Empréstimo para negativados: saiba como escolher um confiável

Por Emily Moura

emprestimo-confiavel

Pagar dívidas é um dos principais motivos para um brasileiro solicitar um empréstimo. Segundo o Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 62 milhões de pessoas viraram o ano de 2018 para 2019 com o nome sujo na praça. Por conta desse alto índice, infelizmente é muito comum encontrar vários golpes e fraudes direcionados para pessoas negativadas. Neste texto, vamos ajudar você a procurar um empréstimo confiável para quitar suas dívidas e sair do vermelho.

Empréstimo para negativado é confiável?

Existem muitas instituições financeiras sérias e confiáveis, mas é muito comum encontrar vários golpistas que querem se aproveitar dos milhões de pessoas negativadas. Com algumas verificações simples, é possível identificar um golpe. Confira algumas dicas:

  • Sempre verifique se sua conexão com a internet é segura. Basta olhar se existe, na barra de endereço da página, um cadeado. Esse é um indicador de que o site é verificado e seguro;
  • Olhar no rodapé da página a autenticação de correspondente bancário;
  • Se receber um e-mail oferecendo empréstimo, confira sempre se o destinatário não é duvidoso;
  • Verificar o nome da página. Nomes com muitos pontos e símbolos podem ser duvidosos;
  • Se pedirem depósito antecipado ou falarem algo sobre taxas para liberar o seu score, desconfie imediatamente. Nesse caso, certamente você está sendo vítima de um golpe.
  • Consultar a situação da empresa no Reclame Aqui. O site é referência em reclamações de empresas. É preciso conferir o posicionamento da empresa e sua reputação, principalmente no atendimento às reclamações dos consumidores.

Essas dicas são válidas para qualquer pessoa que queira solicitar um empréstimo. Temos um ótimo artigo sobre como se prevenir de fraudes, confira.

Como escolher um empréstimo bom e confiável?

Com tantas opções falsas de empréstimo, é muito difícil escolher uma com preço justo e que seja confiável. Por se tratar de uma pessoa negativada, muitas opções têm juros abusivos e que podem deixar a situação do cliente ainda pior.

O primeiro ponto a ser analisado é se realmente você precisa de um empréstimo. Pegar crédito emprestado só vale a pena se os juros forem menores do que sua dívida atual. Para ter certeza, sempre confira o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo. Esse custo contabiliza todo o valor do crédito, incluindo juros e outros encargos como IOF, por exemplo.

Confira também se o número e o valor das parcelas cabem no seu bolso. Atrasar as parcelas de um empréstimo pode acarretar em uma dívida maior e muita dor de cabeça.

Para sempre ter certeza se um empréstimo é confiável, você pode contar com o IQ. Pelo nosso comparador de crédito é possível encontrar o melhor empréstimo para o seu perfil. Garantimos que todos os parceiros da nossa plataforma trabalham com seriedade e segurança, desde a solicitação de documentos, que é feita com alta tecnologia, até a liberação do dinheiro – e ninguém vai pedir nenhum adiantamento para você.

Quais os melhores tipos de empréstimo para negativados?

Para começar, é bom saber qual é a diferença de um empréstimo para quem se encontra negativado. As empresas costumam consultar seu score de crédito para saber se você é um bom pagador. Ele mostra como você se comporta em relação aos seus pagamentos e como anda sua movimentação bancária.

Para se proteger de calotes, as instituições financeiras são muito cautelosas com seus clientes. Por esse motivo, é difícil conseguir empréstimos e financiamentos quando se está negativado. Você acaba ficando conhecido como mau pagador e não tem garantia nenhuma para provar o contrário.

Para que pessoas negativadas tenham a possibilidade de contratar um empréstimo, as instituições precisam compensar a incerteza do pagamento. Algumas empresas tem um CET mais alto, cobrando diretamente pelo risco. Outras apostam na garantia de bens como forma de liberar crédito para negativados.

Confira as categorias e as empresas que concedem empréstimo para quem se encontra com o nome sujo:

Empréstimo consignado: O empréstimo consignado é a categoria de crédito com uma das melhores taxas de juros do mercado. Ele costuma ser mais barato, pois o pagamento das parcelas do empréstimo é descontado diretamente da folha de pagamento do contratante, evitando assim a inadimplência. Infelizmente, não é todo mundo que têm acesso a esse tipo de empréstimo: apenas funcionários públicos, pensionistas do INSS e aposentados do INSS tem direito ao crédito. Se você se encaixa nessa categoria, a nossa parceira BxBlue pode ser o correspondente bancário ideal para a sua situação.

Refinanciamento de veículo ou imóvel: Usar bens como garantia de empréstimo deixam a taxa de juros dos seus créditos muito mais barata. Nessa modalidade, a instituição financeira tem a segurança de ter como garantia de pagamento do empréstimo o imóvel ou o automóvel do solicitante. Por isso, as taxas de juros desses empréstimos são baixas. Além disso, é muito vantajoso para quem precisa de valores maiores – é possível pegar até 90% do valor do bem. A Creditas, que é nossa parceira, é referência nessa modalidade de empréstimo no Brasil, tem ótimas taxas e é uma empresa segura e confiável.

Crédito pessoal para negativado: Algumas instituições financeiras são reconhecidas por ter uma boa taxa de aprovação para quem se encontra negativado. Geralmente, essa opção tem juros mais caros, pois as empresas precisam compensar o risco. A Simplic é uma das instituições financeiras que aprova negativados de forma rápida e segura.

Todas as opções que listamos são de empresas sérias e confiáveis. Além disso, são opções que você pode solicitar diretamente da sua casa, online e sem burocracia. Você passará por uma análise de crédito para saber se a empresa concederá o empréstimo para você.