Como usar bem o seu cartão de crédito

Por Redação IQ 360

Usando o cartão de crédito a seu favor

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

O cartão de crédito pode ser um grande aliado para as nossas economias. Se é verdade que ele é o responsável por uma grande parte de inadimplências em famílias brasileiras, também é verdade que ele pode ser uma forma útil de ganhar alguns dias para pagamentos efetivos.
De fato, o cartão de crédito pode ser tanto o vilão quanto o herói das nossas finanças pessoais. Tudo vai depender da forma como ele é utilizado. Se não houver controle nos gastos e não pagando a fatura inteira do cartão, ele pode se tornar um peso e atrapalhar sua vida financeira.
No entanto, quando temos tudo bem planejado, todos os gastos calculados e a fatura inteira sendo paga, o cartão de crédito pode ser um grande amigo na hora de equilibrar o nosso fluxo de caixa.
Pensando em como ele pode ajudar seu planejamento financeiro, separamos duas dicas que mostram como o cartão pode ser útil:

Adiar pagamentos com o cartão de crédito

Uma das grandes vantagens do cartão de crédito é que podemos adiar os pagamentos de 10 a 40 dias. Ou seja, ao usarmos o cartão no dia 1,  só vamos pagar esse valor no dia de pagamento da fatura do cartão de crédito.
A data para pagamento do cartão de crédito é escolhida por cada um, e por isso o cálculo fica mais fácil, pois a escolha costuma ser feita com base no dia do recebimento do salário. Assim podemos ter certeza que o dinheiro para pagar o total do valor da fatura está disponível naquela data.
E é por essa razão que o cartão pode ser muito útil na hora de regular o fluxo de caixa. O importante é que haja disciplina, e que os seus gastos sejam bem calculados.
Claro que um ou outro imprevisto podem aparecer, e podemos acabar gastamos mais. Nestes casos, o cartão de crédito é sempre bem-vindo, mas sabendo que o mês seguinte dará margem para pagar a fatura inteira.

Empréstimo sem juros

Podemos dizer que o cartão de crédito torna-se um empréstimo onde não se paga juros quando fatura é paga por inteiro. Ou seja, paga-se somente quando vem a fatura, na data em que escolhemos, mas já é possível usar o dinheiro antes.
Em casos de imprevistos, não é preciso ter o valor todo no dia da compra. A única coisa que é preciso pensar é se o dinheiro estará na conta no dia do pagamento da fatura.
É recomendável que a data escolhida para o pagamento da fatura do cartão seja o dia posterior ao recebimento do salário. Nesse caso não é preciso pedir um empréstimo a curto prazo, ou usar o cheque especial. O cartão de crédito resolve a situação, e no mês seguinte a dívida será paga.
Outra vantagem é poder usar o dinheiro disponível na conta corrente para investir, e usar o dinheiro do cartão de crédito. Como não pagamos juros se pagarmos a fatura integralmente, podemos ter o dinheiro rendendo pelo menos durante um mês, e lucramos com as taxas de juros dos investimentos. Apesar de não ser uma fortuna, é dinheiro.

Postergar o pagamento de compras por mais algumas semanas

Outro aspecto a se levar em conta é o dia de fechamento da fatura e o dia de vencimento da fatura.
É importante saber: no dia seguinte ao do fechamento da fatura, todas as compras feitas com o cartão vão chegar na fatura do mês seguinte. Assim se ganha mais alguns dias para o pagamento, além dos 30 dias, podendo chegar aos 40 dias. Essa folga poderá ser útil em certos casos, e quando usada com inteligência, poderá render alguns reais.
Já a data de vencimento é a data que a fatura deve ser paga para evitar que sejam cobrados juros.

Maior controle das suas finanças

O fato de adiar as faturas permite que você concentre os gastos num único dia por mês. Quando isso acontece, conseguimos ter um controle muito maior das nossas contas. É um gasto único, permitindo um controle efetivo.
Uma boa ideia é aproveitar esse tempo que o cartão dá para fazer investimentos seguros. Por menor que seja o investimento, sempre renderá alguma coisa, e esses valores vão acumulando.
Como podemos ver, o cartão de crédito não é só o vilão das nossas finanças pessoais. Ele pode ser uma forma de ganharmos dinheiro e lucrarmos com o seu uso. Tudo passa por saber planejar bem os nossos gastos e procurar os melhores investimentos. Fora os benefícios como acúmulo de milhas, programas de fidelidade e descontos que o cartão pode proporcionar!
Dúvidas na hora de escolher um cartão de crédito?
Com o simulador de Cartões de Crédito, você encontra o melhor cartão para o seu perfil! Seja para acumular milhas, descontos na fatura (cashback), descontos em compras ou outros benefícios, a ferramenta inteligente indica qual é o ideal para as suas necessidades e desejos. Confira aqui!

Você sabia que o Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na América Latina? Confira a pesquisa que o iq fez para mostrar como o cartão de crédito é importante no cotidiano do brasileiro.