Segunda via do Cartão Cidadão: como solicitar

Por Redação IQ 360

Apesar de não ser nenhuma novidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como tirar a segunda via do Cartão Cidadão.

O documento foi criado pelo Governo Federal para unificar as diversas contas funcionais do trabalhador brasileiro em um só cartão de acesso. A sua emissão, assim como o repasse dos benefícios, é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Quer saber como solicitar a segunda via, além de mais informações sobre o Cartão Cidadão? Então, continue lendo e confira todas as dicas que preparamos neste artigo!

Segunda via do Cartão Cidadão: como pedir?

O Cartão Cidadão é indicado para trabalhadores que têm algum benefício a receber, mas que não possuem nenhuma conta na Caixa. Para quem já é correntista, o banco oferece a opção de receber os benefícios diretamente em sua conta.

Com ele, é possível fazer saques de benefícios trabalhistas e sociais, como PIS (Programa de Integração Social), FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), seguro-desemprego, Bolsa Família, entre outros. 

Por estar vinculado a uma instituição financeira, ele funciona como qualquer outro documento bancário: é pessoal, intransferível, magnético e tarjado.

Hoje em dia, todos nós carregamos uma infinidade de documentos na carteira. Entre bancos, crediários de loja, programas de fidelidade e seguros, são diversos os cartões que precisamos guardar.

Por isso, não se sinta mal se você acabar perdendo o seu Cartão Cidadão e precisar solicitar uma nova cópia. Abaixo, explicaremos em detalhes como funciona o processo para pedir a segunda via do seu documento.

Segunda via pela internet

Até o momento, não é possível pedir a emissão do Cartão Cidadão pela internet. A Caixa Econômica Federal informa em seu site que a solicitação está restrita à central telefônica e aos atendimentos presenciais nas agências da instituição.

Ainda assim, a internet pode ser utilizada para outros serviços. O usuário pode consultar saldos e extratos de benefícios como o FGTS e acompanhar cotas e rendimentos do PIS.

Tanto o site quanto o aplicativo da Caixa (disponível para Android e iOS) podem ser utilizados para consultas do Cartão Cidadão.

Segunda via pelo telefone

Se você precisa da segunda via do seu Cartão Cidadão, o telefone é um dos caminhos possíveis. Para a solicitação, é preciso ligar para a Central de Atendimento Caixa ao Cidadão, que recebe ligações pelo 0800 726 0207 – o número é exclusivo para esse tipo de atendimento.

O caminho é o mesmo para emitir a primeira ou a segunda via do seu cartão. Durante a ligação, o atendente vai solicitar a confirmação de dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, filiação e número dos seus documentos de identificação.

Caso você esteja solicitando a segunda via do Cartão Cidadão, o seu número de PIS/PASEP deve ser suficiente.

O atendimento telefônico funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Fora desse horário, a Caixa disponibiliza uma consulta eletrônica de saldo e extrato que funciona 24 horas por dia, todos os dias.

Segunda via nas agências Caixa

Quem preferir também pode se dirigir a uma agência da Caixa para pedir a segunda via do seu Cartão Cidadão. A instituição conta com mais de 4.200 agências e postos de atendimento espalhados por todo o território nacional.

Além disso, existem 13 mil casas lotéricas nas quais é possível consultar o seu saldo assim que você tiver o seu cartão em mãos.

Antes de visitar uma unidade da Caixa, certifique-se de levar um documento pessoal de identificação, seu CPF e também o número do PIS/PASEP.

Caso você não saiba qual número é esse, não se preocupe: é só levar sua Carteira de Trabalho até a agência bancária – se o número não constar no documento, o atendente será capaz de localizá-lo para você.

Quando pedir a segunda via do Cartão Cidadão?

Conforme lembramos antes, hoje em dia, são muitos os cartões e documentos que precisamos armazenar o tempo todo. Por isso, a eventual perda de um cartão pode acontecer a qualquer um, mesmo àqueles que tomam bastante cuidado.

Pode ser ainda que o uso frequente do seu documento acabe por entortar a estrutura de plástico ou comprometer a fita magnética ou o chip utilizado para identificação nos leitores eletrônicos.

Outras situações que podem levar o usuário a pedir uma segunda via do Cartão Cidadão são furtos e roubos. Infelizmente, esse tipo de ocorrência acaba sendo comum nas nossas cidades, e é fundamental saber como lidar caso aconteça com você.

No entanto, independentemente do motivo, o mais importante é manter a calma e se lembrar do processo descrito acima para solicitar uma nova via do documento.

Quanto custa a segunda via do Cartão Cidadão?

Caso você precise emitir sua segunda via, pode ficar tranquilo: a Caixa presta esse serviço gratuitamente para a população tanto pelo telefone quanto em suas agências.

Como visto, solicitar a segunda via do Cartão Cidadão é bem simples. E por falar em simplicidade, que tal facilitar ainda mais a gestão das suas finanças

Você já conhece o aplicativo iq? Com a plataforma, é possível ter todas as suas contas organizadas em um só lugar. Acesse nosso site, baixe o app e veja como podemos descomplicar a sua vida financeira.