicitante pode fazer a conexão de contas, que automaticamente já comprova a renda e, assim, a instituição financeira pode avaliar se o cliente pode arcar com o valor do empréstimo.

Veja a seguir os documentos que trabalhadores autônomos podem usar para comprovar a renda:

Extrato bancário: o extrato bancário é considerado comprovante de renda pela grande maioria dos bancos e instituições financeiras.  Mostrar a movimentação da conta corrente permite avaliar se o contratante tem poder de pagamento. Geralmente, só são consideradas contas abertas com mais de seis meses.

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF): comprova que o contratante possui condições financeiras para pagar o empréstimo.

Decore:  a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) atesta a renda de sócios e a lucratividade das atividades autônomas e deve ser emitida por um contador.

Quais são os empréstimos mais vantajosos para autônomos?

Para autônomos, os melhores empréstimos são aqueles que exigem garantia ou formas alternativas de comprovação de renda. Plataformas online costumam ser menos burocráticas – você pode fazer uma simulação gratuita na ferramenta do IQ Empréstimos. Outra opção a ser considerara é solicitar um empréstimo pelo banco que você faz suas movimentações financeiras.

Confira alguns exemplos de empréstimos vantajosos para quem trabalha por conta própria:

  • Empréstimo com garantia: o empréstimo com garantia de bens é uma opção muito boa para autônomos que precisam de uma quantidade maior de dinheiro emprestado. Na Creditas, por exemplo, o cliente deixa seu imóvel ou automóvel como garantia de pagamento do valor emprestado. Além de juros menores, esse empréstimo é uma opção para quem não tem muitas alternativas para comprovar que têm condições de arcar com o empréstimo, pois em caso de não pagamento, a instituição financeira liquida o bem dado como garantia para não ficar no prejuízo.
  • Empréstimo com conexão de contas: a conexão de contas é uma forma rápida, prática e segura de comprovar a renda. Basicamente, o cliente libera a visualização de sua conta bancária para a instituição financeira conferir se o solicitante tem condições de arcar com o empréstimo. Vale lembrar que nessa conexão, a conta do cliente fica disponível apenas para visualização e não existe possibilidade de movimentação por parte de terceiros. Três empresas tem bastante conhecimento nesse tipo de empréstimos – Ferratum, Rebel e Moneyman. Se ainda ficou alguma dúvida, este texto do IQ pode ajudar a esclarecer.

Lembre-se sempre de conferir todas as parcelas e o Custo Efetivo Total (CET) do seu empréstimo. Assim, você evita qualquer tipo de surpresa desagradável e terá certeza de ter escolhido a melhor opção para sua situação.

Mas sempre tome cuidado com golpes! Antes de solicitar e contratar um empréstimo, verifique se aquela empresa de crédito é confiável. Para saber como prevenir golpes, confira nosso artigo sobre o assunto.

Se você ainda está em dúvida sobre qual o melhor empréstimo para você, confira nosso comparador! De acordo com seu perfil, o IQ indica a melhor instituição financeira e mostra suas chances de aprovação de crédito.

 

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)